Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia pessoal!

Tenho uma dúvida, e se alguém me pudesse ajudar ficaria agradecido.

Foi pedido pela minha empresa que se realizasse um programa de calculo de orçamentos.

Eu tenho os dados numa base de dados em access, e precisava de fazer o conexão para o VB, mas ao contrario do que aprendi nas aulas, de ao escrever no programa os dados eram enviados para a base de dados, eu preciso de ir buscar dados à base de dados para apresentar no programa.

A intenção seria eu ter uma combobox e uma textbox à frente, a combobox armazenaria os produtos da base de dados, e ao seleccionar um item a textbox automaticamente receberia o preço da base de dados na textbox.

Se alguém me pudesse ajudar ficaria mesmo muito agradecido.

Posted

Até fiquei cansado de ler isto, tira esse fundo de texto 🙂

Eu tenho os dados numa base de dados em access, e precisava de fazer o conexão para o VB, mas ao contrario do que aprendi nas aulas, de ao escrever no programa os dados eram enviados para a base de dados, eu preciso de ir buscar dados à base de dados para apresentar no programa.

Não aprendeste a listar dados ? Estranho..

A intenção seria eu ter uma combobox e uma textbox à frente, a combobox armazenaria os produtos da base de dados, e ao seleccionar um item a textbox automaticamente receberia o preço da base de dados na textbox.

Já tens algum código ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Posted

Eu ainda estou no 11º ano, estou a estagiar, quanto ao fundo não sei o que se passa simplesmente apareceu assim depois de enviar :S

Não tenho código porque o que pesquisei aparecia tudo em vb6 e há lá coisas que já não se aplicam no vb 2010 pelo que tive uma carrada de erros e apaguei o código.

Desculpem-me se não percebo muito disto só que ainda o meu conhecimento de ligação à base de dados está muito curto sem ser enviar dados para a base de dados. Retirá-los de lá não sei, mas é algo que gostaria de saber

Posted

Basicamente é fazeres um select que percorre a tua base de dados e retorna os registos para onde quiseres.

Para veres exemplos concretos , tens este link, que por acaso é o site de um dos membros do staff 🙂

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Posted (edited)
Imports System.Data
Imports System.Data.OleDb
Public Class Form1
Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
 Dim ConnectionString As String = ("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\Database1.mdb")
 Using connection As New OleDbConnection(ConnectionString)
	 Dim SQL As String = "SELECT Nome from Tabela1"
 End Using
End Sub
End Class

Como referido eu não estou muito à vontade com conexão base de dados - vb :s

Isto é tudo o que tenho até agora :S apenas a conexão e a recolha , apesar de nao saber se esta bem, estou com bastantes dificuldades em apresentar os resultados na combobox

Edited by JoãoCarreiro
Posted

Tens a base, que é a conexão à base de dados.

Com o código abaixo consegues ir buscar os dados da BD.

Dim connection As New SqlConnection("Server=PINHOSQLEXPRESS;Database=Teste;Trusted_Connection=True;")
Dim query As String = "SELECT Nome FROM Clientes WHERE IDCliente = @ID"
Dim command As New SqlCommand(query, connection)
command.Parameters.Add("@ID", SqlDbType.Int).Value = 2
connection.Open()
Dim reader As SqlDataReader = command.ExecuteReader()
While reader.Read
 TextBox1.Text = reader.Item(0).ToString()
End While
connection.Close()

Fonte: https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net/vb.net/poptextbox/

ndsotware.org

Posted

ao que parece tinha um ponto e virgula a mais no fim, tirei-o e ja aceito como declarada. contudo diz-me que o string nao pode ser convertido para sqlconnection. é isto que tenho na variavel connection

Dim Connection As SqlConnection = ("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source=|DataDirectory|\Database1.mdb")