msmsms Posted March 1, 2013 at 10:08 PM Report #497581 Posted March 1, 2013 at 10:08 PM (edited) olhar exemplo deixado em baixo: etapa A - solução sôfrega: EXEMPLO: objectivo final dada como input por exemplo a lista {10,6,5,2} fornecer como output as listas: amigo1: {10,5}, amigo2:{6,5} dicas: 1 - colocar array por ordem decrescente CONSEGUIDO 2 - colocar elemento maior na lista do amigo 1 e o segundo maior na lista do amigo 2 NAO CONSEGUIDO 3 - colocar os restantes numeros em cada lista que contiver menor valor acumulado NAO CONSEGUIDO (fazer uma segunda versão onde a aplicação vai receber como input uma lista através de ficheiro txt) etapa B - solução recursiva: estou a tentar a etapa A primeiro... etapa C - solução dinâmica: estou a tentar a etapa A primeiro... Edited March 3, 2013 at 02:20 PM by msmsms
Carlos7 Posted March 1, 2013 at 10:58 PM Report #497587 Posted March 1, 2013 at 10:58 PM O teu português foi um bocadinho difícil de perceber mas o que tens de fazer para começar, será ordenar as listas por ordem decrescente tal como disseste (isto se achares necessário). Depois percorres a lista e vês qual é o maior valor e colocas no amigo1, voltas a verificar qual o maior e colocas no amigo2 e vais sempre voltar verificar qual o maior...e ires somando os valores de cada amigo e inserires no que tiver menor soma. Isto supondo que percebi bem o que queres fazer..
msmsms Posted March 3, 2013 at 12:04 PM Author Report #497714 Posted March 3, 2013 at 12:04 PM (edited) http://aed-fac.blogspot.pt/2013/03/tp1-desenvolvimento.html estou a fazer nesse local ainda estou com dificuldade na parte de colocar a lista por ordem decrescente... encontrei um exemplo em ingles que envolver colocar 2 variaveis (i e j) e estou a tentar adaptar Edited March 3, 2013 at 12:05 PM by msmsms
pmg Posted March 3, 2013 at 12:17 PM Report #497717 Posted March 3, 2013 at 12:17 PM (edited) Para ordenar um array (o que, aparentemente, tu chamas uma lista) usa a funcao standard qsort (http://pubs.opengroup.org/onlinepubs/9699919799/functions/qsort.html). Para usar essa funcao precisas de a) saber o endereco do primeiro elemento do array (em principio o nome do array serve) b) saber quantos elementos o array tem c) saber qual o tamanho de cada elemento do array d) de uma funcao "auxiliar" que compara elementos do array Para o teu caso, o array é de inteiros e chama-se lista a) endereco do primeiro elemento: &lista[0] ou apenas lista b) usa sizeof lista / sizeof *lista c) usa sizeof *lista d) a funcao auxiliar pode muito bem apenas devolver a diferenca entre dois inteiros #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int delta(const void *aa, const void *bb) { const int *a = aa; const int *b = bb; return *b - *a; /* devolver *a - *b para ordenar por ordem crescente */ } int main(void) { size_t k; int lista[] = {5, 2, 10, 6}; qsort(lista, sizeof lista / sizeof *lista, sizeof *lista, delta); /* pronto! array esta ordenado decrescentemente */ printf("Lista decrescente: %d", lista[0]); for (k = 1; k < sizeof lista / sizeof *lista; k++) { printf(" %d", lista[k]); } puts(""); return 0; } Edited March 3, 2013 at 12:17 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
msmsms Posted March 3, 2013 at 12:53 PM Author Report #497725 Posted March 3, 2013 at 12:53 PM eu acabei por fazer assim: vou olhar e testar o teu #include<stdio.h> #include<conio.h> int main(){ int tabela[1000]; int n; int i; int j; int t; int amigo1[0]; int amigo2[0]; scanf("%d",&n); for(i=0;i<n;i++) scanf("%d",&tabela[i]); for(i=0;i<n;i++) for(j=i+1;j<n;j++) if(tabela[i]>tabela[j]){ t=tabela[i]; tabela[i]=tabela[j]; tabela[j]=t; } printf("decrescente: "); for(i=n-1;i>=0;i--) printf("%d ",tabela[i]); return 0; } o objectivo final nao é a lista descrescente total é distribuila entre 2 amigos dando o maior valor ao 1 amigo e o segundo maior valor ao segundo amigo e depois ir dando os restantes valores a quem tiver menos valor acumulado http://aed-fac.blogspot.pt/2013/03/tp1-desenvolvimento.html como é que eu faço para que o maior valor vá para uma nova lista ''amigo1'' e o segundo maior valor vá para uma segunda nova lista ''amigo2''?
pmg Posted March 3, 2013 at 12:55 PM Report #497726 Posted March 3, 2013 at 12:55 PM eu acabei por fazer assim: /* ... */ printf("decrescente: "); for(i=n-1;i>=0;i--) printf("%d ",tabela[i]); /* ... */ LOL! Tu ordenaste a lista por ordem crescente e imprimiste-a do fim para o principio. Nao e bem a mesma coisa 🙂 Mas podes muito bem usar a tua maneira de ordenar o array em vez do qsort. Para resolver o problema, arranja mais dois arrays (duas "listas"), um para cada amigo. Depois, num ciclo vais percorrendo o array inicial e metendo os valores no array de cada amigo ate chegares ao fim. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
msmsms Posted March 3, 2013 at 01:47 PM Author Report #497734 Posted March 3, 2013 at 01:47 PM (edited) LOL! Tu ordenaste a lista por ordem crescente e imprimiste-a do fim para o principio. Nao e bem a mesma coisa 🙂 Mas podes muito bem usar a tua maneira de ordenar o array em vez do qsort. Para resolver o problema, arranja mais dois arrays (duas "listas"), um para cada amigo. Depois, num ciclo vais percorrendo o array inicial e metendo os valores no array de cada amigo ate chegares ao fim. - nao, eu fiz decrescente (do maior para o menor não é o descrescente?) - eu já fiz os dois novos arrays no codigo mas o resto ''Depois, num ciclo vais percorrendo o array inicial e metendo os valores no array de cada amigo ate chegares ao fim.'' eu não estou a ver... eu penso que tem de haver 2 procedimentos o primeiro que é colocar o maior valor no array amigo1 e o segundo maior valor no array amigo2 se temos o array: 6,5,4,3,2,1 o amigo1 fica com o 6 e o amigo2 fica com o 5 e depois sobra 4,3,2,1 ai quem tiver menor acumulado fica com o maior numero amigo1: 6 amigo2: 5,4 sobra 3,2,1 agora quem tem menos é o amigo 1 entao amigo1: 6,3 amigo2: 5,4 sobra 2,1 agora quem tem menos é amigo2 amigo1: 6,3 amigo2: 5,4,2 sobra 1 agora quem tem menos é o amigo1 amigo1: 6,3,1 amigo2: 5,3,2 se não me enganei é este o procedimento como é que vou fazer esta geringonça dando continuidade ao meu código? Edited March 3, 2013 at 01:58 PM by msmsms
Carlos7 Posted March 3, 2013 at 01:57 PM Report #497737 Posted March 3, 2013 at 01:57 PM (edited) Na quarta iteração quem tem menos não é o amigo dois, têm os dois o mesmo valor (6+3=9) (5+4=9). Para fazeres isso eu disse-te como podes fazer lá em cima, só não fiz foi o código. Edited March 3, 2013 at 01:58 PM by Carlos7
msmsms Posted March 3, 2013 at 02:06 PM Author Report #497740 Posted March 3, 2013 at 02:06 PM Na quarta iteração quem tem menos não é o amigo dois, têm os dois o mesmo valor (6+3=9) (5+4=9). Para fazeres isso eu disse-te como podes fazer lá em cima, só não fiz foi o código. - mas o procedimento de colocar o maior valor no amigo1 e o segundo maior valor no amigo2 é um e o procedimento ir colocando os valores em cada um dos amigos conforme o valor que eles já tiverem acumulado é outro - realmente não tinha pensado que pode haver empate e nesse caso acho que tem de ir para o amigo1 - eu preciso de algum arranque de código porque não sei passar de uma lista (já tenho uma lista completa com números descrescentes) para sublistas - foi através de um exemplo que encontrei em inglês que consegui adaptar o meu código que já fazia os inputs para formar uma lista decrescente - mas não tenho como encontrar exemplos que façam o restante porque nem sei se esses procedimentos têm nome. preciso de um arrancar de código e acho que já lá chego se conseguir colocar o amigo1 a fazer algum output e o amigo2 a mesma coisa
pmg Posted March 3, 2013 at 02:21 PM Report #497744 Posted March 3, 2013 at 02:21 PM Precisas tambem de contadores para os arrays extra. Ao acrescentares a um dos arrays, aumentas o contador respectivo. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
msmsms Posted March 3, 2013 at 02:38 PM Author Report #497747 Posted March 3, 2013 at 02:38 PM Precisas tambem de contadores para os arrays extra. Ao acrescentares a um dos arrays, aumentas o contador respectivo. dá-me um dos teus arranca, senão não saio do sitio 😞 eu acabei por fazer os printfs para cada amigo como vou colocar em código para dentro dos arrays amigo1 e amigo2 o primeiro e o segundo maior valor da lista decrescente que eu já fiz? eu já ando faz 2 semanas e ainda só fiz isto! #include<stdio.h> #include<conio.h> int main(){ int tabela[1000]; int n; int i; int j; int t; int amigo1[0]; int amigo2[0]; scanf("%d",&n); for(i=0;i<n;i++) scanf("%d",&tabela[i]); for(i=0;i<n;i++) for(j=i+1;j<n;j++) if(tabela[i]>tabela[j]){ t=tabela[i]; tabela[i]=tabela[j]; tabela[j]=t; } printf("decrescente: "); for(i=n-1;i>=0;i--) printf("%d ",tabela[i]); printf("\n"); printf("amigo1: "); printf("amigo2: "); return 0; }
pmg Posted March 3, 2013 at 02:46 PM Report #497749 Posted March 3, 2013 at 02:46 PM (edited) int amigo1[0]: nao, nao, nao: isto cria uma "impossibilidade": um array com espaco para 0 elementos! Tu queres criar os array amigo1 e amigo2 com "mais ou menos" metade do tamanho do array inicial. Eu sugiro exactamente o mesmo tamanho 🙂 int amigo1[1000]; Depois disso, como te disse precisas de saber quantos elementos tens em cada amigo int namigo1 = 0; int namigo2 = 0; Depois, copiar um elemento da tabela inicial para um dos amigos basta uma atribuicao simples e actualizacao de contadores amigo1[namigo1] = tabela[i]; namigo1 += 1; Obviamente o codigo acima sera repetido para o amigo2 com as devidas alteracoes, e tem um if a controlar para qual dos amigos se vai copiar o numero. Edited March 3, 2013 at 02:46 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
msmsms Posted March 3, 2013 at 04:09 PM Author Report #497755 Posted March 3, 2013 at 04:09 PM eu estive a ver melhor o enunciado original http://aed-fac.blogspot.pt/2013/03/trabalho-1-enunciado-original.html e é para devolver a diferença como output (a diferença que acontece entre o amigo1 e o amigo2) vou tentar continuar com as tuas dicas pmg
Recommended Posts