Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

Estou no 12º de Multimédia, e tenho de realizar a minha PAP.

Bem, o que pensei fazer, e foi aceite, foi um website, em php+mysql, sobre o "turismo" da minha terra, Murtosa.

Ou seja, a Murtosa tem 4 Freguesias, e tem bastantes Restaurantes, Cafés, Pensões, Edificios Municipais, etc.

Então a ideia era criar um site, em que haveria uma barra de pesquisa, e o utilizador poderia pesquisar por sitios, esta barra ao escrever, iria aparecer um menu drop down(con recurso a ajax), em que eu ao escrever por exemplo Em, em baixo apareceriam já os pontos com aqueles caracteres na base de dados (exemplo: Emigrante).

Depois, além desta pesquisa, queria que esta pesquisar fosse filtrada por Freguesias, e por Tipos. Pensei em criar um menu drop down ao passar o rato por cima do menu restaurantes, cafés, etc, em que por exemplo ao passar o rato por cima de restaurante, apareciam as freguesias, para clicar e pesquisar so restaurantes numa freguesia. até fácil, só select * from, e select * from *** where name like '%"feefwgf"%'...

A base de dados será esta:

http://dl.dropbox.com/u/46096897/Sem Título.jpg

Também vou criar uma tabela para usuários, para quem está logado poder adicionar novos sitios.

Agora, eu preciso de ajuda em criar a base de dados, não sei bem como fazer com o campo de imagem.. Só quero ter uma imagem por sitio, o melhor será guardar a imagem no base de dados, certo?

Ao criar o form para introduzir um novo sitio, como faço para a imagem que for feito o upload seja renomeada para o mesmo nome que foi dado para o sitio?

Exemplo:

Sitio: Café Porto

Imagem: 123.jpg

imagem será renomeada para café porto.jpeg. Porque depois, ao pesquisar por este café, como é que será possivel, por exemplo, aparecer o nome do café, e uma miniatura da imagem? E só depois ao clicar no café, é que abre o café com os contactos todos, e a morada?

Algumas ideias/ajudas?

Cumps.

• Replies 107
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Agora, eu preciso de ajuda em criar a base de dados, não sei bem como fazer com o campo de imagem.. Só quero ter uma imagem por sitio, o melhor será guardar a imagem no base de dados, certo?

Eu guardo na BD o caminho, podendo sequer nem ter que ter mais um campo. Posso atribuir o nome da imagem à chave primária da tabela.

Ao criar o form para introduzir um novo sitio, como faço para a imagem que for feito o upload seja renomeada para o mesmo nome que foi dado para o sitio?

Fazes assim:

if ($_FILES) {
if($_FILES['image'] && $_FILES['image']['size'] > 0){
 $ori_name = $_FILES['image']['name'];
 $tmp_name = $_FILES['image']['tmp_name'];
 $src = imagecreatefromjpeg($tmp_name);
 list($width,$height)=getimagesize($tmp_name);
 $newwidth=100;
 $newheight=($height/$width)*100;
 $tmp=imagecreatetruecolor($newwidth,$newheight);
 //vai buscar a extensao da imagem
 $extensao = explode(".", $ori_name);
 //echo $extensao[0]; //resto da imagem, da lugar ao id
 //echo $extensao[1]; // extensao
 imagecopyresampled($tmp,$src,0,0,0,0,$newwidth,$newheight,$width,$height);
 $filename = "images/".$_POST['id'].'.'.$extensao[1]; //concatena id com a extensao
 imagejpeg($tmp,$filename,100);
 $picture = "images/".$_POST['id'].'.'.$extensao[1]; //concatena id com a extensao
 imagedestroy($src);
 imagedestroy($tmp);
}
}

Nota que estou a redimensionar a imagem, se não quiseres retiras o código que se encarga dessa operação.

imagem será renomeada para café porto.jpeg. Porque depois, ao pesquisar por este café, como é que será possivel, por exemplo, aparecer o nome do café, e uma miniatura da imagem? E só depois ao clicar no café, é que abre o café com os contactos todos, e a morada?

Que tipo de pesquisa ? Em tabela ou que auto-completa à medida que vais digitando ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Posted

Olá Amigo,

Eu sou de Ovar, caso precises de ajuda avisa 😉

Em relação as tuas questões tu na base de dados só vais guardar o URL (o link) de onde está a imagem, isto é, no formulário PHP vais enviar a tua imagem para uma pasta no servidor e enviar essa localização para a Base de Dados.

Em relação ao renomear já te foi explicado, quando tiveres a enviar a imagem para o servidor podes alterar o nome e muito mais. 🙂

Bom trabalho!!!

Posted

Obrigado desdejá pela ajuda!

Então, o melhor será começar por criar as tabelas no phpmyadmin..

Eu criei o campo imagem como mediumbloob, então vou apagar tudo, e criar de novo. Assim sendo, a bd só irá contar mesmo o nome do directório. Crio um campo para imagem ou não? Ou seja, a imagem ao fazer upload é renomeada para o nome do ponto, e irá ser posta em /images , para depois ao pesquisar por aquele ponto, aparecer a imagem. O que queria era que aparecesse só mesmo a imagem em pequeno, e depois ampliava . Vi este script que parece fazer o que quero:

http://lokeshdhakar.com/projects/lightbox2/

Então agora ajuda para criar as tabelas. Será algo assim:

Freguesias

id_freguesia

nome_freguesia

Pontos

id_ponto

nome_ponto

contacto

horário

morada

id_freguesia

id_tipo

imagem

coordenadas

tipo

id_tipo

nome_tipo

Cumps

Posted

Eu criei o campo imagem como mediumbloob, então vou apagar tudo, e criar de novo. Assim sendo, a bd só irá contar mesmo o nome do directório. Crio um campo para imagem ou não? Ou seja, a imagem ao fazer upload é renomeada para o nome do ponto, e irá ser posta em /images , para depois ao pesquisar por aquele ponto, aparecer a imagem.

Se associares o nome da imagem a um id (que seja chave-primária) não é necessário um campo imagem.

Para já as tabelas parecem-me bem. Tens as relações bem feitas ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Posted (edited)

Se associares o nome da imagem a um id (que seja chave-primária) não é necessário um campo imagem.

Para já as tabelas parecem-me bem. Tens as relações bem feitas ?

mas eu acho que vou criar o campo imagem, para me organizar melhor. vou criar as tabelas todas de novo, só uma coisa, o campo imagem, fica em varchar?

e outra coisa, estou com problemas em criar as relacoes no php my admin .. nao consigo mudar a storage engine para innodb , não me aparece essa opção..

Também vou criar uma tabela para usuarios

usuarios

id_usuario

nome_usuario

senha_usuario

esta tabela terá apenas um usuário, pois não faz sentido uma pessoa se poder registar, servirá apenas para o admin fazer login para adicionar novos pontos. ou seja a parte com o form para introduzir um novo sitio, irá ser só visivel para quem tiver logado.

Edited by austinmrs
Posted

Está bem, isso já é contigo 🙂

Sim, pode ficar.

Estás a ir às operações dentro de uma tabela ? Se sim, deveria aparecer.. e já agora, porque queres mudar ?

eu usava o mysql na linha de comandos, ou seja para criar relações usava o comando references , e agora aqui estou com dificuldados em criar as relações entre as tabelas.

Posted

não.. sabes de algum servidor free que seja porreiro?

Pelo que sei esse é porreiro, dentro do possível..

é que não queria usar local, pois assim na apresetação teria de ir lá antes instalar etc.. assim ficava tudo alojado, era mais simples

instalar o quê ? Pôr o apache e o mysql a correr não é instalar nada 🙂

ndsotware.org