Jump to content

[Resolvido] [Problema]Ubuntu dualboot Windows7

Recommended Posts

Posted

Olá a todos,

Não sei se alguem tem o mesmo problema que eu ou se já existe um topico sobre este problema, mas necessito de saber como posso instalar o ubuntu sem danificar o boot do windows, cada vez que tento instalar em dualboot fico sempre sem poder entrar no windows. Será que na tabela de partiçoes tenho q por o 'mount point' no Windows? Eu ponho sempre na partição do Ubuntu :s

Agradecia ajuda e obrigado.

fteixeria1993

Posted

Como é que estás a fazer?

Eu fiz isto na semana passada e quando me preparava para ter algumas dores de cabeça, descobri o Wubi e foi muito simples. 😛

Wubi é Windows-based Ubuntu Installer

1-Fazes download do Installer;

2- Certificas-te que tens espaço livre em disco;

3- Em ambiente Windows arrancas com o installer e configuras onde queres colocar a tua partição, de que tamanho, que distro e etc e tal;

4- Reinicias a máquina e a instalação segue no Ubuntu;

A gestão das partições fiz na caixa de diálogo do installer, mas também experimentei instalar noutro disco e correu lindamente.

Neste momento tenho Win7 e Ubuntu a correr e ambos muito estáveis;

Foi o dual boot mais fácil que fiz até hoje 🙂

Se te pareceu complicado é porque eu não soube explicar bem. 😕 Vê aqui para um passo a passo com imagens!

A não ser que estejas à procura de outra solução. Quando estou em Windows também tenho a VirtualBox com o CentOs 6.3 o que acho muito útil quando quero os dois Sistemas Operativos a correr em simultâneo.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Posted

Como é que estás a fazer?

Eu fiz isto na semana passada e quando me preparava para ter algumas dores de cabeça, descobri o Wubi e foi muito simples. 😛

Wubi é Windows-based Ubuntu Installer

1-Fazes download do Installer;

2- Certificas-te que tens espaço livre em disco;

3- Em ambiente Windows arrancas com o installer e configuras onde queres colocar a tua partição, de que tamanho, que distro e etc e tal;

4- Reinicias a máquina e a instalação segue no Ubuntu;

A gestão das partições fiz na caixa de diálogo do installer, mas também experimentei instalar noutro disco e correu lindamente.

Neste momento tenho Win7 e Ubuntu a correr e ambos muito estáveis;

Foi o dual boot mais fácil que fiz até hoje 🙂

Se te pareceu complicado é porque eu não soube explicar bem. 😕 Vê aqui para um passo a passo com imagens!

A não ser que estejas à procura de outra solução. Quando estou em Windows também tenho a VirtualBox com o CentOs 6.3 o que acho muito útil quando quero os dois Sistemas Operativos a correr em simultâneo.

Eu consigo instalar na boa, mas queria instalar sem ser via wubi :O, com o wubi eu sei que funciona. Mas eu já tive ubuntu e win7 em dualboot e slackware dualboot win7/vista e neste momento nao consigo devido ao boot do windows e sempre instalei por cd/pen dando boot pelos mesmo.

Mas obrigado pela ajuda 🙂 , terei q instalar pelo wubi 🙂 .

cumps,

fteixeira1993

• 2 months later...
Posted

É estranho relatares problemas com o dual-boot windows+Ubuntu, porque normalmente o Ubuntu até é bastante bom a criar configurações dual-boot. Desde que não faças muitas ginásticas com as partições, porque se fizeres corres o risco de o Grub se espetar ao comprido e não conseguir encontrar o ficheiro de configuração...

JJ

Posted

Concordo com o João Jerónimo. De qualquer modo, podias sempre ter aberto o /etc/grub.d/40_custom e adicionavas uma entrada para o Windows 7 aí, directamente (como tu sabes o teu layout de partições, não seria complicado) com chainloading.

Depois é só update-grub e já está.

Aproveita que estás com o Linux Mint instalado para ver como ele configurou o GRUB, que assim já sabes o que fazer da próxima vez.

Posted

Estavam a falar do WUBI mas ele foi removido na nova versão do Ubuntu!

Enquanto ele se mantiver fácil de instalar por uma pen, não acho que seja uma grande crise. As instruções do site são soberbas, mesmo para newbies (acho). O WUBI era susceptível de levar a um vício do facilitismo que não é muito saudável. 🙂

Knowledge is free!

Posted

Enquanto ele se mantiver fácil de instalar por uma pen, não acho que seja uma grande crise. As instruções do site são soberbas, mesmo para newbies (acho). O WUBI era susceptível de levar a um vício do facilitismo que não é muito saudável. 🙂

Sim, eu pessoalmente nunca usei o WUBI e desde de 2008 não instalo Ubuntu, mas lembro me de ser relativamente mais fácil que o Windows.

Já o Arch não se pode dizer o mesmo aos newbies 😉

Posted

Sim, eu pessoalmente nunca usei o WUBI e desde de 2008 não instalo Ubuntu, mas lembro me de ser relativamente mais fácil que o Windows.

Exacto. A única questão que se pode colocar aos newbies é acerca do boot através da pen. Muitos não sabem que isso é possível, e quando sabem que é não sabem como se faz. Mas aprende-se rápido. A partir daí, o Ubuntu oferece um ambiente gráfico de instalação muito bom, assim como outras distros da família.

Já o Arch não se pode dizer o mesmo aos newbies 😉

Ui, isso já é um caso à parte 😄

Knowledge is free!

Posted (edited)

Concordo com o João Jerónimo. De qualquer modo, podias sempre ter aberto o /etc/grub.d/40_custom e adicionavas uma entrada para o Windows 7 aí, directamente (como tu sabes o teu layout de partições, não seria complicado) com chainloading.

Depois é só update-grub e já está.

Aproveita que estás com o Linux Mint instalado para ver como ele configurou o GRUB, que assim já sabes o que fazer da próxima vez.

Obrigado pela dica @pwseo, mas acho que agora vou-me ficar pelo mint. Estou a curtir bastante dele e até agora não tenho razão de queixa 😄 .

Já dei um olhinho em algumas distros e tou a gostar bastante do mint, outra distro que tambem curti foi o openSUSE, não sei o que acham dele mas eu até curti tirando a parte de não ter conseguido usar o micro lá 😞.

Com o lilo do Slackware acontece-me o mesmo problema que no Ubuntu 😞, mas por agora paro no mint que estou a achar muito bacano ^.^

cumps,

Blaster360

p.s. (tambem tentei fazer o que disseste mas o boot do meu windows continuou morto, peço desculpa pela edição)

Edited by fteixeira1993
  • 4 weeks later...
Posted

Boa noite Ppl

De á uns anitos para cá que optei por usar o ubuntu, e nunca tive problemas com o dual boot para o caso de uma emergencia de ter de uzar o windows para algum programa.

Quando comprei um HP que ainda tenho no momento o dual Boot começou-me a dar problemas. Penso que principalmente devido á bios do pc.

A unica solução que me resolveu o problema foi em vez do grub do ubuntu controlar o arranque fazelo com o dual boot do windows 7

O programa é o EasyBCD e é instalado no windows fazendo uma pesquisa no google fazilmente se encontra o tutorial que segui 41407-dual-boot-windows-7-and-xp-the-easybcd-way-in-4-steps

Espero que ajude abraço

Posted

Boa noite Ppl

De á uns anitos para cá que optei por usar o ubuntu, e nunca tive problemas com o dual boot para o caso de uma emergencia de ter de uzar o windows para algum programa.

Quando comprei um HP que ainda tenho no momento o dual Boot começou-me a dar problemas. Penso que principalmente devido á bios do pc.

A unica solução que me resolveu o problema foi em vez do grub do ubuntu controlar o arranque fazelo com o dual boot do windows 7

O programa é o EasyBCD e é instalado no windows fazendo uma pesquisa no google fazilmente se encontra o tutorial que segui 41407-dual-boot-windows-7-and-xp-the-easybcd-way-in-4-steps

Espero que ajude abraço

Olá 🙂 ,

Eu conheço e já utilizei, mas como nunca tive que usar nada para alem do grub para dualboot começou-me a fazer "comichão" o facto de não o conseguir -.- pois há coisa de 2 anos deixei de conseguir ter dualboot com qualquer linux (dos que conhecia ubuntu e slackware), entretanto experimentei o linux mint e desde há uns meses para cá não quero mais nada xD, curto bastante do cinnamon ^.^.

cumps,

fteixeira1993

Posted

Neste momento mantenho dual boot com win7 e Ubuntu no pc fixo, mas entretanto coloquei o meu porttatil com Fedora18 & Win7, tendo o arranque controlado pelo Grub.

Estou a gostar bastante do Fedora e até me parece bem mais estável do que o ubuntu (se bem que são máquinas diferentes).

Mas é verdade que andei um pouco às cabeçadas com as partições antes de conseguir instalar como queria. Mas agora estou praticamente só a trabalhar em Linux e estou absolutamente fã do fedora.

ps.: Antes de me decidir pelo Fedora18 experimentei o Debian que funcionou tipo.....like a a Rock!! Mas eu estava à procura de um pouco mais de emoção;)

Também instalei o Cinnamon desktop em cima do Ubuntu e pareceu-me bem. Na próxima experiência que fizer no fixo será para colocar o Mint.

Cumprimentos,

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...