Jump to content

Recommended Posts

Posted

Hoje enquanto pesquisava sobre a Linguagem Pascal, encontrei um site com uma notícia muito interessante.

Vou citar uma parte da notícia:

O código do Photoshop 1.0.1 consiste em 179 arquivos diferentes, somando 128 mil linhas de código de programação. Esse montante se divide em 75% de código escrito na linguagem Pascal, 15% em assembler e, os 10% restantes, são dados e arquivos diversos.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/02/adobe-libera-o-codigo-fonte-do-photoshop-original-de-1990.html

Eu ainda não pude dar uma vista de olhos no código mas assim que poder espero faze-lo.

Quem quiser o código aqui fica o link: http://www.computerhistory.org/atchm/photoshop-license-agreement/

PS: Se alguem o experimentar deixe um comentário com o que achou.

Posted (edited)

Um erro nesse artigo: é Assembly e não Assembler 😄

De facto na década de 80 a Apple tinha boa parte dos seus produtos programados numa mistura de Pascal e Assembly, isto porque se pode programar em Assembly directamente no código-fonte de Pascal.

E, como se pode ver, não era só a Apple quem usava o Pascal como sua linguagem de eleição há uns anos atrás. A fraqueza do Pascal não é mais do que uma sombra da fraqueza de muitas pessoas em admitirem que o Pascal (e derivados) tinha, tem e terá potencial.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted (edited)

O erro não é meu, eu apenas copiei o que estava no site.

Tenho pena agora não liguarem tanto ao Pascal como ligavam antes 😞

Edited by Orgon
Posted

O erro não é meu, eu apenas copiei o que estava no site.

Tenho pena agora não liguarem tanto ao Pascal como ligavam antes 😞

Para ajudar à festa, temos professores que ensinam os seus alunos que o Pascal é limitado, e depois lêe-se as babuseiras que andam a inundar essa Internet fora, incluindo, e não tenho problemas em o dizer, aqui no P@P. Sim, que o P@P não está "livre" de membros cujas ideias acerca do Pascal estão presas ao ano de 1971.

Knowledge is free!

Posted (edited)

snapback.pngthoga31, em 04 de Março de 2013 - 19:12, disse:

Ok desulpa, erro meu.

O que para mim é uma pena. 😞

Eu vejo no Pascal uma linguagem muito potente, muito fácil de usar, A MELHOR LP DO MUNDO!!!! 😄

Edited by Orgon
Posted

Tendo em conta que em Pascal é possível fazer tudo o que é possível fazer em programação, qualquer outro argumento se torna uma peça cómica de um qualquer teatro de marionetes, que vão falando o que leram num guião triste e de fraca qualidade.

O Photoshop é apenas um exemplo. Todos nós a dada altura trabalhamos com software que nem imaginamos ser feito em Pascal, mas que o é. Grandes empresas escolhem a linguagem de programação que se adequa ao projecto, não se auto-limitam a uma qualquer linguagem por causa de boatos mal fundados.

O Photoshop é um bom exemplo, mas há outros!

Tanta gente já usou o Skype (aquele que a MS agora comprou)... Pascal (Delphi) na sua versão Windows.

As ferramentas para Windows do MySQL também (incluindo o HeidiSQL).

Muitos outros, incluindo os próprios compiladores de Delphi / FreePascal / Turbo Pascal, que são sempre criados com a versão anterior de si mesmos.

E não é preciso ser grande programador para saber que um compilador é das coisas mais complicadas que existe de fazer.

Enfim, hoje soube de um rapaz que começou um curso de programação logo com C++.

Obviamente, ia desistindo, e só se aguentou porque gostava muito da área e quis aguentar.

Depois do C++ lá acharam boa ideia explicar-lhe... VisualBasic.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

E não é só o caso do Photshop ou skype, o macOS tambem foi escrito em Pascal, o turkojan tambem e não é por isso que deixam de ser bastante usados se não dos mais usados, pelos menos o turkojan é dos mais usados do mundo.

Estou num curso de informática, e quando soube que ia dar Pascal e objectpascal (unicas linguagens do curso) passei-me, graças a alguns membros deste forum e outros, que me meteram na cabeça que C era a melhor LP do mundo, e agora que conheço e uso pascal a minha ideia trocou (Pascal é a melhor e C é a pior) e não tenho vergonha de dizer que programo em Pascal, eu até me sinto orgulhoso disso.

Edited by Orgon
Posted

Nem vale a pena dizer mais nada, @nunopicado. É um Like e pronto 😄

Contudo...

Enfim, hoje soube de um rapaz que começou um curso de programação logo com C++.

Obviamente, ia desistindo, e só se aguentou porque gostava muito da área e quis aguentar.

Depois do C++ lá acharam boa ideia explicar-lhe... VisualBasic.

What? Esse curso está mesmo muito bem estruturado. A primeira LP é uma linguagem com uma sintaxe intragável, e agora é uma LP que só ensina maus hábitos de programação... 'tá bonito.

Knowledge is free!

Posted

What? Esse curso está mesmo muito bem estruturado. A primeira LP é uma linguagem com uma sintaxe intragável, e agora é uma LP que só ensina maus hábitos de programação... 'tá bonito.

Excelente não?

Mais uma vez, com o Delphi tinham o poder do C++ com a facilidade do VB...

Orgon:

Também não podemos dizer que o C é a pior. É uma das melhores LP, mas longe de ser a mais intuitiva.

Como qualquer uma (Pascal/Delphi incluídas), tem vantagens e desvantagens.

Pena é que certas pessoas só vêm as vantagens de umas, e as desvantagens de outras!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted
Pena é que certas pessoas só vêm as vantagens de umas, e as desvantagens de outras!

E é mesmo.

Eu apenas "não gosto" de C por causa da sintaxe, assim como de muitas outras.

Posted (edited)

Se não gostas de C pela sintaxe, tenta dar uma olhada em C++...

It's hell!

Edited by nunopicado

Posted (edited)

A ideia da sintaxe do C até que é algo boa, mas a sua implementação não chegou bem lá. E para piorar há a panóplia de métodos que existem para fazer, na sua essência, uma mesma coisa.

C é muito boa para muitas coisas, mas peca em certos aspectos, tal como qualquer LP.

A única LP perfeita é o próprio código binário, ponto final. 😉

E não queria voltar a ter mais um tópico neste quadro acerca de Pascal vs C... por isso vejam lá se mantêm a conversa dentro do circuito.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Eu sei, eu gostava de um dia dar uns toques em C e C++, mas isso vai ter de ser num futuro muitolongínquo.

Pois é melhor voltarmos ao ao tópico inicial.

Já alguem conseguiu compilar o Photoshop?

Posted

Eu sei, eu gostava de um dia dar uns toques em C e C++, mas isso vai ter de ser num futuro muitolongínquo.

Porquê muito longíquo? Quando tiveres 80 anos, não? 😛

Experimenta também linguagens funcionais, entretanto. São muito porreiras.

Knowledge is free!

Posted

Já alguem conseguiu compilar o Photoshop?

Nem tentei.

Desconheço qual o compilador usado na altura (talvez GNU Pascal) mas para passar para um compilador diferente, teria de haver ajustes, e não ando com paciencia por aí além.