Ir para o conteúdo
mffm

Que tecnologias usar?

Mensagens Recomendadas

mffm

Boas,

preciso de fazer um sistema (cliente) com interfaces gráficas etc e que seja independente de frameworks, ou seja, que funcione em todos os computadores e não tenha dependência nenhuma . Deve também comunicar com um servidor em cloud.

Que tecnologias são mais adequadas para esta situação ? ha alguma linguagem de programação, etc que recomendem ?

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Eu escolhia java, mas anda aí uma campanha muito fortíssima contra o java pelo que não é incerto o futuro do java nos desktops. Sinceramente acho absurdo dado não haver, na minha opinião um conjunto de tecologias com a mesma portabilidade, mas enfim.

Python por exemplo tambem corre numa VM e é a minha segunda escolha, mas o desenvolvimento de GUIs, não pode ser feito tão confortavelmente como os editores de formularios que existem para java, C# ou C++. E tambem, dependendo do que a tua aplicação faz, podes ter que recorrer a módulos que acentam em bibliotecas de C que não são cross compatible. Em java, é residual o número de situações em que tal pratica é necessaria, pelo menos eu nunca vi ninguem a precisar de fazer isso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Se quiseres mesmo fugir do Java (visto que a Oracle esteve a braços com falhas de segurança gravíssimas nos últimos meses), também tens frameworks cross-platform em C++ (Qt ou wxWidgets, por exemplo).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mffm

Ola,

obrigado pelas respostas. Inicialmente tinha pensado em c# mas abandonei a ideia porque este tem a dependencia da framework .NET,

de igual forma o java precisa da maquina virtual para correr.

E o que pretendo é algo que funcione em vários sistemas diferentes e que não tenha grandes requisitos de frameworks (.NET, JVM, etc)

Alguma dica ?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mffm

Então se utilizar Qt ou mesmo o wxWidgets, os computadores onde o software for correr necessitam de ter uma framework que lhes permita executar o programa correcto ?

Imaginemos,

se utilizar c++ para win32, não existe dependências de nenhuma framework (como c# que precisa .NET) mas as aplicações só funcionam em Windows

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Quando fizeres o deploy da tua aplicação, em Qt, só precisas de levar atrás os bibliotecas necessárias (normalmente, QtCore, QtGui e depois algumas mais específicas, como o QtSql, por exemplo).

Em Linux, podes indicar a dependência e a pessoa fica logo com o Qt todo. Acho que em MacOS também, mas não tenho a certeza.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.