Jump to content

Recommended Posts

Posted

Esta-me a escapar algo.. Como estou a assumir isso? Por calcular a primeira pedra a partir das 3 posições seguintes e não considerar a própria primeira pedra? Eu já tinha lido o input com índices de 1 a N e depois calculava o próprio i=0 que significa a tal posição 0, que é antes da primeira pedra.. Mas o resultado foi o mesmo..

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

• Replies 137
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Posted
best = pedras[N-1];

Não podes fazer isto porque N pode ser maior que K. Podes evitar estas inicializações e começar o ciclo em N-1 se admitires que em N o melhor é zero.

if(dir[i] > best) best = dir[i];
if(esq[i] > best) best = esq[i];

Idem, pelo mesmo motivo. Deves ver os dir[] e esq[] de 0..K-1.

Se já tinhas tentado calcular a partir de 0, deves ter feito algum bug noutro sitio como a inicialização do best.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Posted

best = pedras[N-1];

Não podes fazer isto porque N pode ser maior que K. Podes evitar estas inicializações e começar o ciclo em N-1 se admitires que em N o melhor é zero.

if(dir[i] > best) best = dir[i];
if(esq[i] > best) best = esq[i];

Idem, pelo mesmo motivo. Deves ver os dir[] e esq[] de 0..K-1.

Se já tinhas tentado calcular a partir de 0, deves ter feito algum bug noutro sitio como a inicialização do best.

Eu já tinha alterado essas inicializações todas, já as tinha retirado e feito o ciclo a começar em N-1 . Quando testei a própria posição 0, falta mesmo esse caso de testar o best, faltava mesmo apenas testar de 0 a K-1... Agora já deu os 60 pts, obrigado pela ajuda 😉

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted (edited)

Estou aqui com um problema no exercício B das ONI de 2012:

Enunciado: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2012/final/probB.html

Meu Código: http://pastebin.com/ebRzU3DV

Dadas as coordenadas inteiras 2D de uma sequência de arranha-céus retangulares, estando a sequência ordenada pela distância crescente em relação ao ponto de onde tiras a foto, a tua tarefa é calcular duas coisas. Primeiro, o número de arranha-céus que são visíveis, ou seja, que aparecem na foto (ainda que apenas parcialmente). Segundo o máximo número de arranha-céus que estão uns atrás dos outros, ou seja, o maior número de edifícios que estão numa mesma posição do quadriculado.

As coordenadas são dadas na forma: X_inicial, X_final, Altura.

Tive Wrong Answer (19 pontos) no exercício, estou aqui a matutar e não consegui descobrir porquê. No entanto, fiquei na ideia que o erro do problema tinha haver com quando os edifícios tinham x_inicial[ j ] = x_final.

Para ter a certeza quanto a isso, alguém me consegue dizer qual seria a resposta para o input:

5

3 5 6

4 4 20

4 6 7

11 12 8

11 13 9

Edited by JoaoSantos95
Posted

Para ter a certeza quanto a isso, alguém me consegue dizer qual seria a resposta para o input:

5

3 5 6

4 4 20

4 6 7

11 12 8

11 13 9

5 3

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Posted

3

1 5 4

6 10 5

3 8 3

A resposta é 2 2

Posted

É já amanhã a final. Descansem bem para amanhã darem o vosso melhor. Boa sorte!

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."

Posted

Bom trabalho para todos os finalistas. Espero que desfrutem da final. 🙂

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Posted (edited)

A final realizou-se ontem, dia 3 de Maio, no DCC/FCUP:

- Classificação da Final

- Problema A: Alice no País dos Primos

- Problema B: Constelação Retangular

- Problema C: Apagando Letras

- Álbum de Fotos

Parabéns a todos os finalistas por lá terem chegado, mas de um modo especial felicito o Afonso Santos, pelo 1º lugar, e o 4 primeiros (Afonso Santos, Pedro Silva, David Gomes e Victor Meriqui) por se terem apurado para representar Portugal nas IOI'2013, em Brisbane (Austrália).

4portugueses-small.jpg Edited by Pedro Ribeiro
Posted

Eu gostava de ver uma solução do B com somas acumuladas visto que eu bem tentei mas não consegui.

Parabéns aos outros finalistas e ao professor pelos problemas!

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

Posted

É mais produtivo se explicares o que fizeste exactamente e a parte que não conseguiste fazer.

Posted

Parabéns a todos, em especial aos 4 primeiros 😉 .

E parabéns também a todos que tornaram possível mais uma realização das ONI 👍 .

Posted

Tens razão, aqui vai:

Eu tinha uma array horizontal[N_LINHAS][N_COLUNAS].

Se a linha 4 fosse do tipo:

. . . . E . E . . E

A array horizontal[4][] ficava assim:

{0, 0, 0, 0, 1, 1, 2, 2, 2, 3}.

Ou seja, somas acumuladas.

Depois, para um certo retângulo a fórmula do impacto seria:

for (i = 0; i < h; i++) // h = altura do quadrado
{
 hor[y + i][x] - hor[y][x - 1] + hor[y][x + largura] - hor[y][x + largura - 1];
}

Depois fazia todos os Xs, todos os Ys, todas as larguras e todas as alturas. Há, ainda, o problema de haver uma estrela no canto do retangulo, que teria de corrigir "à mão". Posso ter tido algum erro lá no DCC mas isso não me estava a dar valores certos, vou tentar resolver outra vez mais tarde, só queria era um mooshaq.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

Posted

Eu pensei em muitas coisas diferentes para resolver o problema, inclusive as somas acomuladas, mas acabei por não conseguir implementar uma solução que respondesse certo.

Depois fazia todos os Xs, todos os Ys, todas as larguras e todas as alturas. Há, ainda, o problema de haver uma estrela no canto do retangulo, que teria de corrigir "à mão". Posso ter tido algum erro lá no DCC mas isso não me estava a dar valores certos, vou tentar resolver outra vez mais tarde, só queria era um mooshaq.

O ano passado os servidores não abriram para a final 2012, não sei se este ano será diferente, mas também gostava que sim.

Posted (edited)

Tens razão, aqui vai:

Eu tinha uma array horizontal[N_LINHAS][N_COLUNAS].

Se a linha 4 fosse do tipo:

. . . . E . E . . E

A array horizontal[4][] ficava assim:

{0, 0, 0, 0, 1, 1, 2, 2, 2, 3}.

Ou seja, somas acumuladas.

Depois, para um certo retângulo a fórmula do impacto seria:

for (i = 0; i < h; i++) // h = altura do quadrado
{
hor[y + i][x] - hor[y][x - 1] + hor[y][x + largura] - hor[y][x + largura - 1];
}

Na formula tens 3 valores em y, deviam ser 2 em y e 2 em y+i

Usa variaveis temporarias para os cantos - o código fica mais facil de ler. Assumindo que o canto inferior é (x,y) e o superior (x+largura-1, y+i-1), devia ser

hor[y+i][x + largura - 1] - hor[y+i][x-1] + hor[y][x + largura - 1] - hor[y][x-1];

Muito mais legivel se escreveres

x2 = x + largura - 1

y2 = y + i

impacto = hor[y2][x2] - hor[y2][x-1] + hor[y][x2] - hor[y][x-1];

Faltam é os valores da vertical

Edit: Eu usei as somas acumuladas dessa forma. No entanto, também poderias usar da forma comum. o valor do perimetro é o valor das estrelas nesse quadrado menos o valor da soma do quadrado interior

Edited by mogers

Posted (edited)

Mas a minha ideia é só guardar horizontais e fazer um loop por todas as "linhas" horizontais do retângulo e assim não precisava de guardar valores verticais.

No entanto, também poderias usar da forma comum. o valor do perimetro é o valor das estrelas nesse quadrado menos o valor da soma do quadrado interior

Esse era o meu objetivo, era um somas acumuladas "geral" como no Max Sum (que é com a área em vez do perímetro), mas não me lembrei dessa ideia, é fixe.

Edited by thoga31
Adição das tags QUOTE com a referência apropriada

Posted

Mesmo assim continuam a faltar os +i da linha actual que estás a processar. No entanto, acaba por ser desnecessario dentro do ciclo porque só estás a adicionar 2 pontos (mat[y+i][x] e mat[y+i][x+largura-1]).