duduml Posted March 6, 2013 at 12:24 AM Report #498067 Posted March 6, 2013 at 12:24 AM (edited) Boa noite comunidade! Este tópico serve para me esclarecer alguns pormenores relativos à criação de páginas WEB (JSP) com o netbeans. É o seguinte, eu pretendo desenvolver um web site em java, mas não quero perder tempo a desenvolver o layout do site...porque para mim, é mesmo isso, perder tempo -.- Não querendo dizer que menospreze a parte de front-end, pelo contrário, mas podendo fazê-lo arrastando uma série de objetos, é preferivel que perder tempo em faze-lo 'à unha'! Bem, já andei a vasculhar pelo forum, a pesquisar e ler antigos tópicos relacionados com isto, mas não encontrei nada que ajudasse muito e/ou esclarecesse o suficiente e, também eram tópicos algo velhos os que vi (2006-2007) tendo por isso a certeza que estão 'fora de validade'. A minha questão resume-se a isto: Alguém sabe como(?) com que framework(?) posso desenvolver uma aplicação web no netbeans usando uma interface gráfica? é possível?(não queria mudar de para outro IDE pois estou muito contente com o netbeans...) Já vi algumas como o google web toolkit, o java faces, struts...mas não sei por qual optar. Também já li sobre o Java Studio Creator, mas não sei até que ponto me pode limitar a fazer um projeto j2ee bem feito... Agradeço desde já a quem despender algum do seu precioso tempo para me ajudar com seus conhecimentos. (desculpem o post comprido...) EDITPessoal, fiz este edit porque já verifiquei que o Java Studio Creator está obsoleto há alguns anos 😞 FONTE: http://www.guj.com.br/java/266967-java-studio-creator Sendo assim, resta-me mesmo só usar o Netbeans (prefiro), mas gostava mesmo de usar algo que fosse basicamente arrastar e alinhar objetos... Cumprimentos, -- Edited March 6, 2013 at 10:02 PM by duduml "use windows, você merece!"
duduml Posted March 6, 2013 at 10:00 PM Author Report #498224 Posted March 6, 2013 at 10:00 PM Pessoal, em jeito de fazer um offtopic para possíveis programadores que vejam este tópico, vou aqui deixar a minha solução e o porquê. Bem, optei por mudar de IDE, assim, para fazer uma aplicação orientada para a web vou deixar de usar o Netbeans e passar a usar o Eclipse... Isto porque a única framework que vi capaz de fazer o que eu queria (fazer uma poderosa e bonita interface web à base de drag-and-drop) é a Google Web Toolkit, GWT. Esta é desenvolvida e mantida pela Google e, o plugin em questão, que trata de poder fazer as coisas no próprio layout, só é desenvolvido para o Eclipse, pelo menos até à data! Assim, instalei os plugins necessários seguindo este link: https://developers.google.com/eclipse/docs/install-eclipse-4.2 "use windows, você merece!"
Recommended Posts