Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

jpleitao

[Android] Webservice JAVA + SQLite + App

Mensagens Recomendadas

jpleitao

Boas pessoal, a ver se me conseguem ajudar/tirar aqui uma duvida

Comecei a desenvolver à pouco tempo para android. O meu objectivo neste momento é desenvolver uma simples app que apanhe dados de uma BD online, para que possa ser usada por mais que um dispositivo.

O que já consegui fazer foi uma app integrada com SQLite localmente que lista os dados numa ListView. Até aqui tudo bem.

Agora...para meter os dados online é que vem a duvida.

Tenho de criar um webservice, preferencialmente RESTful com ligação ao SQLite e depois a APP consegue fazer os GET,POSTs e etc?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Crias um webservice que leiam os dados de alguma BD ou ficheiro, depois existem formas de consumir o webservice, como XML e JSON.

Pessoalmente, tenho tratado os dados em PHP, e na aplicação chamo esse mesmo ficheiro (que lê os métodos POST E GET).

No tópico abaixo dei um exemplo, verifica: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/58926-android-e-web-como-ligar-tablet-a-web-service/

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpleitao

Obrigado.

Entrentanto ao tentar criar um webservice Restfull (com o Netbeans) a partir da base de dados (SQLite), o wizard diz-me que a tabela não tem primary key (quando tem).

Alguem já passou por este problema?

Em resposta à minha própria pergunta: Actualizar o driver (jar) do Sqlite a usar (Já funciona)

Editado por jpleitao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpleitao

Ainda em relação a este tópico, como é que os programadores de Android normalmente fazem para aceder/usar bases de dados externas:

1. Usam um webservice ligado a uma BD robusta (MSSQL /MySQL, etc) e passam a informação necessária para uma BD local no dispositivo (SQlite) de forma ao acesso ser mais rápido.

2. Usam um webservice ligado logo ao SQLite, que fornece os dados, quando pedidos, ao dispositivo

3. Outra (qual?)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.