Orgon Posted March 4, 2013 at 07:08 PM Report #497888 Posted March 4, 2013 at 07:08 PM Hoje enquanto pesquisava sobre a Linguagem Pascal, encontrei um site com uma notícia muito interessante. Vou citar uma parte da notícia: O código do Photoshop 1.0.1 consiste em 179 arquivos diferentes, somando 128 mil linhas de código de programação. Esse montante se divide em 75% de código escrito na linguagem Pascal, 15% em assembler e, os 10% restantes, são dados e arquivos diversos. Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/02/adobe-libera-o-codigo-fonte-do-photoshop-original-de-1990.html Eu ainda não pude dar uma vista de olhos no código mas assim que poder espero faze-lo. Quem quiser o código aqui fica o link: http://www.computerhistory.org/atchm/photoshop-license-agreement/ PS: Se alguem o experimentar deixe um comentário com o que achou.
thoga31 Posted March 4, 2013 at 07:12 PM Report #497889 Posted March 4, 2013 at 07:12 PM (edited) Um erro nesse artigo: é Assembly e não Assembler 😄 De facto na década de 80 a Apple tinha boa parte dos seus produtos programados numa mistura de Pascal e Assembly, isto porque se pode programar em Assembly directamente no código-fonte de Pascal. E, como se pode ver, não era só a Apple quem usava o Pascal como sua linguagem de eleição há uns anos atrás. A fraqueza do Pascal não é mais do que uma sombra da fraqueza de muitas pessoas em admitirem que o Pascal (e derivados) tinha, tem e terá potencial. Edited March 4, 2013 at 07:12 PM by thoga31 Knowledge is free!
Orgon Posted March 4, 2013 at 08:12 PM Author Report #497895 Posted March 4, 2013 at 08:12 PM (edited) O erro não é meu, eu apenas copiei o que estava no site. Tenho pena agora não liguarem tanto ao Pascal como ligavam antes 😞 Edited March 4, 2013 at 08:13 PM by Orgon
thoga31 Posted March 4, 2013 at 08:27 PM Report #497897 Posted March 4, 2013 at 08:27 PM O erro não é meu, eu apenas copiei o que estava no site. Um erro nesse artigo: é Assembly e não Assembler 😄 Tenho pena agora não liguarem tanto ao Pascal como ligavam antes 😞 Para ajudar à festa, temos professores que ensinam os seus alunos que o Pascal é limitado, e depois lêe-se as babuseiras que andam a inundar essa Internet fora, incluindo, e não tenho problemas em o dizer, aqui no P@P. Sim, que o P@P não está "livre" de membros cujas ideias acerca do Pascal estão presas ao ano de 1971. Knowledge is free!
Orgon Posted March 4, 2013 at 09:06 PM Author Report #497903 Posted March 4, 2013 at 09:06 PM (edited) thoga31, em 04 de Março de 2013 - 19:12, disse: Um erro nesse artigo: é Assembly e não Assembler 😄 Ok desulpa, erro meu. O que para mim é uma pena. 😞 Eu vejo no Pascal uma linguagem muito potente, muito fácil de usar, A MELHOR LP DO MUNDO!!!! 😄 Edited March 4, 2013 at 09:08 PM by Orgon
nunopicado Posted March 4, 2013 at 09:22 PM Report #497906 Posted March 4, 2013 at 09:22 PM Tendo em conta que em Pascal é possível fazer tudo o que é possível fazer em programação, qualquer outro argumento se torna uma peça cómica de um qualquer teatro de marionetes, que vão falando o que leram num guião triste e de fraca qualidade. O Photoshop é apenas um exemplo. Todos nós a dada altura trabalhamos com software que nem imaginamos ser feito em Pascal, mas que o é. Grandes empresas escolhem a linguagem de programação que se adequa ao projecto, não se auto-limitam a uma qualquer linguagem por causa de boatos mal fundados. O Photoshop é um bom exemplo, mas há outros! Tanta gente já usou o Skype (aquele que a MS agora comprou)... Pascal (Delphi) na sua versão Windows. As ferramentas para Windows do MySQL também (incluindo o HeidiSQL). Muitos outros, incluindo os próprios compiladores de Delphi / FreePascal / Turbo Pascal, que são sempre criados com a versão anterior de si mesmos. E não é preciso ser grande programador para saber que um compilador é das coisas mais complicadas que existe de fazer. Enfim, hoje soube de um rapaz que começou um curso de programação logo com C++. Obviamente, ia desistindo, e só se aguentou porque gostava muito da área e quis aguentar. Depois do C++ lá acharam boa ideia explicar-lhe... VisualBasic. 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Orgon Posted March 4, 2013 at 09:29 PM Author Report #497912 Posted March 4, 2013 at 09:29 PM (edited) E não é só o caso do Photshop ou skype, o macOS tambem foi escrito em Pascal, o turkojan tambem e não é por isso que deixam de ser bastante usados se não dos mais usados, pelos menos o turkojan é dos mais usados do mundo. Estou num curso de informática, e quando soube que ia dar Pascal e objectpascal (unicas linguagens do curso) passei-me, graças a alguns membros deste forum e outros, que me meteram na cabeça que C era a melhor LP do mundo, e agora que conheço e uso pascal a minha ideia trocou (Pascal é a melhor e C é a pior) e não tenho vergonha de dizer que programo em Pascal, eu até me sinto orgulhoso disso. Edited March 4, 2013 at 09:38 PM by Orgon
pwseo Posted March 4, 2013 at 09:36 PM Report #497916 Posted March 4, 2013 at 09:36 PM Feito em Free Pascal: Pixel Studio Pro. É pena que o autor essencialmente tenha parado tudo e o site não funcione... Cheguei a usar a demo em Linux, era bem porreiro!
thoga31 Posted March 4, 2013 at 09:39 PM Report #497917 Posted March 4, 2013 at 09:39 PM Nem vale a pena dizer mais nada, @nunopicado. É um Like e pronto 😄 Contudo... Enfim, hoje soube de um rapaz que começou um curso de programação logo com C++. Obviamente, ia desistindo, e só se aguentou porque gostava muito da área e quis aguentar. Depois do C++ lá acharam boa ideia explicar-lhe... VisualBasic. What? Esse curso está mesmo muito bem estruturado. A primeira LP é uma linguagem com uma sintaxe intragável, e agora é uma LP que só ensina maus hábitos de programação... 'tá bonito. Knowledge is free!
Orgon Posted March 4, 2013 at 09:41 PM Author Report #497918 Posted March 4, 2013 at 09:41 PM (edited) pwseo o site está aqui http://www.kanzelsberger.com/pixel/ e funciona, o projeto parece é estar parado desde 2009. Pelo que estive a ler no site o projecto foi vendido. Edited March 4, 2013 at 09:44 PM by Orgon
pwseo Posted March 4, 2013 at 09:43 PM Report #497919 Posted March 4, 2013 at 09:43 PM Orgon, Tenta clicar em qualquer secção do site. Eu fui acompanhando o projecto com algum interesse, sei mais ou menos o que digo 🙂
Orgon Posted March 4, 2013 at 09:47 PM Author Report #497921 Posted March 4, 2013 at 09:47 PM Tens razão, não tinha carregado em nenhum link.
nunopicado Posted March 4, 2013 at 09:49 PM Report #497922 Posted March 4, 2013 at 09:49 PM What? Esse curso está mesmo muito bem estruturado. A primeira LP é uma linguagem com uma sintaxe intragável, e agora é uma LP que só ensina maus hábitos de programação... 'tá bonito. Excelente não? Mais uma vez, com o Delphi tinham o poder do C++ com a facilidade do VB... Orgon: Também não podemos dizer que o C é a pior. É uma das melhores LP, mas longe de ser a mais intuitiva. Como qualquer uma (Pascal/Delphi incluídas), tem vantagens e desvantagens. Pena é que certas pessoas só vêm as vantagens de umas, e as desvantagens de outras! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted March 4, 2013 at 09:53 PM Report #497923 Posted March 4, 2013 at 09:53 PM Pena é que certas pessoas só vêm as vantagens de umas, e as desvantagens de outras! Ora aqui está uma grande verdade, sim senhor! Knowledge is free!
Orgon Posted March 4, 2013 at 10:18 PM Author Report #497926 Posted March 4, 2013 at 10:18 PM Pena é que certas pessoas só vêm as vantagens de umas, e as desvantagens de outras! E é mesmo. Eu apenas "não gosto" de C por causa da sintaxe, assim como de muitas outras.
nunopicado Posted March 4, 2013 at 10:19 PM Report #497927 Posted March 4, 2013 at 10:19 PM (edited) Se não gostas de C pela sintaxe, tenta dar uma olhada em C++... It's hell! Edited March 4, 2013 at 10:22 PM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted March 4, 2013 at 10:22 PM Report #497928 Posted March 4, 2013 at 10:22 PM (edited) A ideia da sintaxe do C até que é algo boa, mas a sua implementação não chegou bem lá. E para piorar há a panóplia de métodos que existem para fazer, na sua essência, uma mesma coisa. C é muito boa para muitas coisas, mas peca em certos aspectos, tal como qualquer LP. A única LP perfeita é o próprio código binário, ponto final. 😉 E não queria voltar a ter mais um tópico neste quadro acerca de Pascal vs C... por isso vejam lá se mantêm a conversa dentro do circuito. Edited March 4, 2013 at 10:23 PM by thoga31 Knowledge is free!
Orgon Posted March 4, 2013 at 10:25 PM Author Report #497929 Posted March 4, 2013 at 10:25 PM Eu sei, eu gostava de um dia dar uns toques em C e C++, mas isso vai ter de ser num futuro muitolongínquo. Pois é melhor voltarmos ao ao tópico inicial. Já alguem conseguiu compilar o Photoshop?
thoga31 Posted March 4, 2013 at 10:25 PM Report #497930 Posted March 4, 2013 at 10:25 PM Eu sei, eu gostava de um dia dar uns toques em C e C++, mas isso vai ter de ser num futuro muitolongínquo. Porquê muito longíquo? Quando tiveres 80 anos, não? 😛 Experimenta também linguagens funcionais, entretanto. São muito porreiras. Knowledge is free!
nunopicado Posted March 4, 2013 at 10:30 PM Report #497931 Posted March 4, 2013 at 10:30 PM Já alguem conseguiu compilar o Photoshop? Nem tentei. Desconheço qual o compilador usado na altura (talvez GNU Pascal) mas para passar para um compilador diferente, teria de haver ajustes, e não ando com paciencia por aí além. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts