JoãoCarreiro Posted February 28, 2013 at 11:46 AM Report #497357 Posted February 28, 2013 at 11:46 AM Bom dia pessoal! Tenho uma dúvida, e se alguém me pudesse ajudar ficaria agradecido. Foi pedido pela minha empresa que se realizasse um programa de calculo de orçamentos. Eu tenho os dados numa base de dados em access, e precisava de fazer o conexão para o VB, mas ao contrario do que aprendi nas aulas, de ao escrever no programa os dados eram enviados para a base de dados, eu preciso de ir buscar dados à base de dados para apresentar no programa. A intenção seria eu ter uma combobox e uma textbox à frente, a combobox armazenaria os produtos da base de dados, e ao seleccionar um item a textbox automaticamente receberia o preço da base de dados na textbox. Se alguém me pudesse ajudar ficaria mesmo muito agradecido.
NunoDinis Posted February 28, 2013 at 11:50 AM Report #497358 Posted February 28, 2013 at 11:50 AM Até fiquei cansado de ler isto, tira esse fundo de texto 🙂 Eu tenho os dados numa base de dados em access, e precisava de fazer o conexão para o VB, mas ao contrario do que aprendi nas aulas, de ao escrever no programa os dados eram enviados para a base de dados, eu preciso de ir buscar dados à base de dados para apresentar no programa. Não aprendeste a listar dados ? Estranho.. A intenção seria eu ter uma combobox e uma textbox à frente, a combobox armazenaria os produtos da base de dados, e ao seleccionar um item a textbox automaticamente receberia o preço da base de dados na textbox. Já tens algum código ? Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
JoãoCarreiro Posted February 28, 2013 at 11:56 AM Author Report #497359 Posted February 28, 2013 at 11:56 AM Eu ainda estou no 11º ano, estou a estagiar, quanto ao fundo não sei o que se passa simplesmente apareceu assim depois de enviar :S Não tenho código porque o que pesquisei aparecia tudo em vb6 e há lá coisas que já não se aplicam no vb 2010 pelo que tive uma carrada de erros e apaguei o código. Desculpem-me se não percebo muito disto só que ainda o meu conhecimento de ligação à base de dados está muito curto sem ser enviar dados para a base de dados. Retirá-los de lá não sei, mas é algo que gostaria de saber
NunoDinis Posted February 28, 2013 at 01:26 PM Report #497374 Posted February 28, 2013 at 01:26 PM Basicamente é fazeres um select que percorre a tua base de dados e retorna os registos para onde quiseres. Para veres exemplos concretos , tens este link, que por acaso é o site de um dos membros do staff 🙂 Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
JoãoCarreiro Posted February 28, 2013 at 01:32 PM Author Report #497379 Posted February 28, 2013 at 01:32 PM Se possível responde-me à mensagem que te enviei pois utilizei o código desse website e tenho este erro: "Statement is not valid in a namespace" Na linha do form1_load
NunoDinis Posted February 28, 2013 at 01:40 PM Report #497380 Posted February 28, 2013 at 01:40 PM Mostra o teu código.. Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
JoãoCarreiro Posted February 28, 2013 at 01:57 PM Author Report #497383 Posted February 28, 2013 at 01:57 PM (edited) Imports System.Data Imports System.Data.OleDb Public Class Form1 Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load Dim ConnectionString As String = ("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\Database1.mdb") Using connection As New OleDbConnection(ConnectionString) Dim SQL As String = "SELECT Nome from Tabela1" End Using End Sub End Class Como referido eu não estou muito à vontade com conexão base de dados - vb :s Isto é tudo o que tenho até agora :S apenas a conexão e a recolha , apesar de nao saber se esta bem, estou com bastantes dificuldades em apresentar os resultados na combobox Edited February 28, 2013 at 03:03 PM by JoãoCarreiro
NunoDinis Posted February 28, 2013 at 03:07 PM Report #497390 Posted February 28, 2013 at 03:07 PM Se tirares a linha do SQL deixa de dar erro ? Temos que, primeiramente, verificar se a conexão está a ser efetuada. Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
JoãoCarreiro Posted February 28, 2013 at 03:33 PM Author Report #497392 Posted February 28, 2013 at 03:33 PM De momento já nao mostra mensagem de erro nao foi preciso de apagar nada, o código como esta atualmente tem tudo para funcionar?
NunoDinis Posted February 28, 2013 at 03:46 PM Report #497394 Posted February 28, 2013 at 03:46 PM Tens a base, que é a conexão à base de dados. Com o código abaixo consegues ir buscar os dados da BD. Dim connection As New SqlConnection("Server=PINHOSQLEXPRESS;Database=Teste;Trusted_Connection=True;") Dim query As String = "SELECT Nome FROM Clientes WHERE IDCliente = @ID" Dim command As New SqlCommand(query, connection) command.Parameters.Add("@ID", SqlDbType.Int).Value = 2 connection.Open() Dim reader As SqlDataReader = command.ExecuteReader() While reader.Read TextBox1.Text = reader.Item(0).ToString() End While connection.Close() Fonte: https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net/vb.net/poptextbox/ Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
JoãoCarreiro Posted February 28, 2013 at 04:07 PM Author Report #497396 Posted February 28, 2013 at 04:07 PM agora com esse código diz-me que a variável connection não esta declarada, mas eu declarei-a :o
NunoDinis Posted February 28, 2013 at 04:15 PM Report #497397 Posted February 28, 2013 at 04:15 PM Declara-a fora de qualquer evento. Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
JoãoCarreiro Posted February 28, 2013 at 04:20 PM Author Report #497399 Posted February 28, 2013 at 04:20 PM ao que parece tinha um ponto e virgula a mais no fim, tirei-o e ja aceito como declarada. contudo diz-me que o string nao pode ser convertido para sqlconnection. é isto que tenho na variavel connection Dim Connection As SqlConnection = ("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source=|DataDirectory|\Database1.mdb")
NunoDinis Posted February 28, 2013 at 09:09 PM Report #497448 Posted February 28, 2013 at 09:09 PM Coloca da forma que está na wiki.. Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
Luisveiga18 Posted March 1, 2013 at 01:10 PM Report #497521 Posted March 1, 2013 at 01:10 PM Acho que estes três artigos podem te ser úteis. https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net/asp.net/snippet/ligar_a_uma_bd_access/ https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net/csharp/access/ https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net/vb.net/access/
Recommended Posts