thoga31 Posted March 2, 2013 at 09:52 PM Report #497666 Posted March 2, 2013 at 09:52 PM O nosso grande Vasco Santana bem que poderia dizer nos dias de hoje que "Tablets há muitos, seu palerma!". E isto é um facto que se torna algo complicado para as pessoas mais indecisas e que não se resolve com uma serenata, nunca esquecendo o esterno-cleido-mastoideu, claro está. Há quem se venha a lembrar que eu pedi uma opinião na compra de um portátil já faz uns meses. Contudo, decidi (e muito bem) adiar tal decisão. Os novos portáteis estão cada vez melhores, e as minhas necessidades mais aprimoradas. Se antes eu pensava que não necessitava de um tablet (só necessitava das de chocolate 😄 ), hoje sinto a falta de um no meu dia-a-dia. Não posso estar constantemente com o meu portátil de dois quilos e trezentas atrás, que a escoliose não é algo agradável, ainda para mais quando a minha principal necessidade é ver mails. Contudo, estou a pensar em adquirir um tablet que me permita substituir o PC em várias ocasiões, pelo que os requisitos aumentam. Internet e mail a toda a hora; Ver uns filmes de vez em quando (alguns são em HD), dando um descanso à minha PSP (já nem a uso para jogar); Bom suporte a alguns jogos parvos que me ajudam a descontrair, como Angry Birds ou Bejeweled; Permita uma boa organização da agenda; Permita a visualização e edição de alguns documentos (PPT, DOC, XLS); Permita tirar apontamentos à mão em situações de última hora; Não tenha uma maçã trincada na traseira. Claro que muitos tablets me oferecem isto, por isso pretendo saber a vossa opinião mais experiente no assunto. Falemos de algumas guidelines: CPU 1,0 GHz; RAM 1~2 GB; Armazenamento 16~32 GB (um cartão resolve muito bem o assunto); SO: não sou esquisito, desde que tenha aplicações que me permita fazer o que preciso, tudo nice; Nada de 7'', 10,1'' ser-me-ia o ideal, mas 9,6'' também é bom; Uma docking station seria excelente, não dispenso o teclado em certas ocasiões; Portas HDMI (pode ser mini) e USB (sem ser mini, se possível). A pergunta óbvia, por fim... 😛 O que me aconselham? Um abraço, thoga31. Knowledge is free!
brunoais Posted March 3, 2013 at 09:24 AM Report #497696 Posted March 3, 2013 at 09:24 AM Já experimentaste ver o novo computador que foi feito para o win8? Estou a "falar" daquele que a MS andou a anunciar. Ainda n peguei nele mas tem caraterísticas muito interessantes. N estou a indicar que seja apropriado para ti, mas pode ser algo que te ajude a pensar por um bom caminho (nem sei se gostas de windows...). "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
HappyHippyHippo Posted March 3, 2013 at 10:51 AM Report #497706 Posted March 3, 2013 at 10:51 AM algo como isto ? http://pt.asus.com/Tablet/ASUS_Transformer_Pad/ASUS_Transformer_Pad_Infinity_TF700KL/#specifications IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
NunoDinis Posted March 3, 2013 at 12:09 PM Report #497716 Posted March 3, 2013 at 12:09 PM Quantos euros é que queres gastar ? 🙂 Eu aconselho o Galaxy note 10.1. Não é barato, mas é poderoso! http://www.samsung.com/global/microsite/galaxynote/note_10.1/index.html?type=find Faz tudo o que queres, até tirares apontamentos à mão (à caneta se assim quiseres) 🙂 Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
HappyHippyHippo Posted March 3, 2013 at 12:34 PM Report #497721 Posted March 3, 2013 at 12:34 PM Quantos euros é que queres gastar ? 🙂 Eu aconselho o Galaxy note 10.1. Não é barato, mas é poderoso! http://www.samsung.com/global/microsite/galaxynote/note_10.1/index.html?type=find Faz tudo o que queres, até tirares apontamentos à mão (à caneta se assim quiseres) 🙂 existe docking bay para isso ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
NunoDinis Posted March 3, 2013 at 01:14 PM Report #497728 Posted March 3, 2013 at 01:14 PM Como assim ? A propósito: http://pplware.sapo.pt/high-tech/xperia-tablet-z-tablet-de-10-candidato-a-mais-fino-do-mundo/ Dá para levar para o banho e tudo xD Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
HappyHippyHippo Posted March 3, 2013 at 04:09 PM Report #497753 Posted March 3, 2013 at 04:09 PM Como assim ? [*]Uma docking station seria excelente, não dispenso o teclado em certas ocasiões; não sei/não conheço a existência de uma docking bay para o Galaxy Note A propósito: http://pplware.sapo.pt/high-tech/xperia-tablet-z-tablet-de-10-candidato-a-mais-fino-do-mundo/ Dá para levar para o banho e tudo xD salpicos ou derramamento acidental de líquidos não é um banho ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
thoga31 Posted March 3, 2013 at 06:48 PM Author Report #497776 Posted March 3, 2013 at 06:48 PM (edited) Já experimentaste ver o novo computador que foi feito para o win8? Estou a "falar" daquele que a MS andou a anunciar. Ainda n peguei nele mas tem caraterísticas muito interessantes. N estou a indicar que seja apropriado para ti, mas pode ser algo que te ajude a pensar por um bom caminho (nem sei se gostas de windows...). Não é um computador, é um tablet, o Surface. Eles mostram sempre o dito cujo com a docking nas imagens, mas o raio do teclado custa mais uns 100$US. 😛 Ele foi muito badalado, mas segundo sei não passa disso mesmo: garganta. Mas é o que digo: ouvi dizer que. Há mais tablets com Win8 que não é da própria Microsoft, tem características possivelmente melhores e, se não é o mesmo preço, pouco mais caro é, ou é mesmo mais barato. Eu sou utilizador Windows, mas não sou fanático, muito pelo contrário. Estou naquela: desde que o tablet me permita fazer tudo o que necessite, fico feliz. Se for Win8, é Win8. Se for Android, que seja Android. Tanto faz 😉 Quantos euros é que queres gastar ? 🙂 Eu aconselho o Galaxy note 10.1. Não é barato, mas é poderoso! http://www.samsung.com/global/microsite/galaxynote/note_10.1/index.html?type=find Faz tudo o que queres, até tirares apontamentos à mão (à caneta se assim quiseres) 🙂 Não estou neste momento a colocar tectos máximos, pretendo é ver 1) os melhores produtos para mim, e com eles 2) encontrar a melhor relação qualidade/preço. Parece-me uma solução interessante, apesar da ausência de docking. Entretanto, fiquei com o olho no Xperia Tablet Z. Esperando mais um pouco creio que terei melhores opções no mercado, incluindo esse. Não se pode negar que neste momento ainda temos à venda o mesmo lote de tablets que tínhamos no Natal, o que não é bom. Quanto à docking, ser-me-ia muito útil, lá isso não haja dúvidas. Eu entretanto tinha visto, entre outros, o Asus VivoTab, só para citar um exemplo. Edited March 3, 2013 at 06:58 PM by thoga31 Knowledge is free!
bubulindo Posted March 3, 2013 at 09:09 PM Report #497792 Posted March 3, 2013 at 09:09 PM Nexus? Pelo menos não tens problemas de skins e updates. :\ A bateria é que podia ser melhor. 😞 include <ai se te avio> Mãe () { }
thoga31 Posted March 3, 2013 at 09:31 PM Author Report #497793 Posted March 3, 2013 at 09:31 PM (edited) Estás a falar do Nexus 10? Também já tinha pensado nele, e as reviews não são nada más. Tem um problema: slot para microSD é coisa para meninos :/ O problema destes produtos é que as marcas optam sempre por não fazer algo completo... aquilo que um tablet tem o outro não tem, e vice-versa, e só dá vontade de ter capacidades mágicas para empaular 2 ou 3 tablets num só... Edited March 3, 2013 at 09:32 PM by thoga31 Knowledge is free!
pedrotuga Posted March 4, 2013 at 12:04 AM Report #497800 Posted March 4, 2013 at 12:04 AM Eu tenho um telemovel xperia e os meus sentimentos são mistos. A cena de não implementarem a mass-storage interface é de enraivecer, especialmente para quem não usa o windows. Por outro lado custa menos de metade que samsungs, nexus e afins, para especificações semelhantes. Outra coisa, para quem gosta de contrastes e cores vivas, a sony continua fortíssima nessa área, na minha opinião deixa os outros na poeira em termos de cores. Mas isto estamos a falar de uma mariquice sem importancia. De qq forma fica a info. Ler documentos de pdfs em tabs, esquece la isso... dar uma olhadela na boa, agora ler... a sério, larga a droga 😄 Se o consumo de documentos escritos é essencial para ti, é ver o que aí anda em termos de ebook readers que proporcionam uma experiencia de leitura que não te vai obrigar ires a correr para o ortalmologista e voltar com um par de fundos de garrafão. Um tablet para organização pessoal... sinceramente não acredito nisso. Estou na suécia, que é o país em que os mendigos do metropolitano têm um iphone (não estou a exagerar), todos os dias vejo dezenas de pessoas de meia idade com tablets. TODOS o usam ou como um brinquedo ou como um dispostivo de consumo de infromação rapida: emails, notícias, redes sociais, etc. Ainda estou para ver o primeiro que lhe dê um uso ligado a uma acividade produtiva. O máximo que vi foi pessoas a usarem ipads para mostrar apresentações e afins em locais onde não há acesso a um computador. Um tablet é mal jeitoso demais para ter sempre À mão, o pessoal usa o telemovel que cabe no bolso. Dito isto, eu preferia um nexus porque estou farto de versões ranhosas de android que vêm cheias de lixo. Como sonsequencia, é o que tem sempre as novidades vindas do google, os outros demoram meio ano ou mais a inclui-las.
bubulindo Posted March 4, 2013 at 02:12 AM Report #497806 Posted March 4, 2013 at 02:12 AM Estás a falar do Nexus 10? Também já tinha pensado nele, e as reviews não são nada más. Tem um problema: slot para microSD é coisa para meninos :/ O problema destes produtos é que as marcas optam sempre por não fazer algo completo... aquilo que um tablet tem o outro não tem, e vice-versa, e só dá vontade de ter capacidades mágicas para empaular 2 ou 3 tablets num só... 10? :\ Eu tenho o 7. Eles fazem de 10 polegadas? (Nota, eu não leio muito acerca de computadores, tablets e afins...) 10 polegadas, embora muito interessante para alguns usos (mails e ver filmes à patrão no avião...), não me fascina muito por causa do tamanho vs funcionalidade. Prefiro usar um portátil a usar algo de 10 polegadas com metade da funcionalidade e conforto. Mas isto é preferência pessoal. Relativamente ao tamanho da memória e expansão com um cartão, dizem os entendidos na matéria que a Google estava a tentar forcar os utilizadores para o seu servico na cloud (creio que o Drive surgiu mais ou menos na mesma altura que o Nexus e também por causa disso eles lancaram a versão 3G do Nexus 7). Agora se isso é verdade ou não, não sei. É estranho a Google fazer um tablet tão barato (provavelmente loss leader, mas em quê) e não fazer o mesmo com os telemóveis... Para mim, a única coisa errada com o Nexus (ou Android se preferirem) é mesmo conteúdo. Regra geral apps (jogos principalmente) são metade ou menos de metade do equivalente para iOS. O que tem vantagens em termos de preco, mas para quem prefere pagar para não ter publicidade e/ou a funcionalidade completa do jogo numa plataforma similar não tem essa possibilidade. Isso é, aliás, o único ponto negativo do Android a meu ver. 😞 De resto, em termos de qualidade é bom. O tablet é sólido e a parte de trás tem uma textura muito agradável ao toque (bem mais agradável que o iPad). A única coisa que não gosto é o conector micro USB por ser muito fácil de estragar e ficar com folga. Mas a ASUS não tinha propriamente como escapar a isso... Já viste aquele da ASUS? O padfone ou algo assim... é tipo um dois em um. Ou então dá uma olhada no site da Archos a ver o que eles têm... eles normalmente são líderes em termos de conectividade e armazenamento em detrimento de outras coisas. Em tempos lancaram um com um disco duro de 250Gb. LOL Já agora, e desculpa fazer hijacking da thread, quando acham que haverá um tablet com Ubuntu? Digo comercializado como tal e não um hack. 🙂 include <ai se te avio> Mãe () { }
thoga31 Posted March 4, 2013 at 02:51 PM Author Report #497850 Posted March 4, 2013 at 02:51 PM (edited) @pedrotuga, eu falo em ter um tablet que me permitisse substituir o PC em certas ocasiões, mas isto seria mesmo em situações mais pontuais. Para faezr trabalhos e afins sei perfeitamente que um tablet não é aconselhável, além de que prefiro o meu portátil com todas as coisas que gosto a correr enquanto trabalho. Não, era só mesmo a possibilidade de fazer coisas rápidas e urgentes, como de vez em quando preciso, sem ter de ir ao pólo do meu curso para um computador mais lento que uma pedra (consideremos que ela está bem segura, e que não está a rolar montanha abaixo). Fora isso, o tablet seria principalmente para ver o mail, verificar o facebook (isto é trabalho, believe me, os meus colegas não se orientam com fóruns para comunicar, dizem que é muito confuso), e ver documentos importantes em qualquer lugar sem ter que andar com 2,5Kg atrás a toda a hora (para não falar da bateria que já deve ter vindo viciada de origem). Um smartphone, neste momento, não me ajudaria muito, penso. @bubulindo, http://www.google.com/nexus/10/ Eu fiquei bem impressionado com o Xperia Tablet Z, e também com o Nexus 10 (debate na androidPT). Pena este último não estar por bandas portuguesas. btw eu já vi o Nexus 7 na Worten, e achei-o pequeno de mais na altura... Eu já tenho lunettes e não preciso de mais dioptrias. Prefiro mais 200 gramas com mais conforto visual do que menos 200 gramas e fundos de garrafa. 😛 Edited March 4, 2013 at 02:51 PM by thoga31 Knowledge is free!
bubulindo Posted March 4, 2013 at 11:06 PM Report #497948 Posted March 4, 2013 at 11:06 PM Ok... tudo depende mesmo do que se pretende do aparelho. No meu caso era portabilidade. Para transportar um tablet de 10 polegadas tinha de levar uma mochila... e para isso levo o portátil que é mais confortável de usar. Um tablet de 7 polegadas cabe em alguns dos meus bolsos (no Inverno...) ou numa pasta que costumo usar. Então esse é o tamanho ideal para mim. Os meus olhos já foram melhores, mas ainda estão bons para ver em 7 polegadas. 🙂 O tablet Z é engracado. Chegaste a experimentar o software? É fluído? Tem as skins da Sony em cima? include <ai se te avio> Mãe () { }
thoga31 Posted March 5, 2013 at 07:09 PM Author Report #498028 Posted March 5, 2013 at 07:09 PM (edited) Eu hoje experimentei um tablet de 7 polegadas e outro de 10 de dois colegas meus. Fiquei a ponderar, e sinceramente acho que continuaria a preferir um de 10 polegadas, apesar da menor portabilidade. Mas volto a pensar se um ultrabook com Windows 8 não seria também bom para aquilo que pretendo. Continua a ser leve, faz tudo o que eu gosto, e digo Win8 porque ele é muito rápido a arrancar: fiz a prova dos 9 e liguei ao mesmo tempo um PC com Win8 e um tablet com Android e o Win8 venceu a parada. Claro que foi um teste isolado, mas fiquei positivamente impressionado com isso. Tendo um ultrabook, um tablet de 7'' já faria muito mais sentido (não digo um smartphone pois aí é que acho que o tamanho é um problema para certas coisas). Voltamos, por fim, ao meu grande problema: eu sei quais as necessidades que tenho, mas fico na dúvida acerca do que me dará mais jeito. É pena não se poder primeiro experimentar 1 semana uma coisa, 1 semana outra, e só depois decidir 😄 Edited March 5, 2013 at 07:10 PM by thoga31 Knowledge is free!
bubulindo Posted March 5, 2013 at 10:58 PM Report #498049 Posted March 5, 2013 at 10:58 PM O ultrabook que tens é muito maior que o tablet de 10 polegadas? Como vais transportar o tablet de 10 polegadas? Como transportarias o tablet de 7 polegadas? Vais precisar duma mochila para o fazer? O portátil não serviria para isso nessas situacões? Normalmente desligas o portátil, ou hibernas? Tu é que tens de tomar a decisão, apenas espero que estas questões te permitam considerar coisas que possas não ter considerado. Pelas tuas necessidades, o portátil fica limitado pela bateria e possibilidade de tirar apontamentos "à mão" (demoras menos a escrever à mão que a escrever num teclado?) Por outro lado, o tablet (mesmo o de 10 polegadas) não é de todo confortável para fazer edicão de documentos (e não sei como é o suporte para vários formatos de ficheiros. Eu tenho um chamado Kingsoft Office acho e até agora não desapontou) e se realmente quiseres fazer edicão complicada, vais acabar por comprar um teclado externo... e passar a ter de transportar duas coisas. Senão podes sempre fazer como um amigo meu me ensinou: "Durante 6 meses conta quantas vezes certo aparelho te fez realmente falta. Não quando desejarias ter um para te entreter, mas quando realmente sentiste falta e não podias substituir por nada que tens actualmente. Se for mais que 3 vezes, comeca a pesquisar o mercado." Parece ridículo, mas o exercício tem dois benefícios... um é extinguir as compras por instinto. Ao fim de 6 meses a ponderar algo, se fizeres uma compra não será por instinto. A outra é que durante seis meses não vais resistir ir pesquisando o mercado... e isso significa que quando fores fazer a compra, ,vais ser das pessoas mais informadas acerca dos pontos fortes e fracos da tua escolha. include <ai se te avio> Mãe () { }
thoga31 Posted March 6, 2013 at 07:02 PM Author Report #498173 Posted March 6, 2013 at 07:02 PM (edited) @bubulindo, eu tenho feito essas questões a mim mesmo, mas nunca é de mais lê-las: damos por nós sempre a responder de cabeça ao fim de cada pergunta. 🙂 Não preciso de fazer o teste dos 6 meses: o meu grande testes começou em Outubro, e desde então perdi a conta às vezes em que pensei que um tablet me teria dado jeito. Para complicar, também perdi a conta às vezes em que pensei que um ultrabook me dava jeito, o que coincidiu várias vezes com o pensamento do tablet. Jackpot... Mas como gosto de juntar o útil ao agradável, e quando compro as coisas compro por serem boas e para durarem, não me vou aventurar num tablet "qualquer". Acrescentei algumas características que gostaria de ver num tablet e que já vi até hoje serem possíveis pois vi-as na realidade, mas algumas delas são opcionais: se tiver, fixe, se não tiver, tivesse, viverei na mesma. Não tenho nenhum ultrabook, tenho sim um notebook com uns 2,5 Kg que não dá jeito nenhum transportar todos os dias: a papelada para as 8 horas de aulas de amanhã, por exemplo, vão ser uns bons 5 Kg. Se puder transportar comigo 500 gramas em vez de 2500, os meus costados agradecem. Dái ter ponderado: valerá mais ter um ultrabook, que tem tudo o que gosto, ou um tablet, que poderá muito provavelmente vir a ser limitativo a curto prazo? Eu sou indeciso por natureza, e ainda mais quando neste momento o mercado me oferece várias soluções, todas elas com prós e contras, e estes diferem: tablet vs ultrabook. Edited March 6, 2013 at 07:04 PM by thoga31 Knowledge is free!
bubulindo Posted March 6, 2013 at 08:35 PM Report #498186 Posted March 6, 2013 at 08:35 PM O teclado será o principal factor de decisão aí, não? Vais precisar de teclas? include <ai se te avio> Mãe () { }
thoga31 Posted March 6, 2013 at 08:56 PM Author Report #498196 Posted March 6, 2013 at 08:56 PM O teclado será o principal factor de decisão aí, não? Vais precisar de teclas? Tendo de responder a mails abundantes, sim, sem dúvida que daria jeito. Knowledge is free!
ruiribeiro Posted May 14, 2013 at 01:57 PM Report #507290 Posted May 14, 2013 at 01:57 PM algo como isto ? http://pt.asus.com/Tablet/ASUS_Transformer_Pad/ASUS_Transformer_Pad_Infinity_TF700KL/#specifications sem duvida, uma boa opção... .NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer | Business Intelligence | Gestão de Sistemas de Informação Empresariais
Recommended Posts