Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

triplexim32

condensadores

Mensagens Recomendadas

triplexim32

Quais as principais funções dos condensadores e porque são colocados nos circuitos?

Eu sei que os condensadores servem para armazenar energia, mas não percebi bem o porque, isto porque a pilha tambem armazena energia, portanto não estou a perceber o sentido de os termos num circuito.

Alguem me podia dizer para que servem, de preferencia com um exemplo lógico escrito de como os aplicariam.

Obrigado : )


<

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Uma pilha é um dispositivo que tem armazenada energia potencial química. Ou seja, dois reagentes, que pelo facto de estarem separados, podem libertar energia se forem misturados (simplificação gigantesca). No nosso caso, como queremos alimentar o circuito, interessa-nos captar essa energia sob forma de crrente electrica ou potencial electrico.

Não é realista usar um condensador como fonte de alimentaçao. E para alem de não ser realista, tambem nao pode ser visto como uma fonte de alimentação convencional pelo menos. O motivo é que um condensador tem uma curva de descarga que começa a descarregar assim que este é ligado a um circuito, enquanto que uma fonte é considerada ter um potencial aos seus terminais. O que está por dentro é uma caixa negra, e do ponto de vista da análise de um circuito electrico não nos interessa.

A forma como os reagentes de uma bateria reagem (passo o pleonasmo) não interessa, em boa verdade, em condições ideiais, o circuito electrico está isolado das reacções químicas. Podes substituir uma bateria por outro dispostivo qualquer que mantenha os seus terminais ao mesmo potencial que s da bateria que o circuito fica igual.

Quando analisas um circuito com uma bateria, não consideras que eesta possa ser carregada pelo circuito. Consideras que tem uma resistencia infinita e uma capacidade nula. Em corrente contínua, um condensador tambem tem resistencia infinita, mas tem uma capacidade que pode permitir por exemplo que alguma corrente passe por uma resistencia durante algum tempo.

Se começaste a ficar confuso com referencias a expressões como algum tempo, é natural. Em corrente contínua um condensador é um circuito aberto, mais nada. A sua resistencia só é diferente de zero para sinais que variem no tempo. Dito isto, podemos logo concluir uma aplicação básica para um condensador: um filtro de corrente contínua. Coloca um condensador em série com uma fonte de sinal e a componente contínua do sinal é simplesmente removida. Isto é muito útil por exemplo em colunas de som, poucos segundos de corrente contínua a passar pelas bobines de uma coluna de som seria quanto bastava para as derreter.

No contexto da electronica amadora, em circuitos básicos, os condensadores são usados em pequenos truqes, por exemplo, coloca um condesador em paralelo com um interruptor e garates que o teu circuito não tem degraus abruptos de corrente que possam causar arcos electricos e danificar material.

Uma outra aplicação corrente, flashes de máquinas fotograficas. As baterias, devido a limitações de tamaho, não são capazes de providenciar correntes altas. Um condensador pode carregar durante algum tempo e depois ser ligado a um circuito com uma resistencia baixa que puxa grandes quantidades de corrente muito rapidamente.

Se não trabalhas com sinal ou correntes alternadas, condensadores e bobines são circuitos abertos ou curto-circuitos respectivamente, não servem para nada.

  • Voto 1

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32

Acho que já consegui reter uma boa informação Pedro, muito obrigado.

Fiquei com uma pequena duvida sobre aquilo do flash q falaste, deixo a pergunta:

- Se eu tiver um condensador de 10V e o carregar com 3V até este ficar cheio, quando o descarregar ele vai descarregar começando em 10V ate 0V?

Muito obrigado pela ajuda : )

Editado por triplexim32

<

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Não é realista usar um condensador como fonte de alimentaçao.

Depende da definicão de fonte de alimentacão.

Existe quem use "condensadores" ou super condensadores para back-up de memórias e circuitos de tempo real em circuitos de microprocessador. Claro que estamos a falar de condensadores com 1 ou até 10 F de capacidade e circuitos que consomem quase nada. A vantagem destes componentes é mesmo não teres de mudar pilhas... mas mesmo isso... quantas vezes é que mudaste de pilha no teu computador?

Tens aqui exemplos:

https://www.sparkfun.com/products/746 https://www.sparkfun.com/products/10068

Nota que isto são excepcões ao que é normalmente um condensador e nesse sentido a explicacão do Pedro está completamente correcta. Isto é apenas uma "excepcão" a ter em conta. :)

  • Voto 1

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
edsudani

Quais as principais funções dos condensadores e porque são colocados nos circuitos?

A pergunta acima mostra que você deve estar estudando algo a respeito de fontes de alimentação.

A possíveis funções ou aplicações dos condensadores são inúmeras. Uma das aplicações importantes de um condensador é o fato de servir como filtro nas fontes de alimentação. Você já deve saber que a corrente elétrica que recebemos em nossa residência altera sua fase (ou polaridade, para ficar mais simples de entender) 50 ou 60 vezes por segundo.Isso torna impraticável o uso direto dessa energia para alimentar nosso computador, por exemplo, sem retificá-la. E mesmo após a retificação ainda teremos 60 pulsos de mesma polaridade que se aplicados do jeito que estão poderiam danificá-lo irremediavelmente.

O processo de retificar a corrente alternada ( que troca de polaridade no decorrer do tempo) em corrente contínua (que não troca de polaridade no decorrer do tempo) só estará completo com o uso de um filtro junto ao retificador.

Esse filtro é composto de um condensador de grande capacidade chamado de condensador eletrlítico cuja função é a de "armazenar" a energia por um curtíssimo período de tempo mas que é suficiente para digamos, nivelar a tensão de alimentação permitindo dessa forma que nosso computador, rádio, etc funcionem sem problemas.

A grosso modo podemos comparar este condensador a uma caixa d'água com uma bóia ligada ao cano de entrada de água e um cano de saida p/ as torneiras. Tão logo a caixa esteja cheia podemos utilizar a água. Isso diminui o nível da água na caixa mas perceba que a bóia abre com o desnível repondo o volume consumido e com isso tende a compensar o desnível.

Outra aplicação que podemos fazer com um condensador é em circuitos ressonantes. O condensador mais simples p/ essa aplicação poderia ser constituído de duas placas de alumínio separadas por um isolante ( chamado dielétrico) de ar. Uma dessas placas é móvel permitindo assim que variemos seu valor ou capacitância, assim alteramos a freqüência de ressonância de um circuito de rádio ao mudarmos de estação.

Poderíamos utilizá-los também como bloqueio de corrente contínua entre estágios de amplificadores permitindo somente a passagem de correntes alternadas.

Os condensadores são usados também em circuitos divisores de freqüências para caixas acústicas (exemplo citado por Pedrotuga), em filtros ativos ou passivos em controles de tonalidade de audio amplificadores, filtros específicos em equalizadores,etc.

São inúmeras as funções e aplicações que podemos fazer com os condensadores, mas para o momento procure ler mais a respeito em revistas técnicas, livros e na internet. O assunto é bastante extenso e interessante, aproveite.

Edison

Editado por edsudani
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32

Muito obrigado pessoal, acho q já fiquei com as bases, era um pouco o que estava a pensar, reforcei melhor algumas caracteristicas.

Forte abraço

Editado por triplexim32

<

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.