Jump to content

Recommended Posts

Posted

O nosso grande Vasco Santana bem que poderia dizer nos dias de hoje que "Tablets há muitos, seu palerma!". E isto é um facto que se torna algo complicado para as pessoas mais indecisas e que não se resolve com uma serenata, nunca esquecendo o esterno-cleido-mastoideu, claro está.

Há quem se venha a lembrar que eu pedi uma opinião na compra de um portátil já faz uns meses. Contudo, decidi (e muito bem) adiar tal decisão. Os novos portáteis estão cada vez melhores, e as minhas necessidades mais aprimoradas.

Se antes eu pensava que não necessitava de um tablet (só necessitava das de chocolate 😄 ), hoje sinto a falta de um no meu dia-a-dia. Não posso estar constantemente com o meu portátil de dois quilos e trezentas atrás, que a escoliose não é algo agradável, ainda para mais quando a minha principal necessidade é ver mails.

Contudo, estou a pensar em adquirir um tablet que me permita substituir o PC em várias ocasiões, pelo que os requisitos aumentam.

• Internet e mail a toda a hora;
  • Ver uns filmes de vez em quando (alguns são em HD), dando um descanso à minha PSP (já nem a uso para jogar);
  • Bom suporte a alguns jogos parvos que me ajudam a descontrair, como Angry Birds ou Bejeweled;
  • Permita uma boa organização da agenda;
  • Permita a visualização e edição de alguns documentos (PPT, DOC, XLS);
  • Permita tirar apontamentos à mão em situações de última hora;
  • Não tenha uma maçã trincada na traseira.

Claro que muitos tablets me oferecem isto, por isso pretendo saber a vossa opinião mais experiente no assunto. Falemos de algumas guidelines:

• CPU 1,0 GHz;
  • RAM 1~2 GB;
  • Armazenamento 16~32 GB (um cartão resolve muito bem o assunto);
  • SO: não sou esquisito, desde que tenha aplicações que me permita fazer o que preciso, tudo nice;
  • Nada de 7'', 10,1'' ser-me-ia o ideal, mas 9,6'' também é bom;
  • Uma docking station seria excelente, não dispenso o teclado em certas ocasiões;
  • Portas HDMI (pode ser mini) e USB (sem ser mini, se possível).

A pergunta óbvia, por fim... 😛

O que me aconselham?

Um abraço,

thoga31.

Knowledge is free!

Posted

Já experimentaste ver o novo computador que foi feito para o win8?

Estou a "falar" daquele que a MS andou a anunciar.

Ainda n peguei nele mas tem caraterísticas muito interessantes.

N estou a indicar que seja apropriado para ti, mas pode ser algo que te ajude a pensar por um bom caminho (nem sei se gostas de windows...).

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Posted

Como assim ?

[*]Uma docking station seria excelente, não dispenso o teclado em certas ocasiões;

não sei/não conheço a existência de uma docking bay para o Galaxy Note

salpicos ou derramamento acidental de líquidos não é um banho ...

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted (edited)

Já experimentaste ver o novo computador que foi feito para o win8?

Estou a "falar" daquele que a MS andou a anunciar.

Ainda n peguei nele mas tem caraterísticas muito interessantes.

N estou a indicar que seja apropriado para ti, mas pode ser algo que te ajude a pensar por um bom caminho (nem sei se gostas de windows...).

Não é um computador, é um tablet, o Surface. Eles mostram sempre o dito cujo com a docking nas imagens, mas o raio do teclado custa mais uns 100$US. 😛

Ele foi muito badalado, mas segundo sei não passa disso mesmo: garganta. Mas é o que digo: ouvi dizer que.

Há mais tablets com Win8 que não é da própria Microsoft, tem características possivelmente melhores e, se não é o mesmo preço, pouco mais caro é, ou é mesmo mais barato.

Eu sou utilizador Windows, mas não sou fanático, muito pelo contrário. Estou naquela: desde que o tablet me permita fazer tudo o que necessite, fico feliz. Se for Win8, é Win8. Se for Android, que seja Android. Tanto faz 😉

Quantos euros é que queres gastar ? 🙂

Eu aconselho o Galaxy note 10.1. Não é barato, mas é poderoso!

http://www.samsung.com/global/microsite/galaxynote/note_10.1/index.html?type=find

Faz tudo o que queres, até tirares apontamentos à mão (à caneta se assim quiseres) 🙂

Não estou neste momento a colocar tectos máximos, pretendo é ver 1) os melhores produtos para mim, e com eles 2) encontrar a melhor relação qualidade/preço.

Parece-me uma solução interessante, apesar da ausência de docking.

Entretanto, fiquei com o olho no Xperia Tablet Z. Esperando mais um pouco creio que terei melhores opções no mercado, incluindo esse. Não se pode negar que neste momento ainda temos à venda o mesmo lote de tablets que tínhamos no Natal, o que não é bom.

Quanto à docking, ser-me-ia muito útil, lá isso não haja dúvidas.

Eu entretanto tinha visto, entre outros, o Asus VivoTab, só para citar um exemplo.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted (edited)

Estás a falar do Nexus 10? Também já tinha pensado nele, e as reviews não são nada más.

Tem um problema: slot para microSD é coisa para meninos :/

O problema destes produtos é que as marcas optam sempre por não fazer algo completo... aquilo que um tablet tem o outro não tem, e vice-versa, e só dá vontade de ter capacidades mágicas para empaular 2 ou 3 tablets num só...

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Eu tenho um telemovel xperia e os meus sentimentos são mistos.

A cena de não implementarem a mass-storage interface é de enraivecer, especialmente para quem não usa o windows. Por outro lado custa menos de metade que samsungs, nexus e afins, para especificações semelhantes. Outra coisa, para quem gosta de contrastes e cores vivas, a sony continua fortíssima nessa área, na minha opinião deixa os outros na poeira em termos de cores. Mas isto estamos a falar de uma mariquice sem importancia. De qq forma fica a info.

Ler documentos de pdfs em tabs, esquece la isso... dar uma olhadela na boa, agora ler... a sério, larga a droga 😄

Se o consumo de documentos escritos é essencial para ti, é ver o que aí anda em termos de ebook readers que proporcionam uma experiencia de leitura que não te vai obrigar ires a correr para o ortalmologista e voltar com um par de fundos de garrafão.

Um tablet para organização pessoal... sinceramente não acredito nisso. Estou na suécia, que é o país em que os mendigos do metropolitano têm um iphone (não estou a exagerar), todos os dias vejo dezenas de pessoas de meia idade com tablets. TODOS o usam ou como um brinquedo ou como um dispostivo de consumo de infromação rapida: emails, notícias, redes sociais, etc. Ainda estou para ver o primeiro que lhe dê um uso ligado a uma acividade produtiva. O máximo que vi foi pessoas a usarem ipads para mostrar apresentações e afins em locais onde não há acesso a um computador.

Um tablet é mal jeitoso demais para ter sempre À mão, o pessoal usa o telemovel que cabe no bolso.

Dito isto, eu preferia um nexus porque estou farto de versões ranhosas de android que vêm cheias de lixo. Como sonsequencia, é o que tem sempre as novidades vindas do google, os outros demoram meio ano ou mais a inclui-las.

Posted

Estás a falar do Nexus 10? Também já tinha pensado nele, e as reviews não são nada más.

Tem um problema: slot para microSD é coisa para meninos :/

O problema destes produtos é que as marcas optam sempre por não fazer algo completo... aquilo que um tablet tem o outro não tem, e vice-versa, e só dá vontade de ter capacidades mágicas para empaular 2 ou 3 tablets num só...

10? :\ Eu tenho o 7. Eles fazem de 10 polegadas? (Nota, eu não leio muito acerca de computadores, tablets e afins...)

10 polegadas, embora muito interessante para alguns usos (mails e ver filmes à patrão no avião...), não me fascina muito por causa do tamanho vs funcionalidade. Prefiro usar um portátil a usar algo de 10 polegadas com metade da funcionalidade e conforto. Mas isto é preferência pessoal.

Relativamente ao tamanho da memória e expansão com um cartão, dizem os entendidos na matéria que a Google estava a tentar forcar os utilizadores para o seu servico na cloud (creio que o Drive surgiu mais ou menos na mesma altura que o Nexus e também por causa disso eles lancaram a versão 3G do Nexus 7). Agora se isso é verdade ou não, não sei. É estranho a Google fazer um tablet tão barato (provavelmente loss leader, mas em quê) e não fazer o mesmo com os telemóveis...

Para mim, a única coisa errada com o Nexus (ou Android se preferirem) é mesmo conteúdo. Regra geral apps (jogos principalmente) são metade ou menos de metade do equivalente para iOS. O que tem vantagens em termos de preco, mas para quem prefere pagar para não ter publicidade e/ou a funcionalidade completa do jogo numa plataforma similar não tem essa possibilidade. Isso é, aliás, o único ponto negativo do Android a meu ver. 😞

De resto, em termos de qualidade é bom. O tablet é sólido e a parte de trás tem uma textura muito agradável ao toque (bem mais agradável que o iPad). A única coisa que não gosto é o conector micro USB por ser muito fácil de estragar e ficar com folga. Mas a ASUS não tinha propriamente como escapar a isso...

Já viste aquele da ASUS? O padfone ou algo assim... é tipo um dois em um. Ou então dá uma olhada no site da Archos a ver o que eles têm... eles normalmente são líderes em termos de conectividade e armazenamento em detrimento de outras coisas. Em tempos lancaram um com um disco duro de 250Gb. LOL

Já agora, e desculpa fazer hijacking da thread, quando acham que haverá um tablet com Ubuntu? Digo comercializado como tal e não um hack. 🙂

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted (edited)

@pedrotuga, eu falo em ter um tablet que me permitisse substituir o PC em certas ocasiões, mas isto seria mesmo em situações mais pontuais. Para faezr trabalhos e afins sei perfeitamente que um tablet não é aconselhável, além de que prefiro o meu portátil com todas as coisas que gosto a correr enquanto trabalho.

Não, era só mesmo a possibilidade de fazer coisas rápidas e urgentes, como de vez em quando preciso, sem ter de ir ao pólo do meu curso para um computador mais lento que uma pedra (consideremos que ela está bem segura, e que não está a rolar montanha abaixo).

Fora isso, o tablet seria principalmente para ver o mail, verificar o facebook (isto é trabalho, believe me, os meus colegas não se orientam com fóruns para comunicar, dizem que é muito confuso), e ver documentos importantes em qualquer lugar sem ter que andar com 2,5Kg atrás a toda a hora (para não falar da bateria que já deve ter vindo viciada de origem).

Um smartphone, neste momento, não me ajudaria muito, penso.

@bubulindo, http://www.google.com/nexus/10/

Eu fiquei bem impressionado com o Xperia Tablet Z, e também com o Nexus 10 (debate na androidPT). Pena este último não estar por bandas portuguesas.

btw eu já vi o Nexus 7 na Worten, e achei-o pequeno de mais na altura... Eu já tenho lunettes e não preciso de mais dioptrias. Prefiro mais 200 gramas com mais conforto visual do que menos 200 gramas e fundos de garrafa. 😛

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Ok... tudo depende mesmo do que se pretende do aparelho. No meu caso era portabilidade. Para transportar um tablet de 10 polegadas tinha de levar uma mochila... e para isso levo o portátil que é mais confortável de usar. Um tablet de 7 polegadas cabe em alguns dos meus bolsos (no Inverno...) ou numa pasta que costumo usar. Então esse é o tamanho ideal para mim. Os meus olhos já foram melhores, mas ainda estão bons para ver em 7 polegadas. 🙂

O tablet Z é engracado. Chegaste a experimentar o software? É fluído? Tem as skins da Sony em cima?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted (edited)

Eu hoje experimentei um tablet de 7 polegadas e outro de 10 de dois colegas meus. Fiquei a ponderar, e sinceramente acho que continuaria a preferir um de 10 polegadas, apesar da menor portabilidade.

Mas volto a pensar se um ultrabook com Windows 8 não seria também bom para aquilo que pretendo. Continua a ser leve, faz tudo o que eu gosto, e digo Win8 porque ele é muito rápido a arrancar: fiz a prova dos 9 e liguei ao mesmo tempo um PC com Win8 e um tablet com Android e o Win8 venceu a parada. Claro que foi um teste isolado, mas fiquei positivamente impressionado com isso.

Tendo um ultrabook, um tablet de 7'' já faria muito mais sentido (não digo um smartphone pois aí é que acho que o tamanho é um problema para certas coisas).

Voltamos, por fim, ao meu grande problema: eu sei quais as necessidades que tenho, mas fico na dúvida acerca do que me dará mais jeito. É pena não se poder primeiro experimentar 1 semana uma coisa, 1 semana outra, e só depois decidir 😄

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

O ultrabook que tens é muito maior que o tablet de 10 polegadas?

Como vais transportar o tablet de 10 polegadas? Como transportarias o tablet de 7 polegadas? Vais precisar duma mochila para o fazer? O portátil não serviria para isso nessas situacões? Normalmente desligas o portátil, ou hibernas?

Tu é que tens de tomar a decisão, apenas espero que estas questões te permitam considerar coisas que possas não ter considerado.

Pelas tuas necessidades, o portátil fica limitado pela bateria e possibilidade de tirar apontamentos "à mão" (demoras menos a escrever à mão que a escrever num teclado?)

Por outro lado, o tablet (mesmo o de 10 polegadas) não é de todo confortável para fazer edicão de documentos (e não sei como é o suporte para vários formatos de ficheiros. Eu tenho um chamado Kingsoft Office acho e até agora não desapontou) e se realmente quiseres fazer edicão complicada, vais acabar por comprar um teclado externo... e passar a ter de transportar duas coisas.

Senão podes sempre fazer como um amigo meu me ensinou: "Durante 6 meses conta quantas vezes certo aparelho te fez realmente falta. Não quando desejarias ter um para te entreter, mas quando realmente sentiste falta e não podias substituir por nada que tens actualmente. Se for mais que 3 vezes, comeca a pesquisar o mercado." Parece ridículo, mas o exercício tem dois benefícios... um é extinguir as compras por instinto. Ao fim de 6 meses a ponderar algo, se fizeres uma compra não será por instinto. A outra é que durante seis meses não vais resistir ir pesquisando o mercado... e isso significa que quando fores fazer a compra, ,vais ser das pessoas mais informadas acerca dos pontos fortes e fracos da tua escolha.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted (edited)

@bubulindo, eu tenho feito essas questões a mim mesmo, mas nunca é de mais lê-las: damos por nós sempre a responder de cabeça ao fim de cada pergunta. 🙂

Não preciso de fazer o teste dos 6 meses: o meu grande testes começou em Outubro, e desde então perdi a conta às vezes em que pensei que um tablet me teria dado jeito. Para complicar, também perdi a conta às vezes em que pensei que um ultrabook me dava jeito, o que coincidiu várias vezes com o pensamento do tablet. Jackpot...

Mas como gosto de juntar o útil ao agradável, e quando compro as coisas compro por serem boas e para durarem, não me vou aventurar num tablet "qualquer". Acrescentei algumas características que gostaria de ver num tablet e que já vi até hoje serem possíveis pois vi-as na realidade, mas algumas delas são opcionais: se tiver, fixe, se não tiver, tivesse, viverei na mesma.

Não tenho nenhum ultrabook, tenho sim um notebook com uns 2,5 Kg que não dá jeito nenhum transportar todos os dias: a papelada para as 8 horas de aulas de amanhã, por exemplo, vão ser uns bons 5 Kg. Se puder transportar comigo 500 gramas em vez de 2500, os meus costados agradecem.

Dái ter ponderado: valerá mais ter um ultrabook, que tem tudo o que gosto, ou um tablet, que poderá muito provavelmente vir a ser limitativo a curto prazo?

Eu sou indeciso por natureza, e ainda mais quando neste momento o mercado me oferece várias soluções, todas elas com prós e contras, e estes diferem: tablet vs ultrabook.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

O teclado será o principal factor de decisão aí, não? Vais precisar de teclas?

Tendo de responder a mails abundantes, sim, sem dúvida que daria jeito.

Knowledge is free!

• 2 months later...