Ir para o conteúdo
Localhost

[Resolvido] Obtenção de IP

Mensagens Recomendadas

Localhost

Eu tenho uma dúvida relativamente à obtenção de IP da pessoa que está a visitar a página. Sei que se pode utilizar o vector associativo $_SERVER (REMOTE_ADDR) mas a minha dúvida reside no facto de que se PHP é uma linguagem server-side como é que o servidor consegue distinguir todos os endereços que entram na página. Por exemplo, temos 2 usuários na página, e fazemos o pedido do endereço. Como é que o server consegue distinguir os 2 tendo apenas uma variável para o fazer ($_SERVER["REMOTE_ADDR"]) ?

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

PHP é uma linguagem que é interpretada, ou seja no momento em que uma pessoa tenta abrir uma página do site, é como se estivesse a abrir o php "pela primeira vez", e todas essas variáveis globais são pertencentes a esse request.

Entender o que significa uma linguagem ser interpretada é vital para entender o PHP.

Editado por yoda
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

quando o servidor (apache ou outro, não tem nada haver com PHP) recebe um pedido, uma instância do PHP é criada.

após a criação dessa instância, certo tipo de informação é disponibilizada ao PHP pelo servidor. é dessa forma que cada pedido é um pedido, e não existe relação nenhuma entre pedidos diferentes (mesmo que seja um envio de um formulário).

foi para colmatar esse tipo de problema que se inventou coisas como sessões e cookies

• Voto 1

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

Eu consegui entender bem cookies e sessões porque é guardado um ficheiro no client-side que identifica os utilizadores da página. Só não entendia como é que havia essa distinção trabalhando apenas com server-side. Mas agora entendo que a cada pedido é criada uma nova instância do PHP, isso é bem interessante.

Obrigado aos 2!

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.