Jump to content

LP's mais usadas pelos utilizadores do p@p  

36 members have voted

1. 1. Qual as linguagens que mais gostam?

• C
      16
    • C++
      10
    • Java
      12
    • Haskell
      4
    • Pascal/Object Pascal/Delphi
      9
    • Python
      7
    • Visual Basic / Visual Basic .NET
      7
    • Assembly
      4
    • Perl
      2
    • Ruby
      2
    • PHP
      10
    • ASP / ASP.NET
      6
    • C#
      15
    • ADA
      0
    • O-Camel
      0
    • Objective-C
      2
    • LUA
      1
    • Prolog
      1
    • Lisp & Scheme
      2
    • D
      2
  2. 2. Qual as linguagens que mais utlizam?

• C
      11
    • C++
      9
    • Java
      11
    • Haskell
      2
      7
    • Python
      3
      6
    • Assembly
      2
    • Perl
      2
    • Ruby
      1
    • PHP
      12
    • ASP / ASP.NET
      6
    • C#
      12
    • Ada
      0
    • O-Caml
      0
    • Objective-C
      3
    • LUA
      1
    • Prolog
      0
    • Lisp & Scheme
      0
    • D
      0
  3. 3. Quais as LP's com as quais já tomou conhecimento, mesmo que não aprecie ou não utilize regularmente?

• C
      20
    • C++
      16
    • Java
      21
    • Haskell
      9
      15
    • Python
      14
      15
    • Assembly
      15
    • Perl
      9
    • Ruby
      7
    • PHP
      23
    • ASP / ASP.NET
      14
    • C#
      16
    • Ada
      0
    • O-Caml
      0
    • Objective-C
      8
    • LUA
      5
    • Prolog
      9
    • Lisp & Scheme
      7
    • D
      3

Recommended Posts

Posted (edited)

Qual é a LP mais usada pelos utilizadores do P@P.

Qual é a linguagem que os utilizadores do P@P mais gostam.

Sei que faltam muitas linguagens mas só dá par por 20.

A pedido do Thoga31, adicionada a pergunta "Quais as LP's com as quais já tomou conhecimento, mesmo que não aprecie ou não utilize regularmente?"

Edited by staff
Posted

Faltou-te bash scripting e MS-DOS (cmd.exe) scripting.

Faltou-te PowerShell

Faltou-te SQL

HTML nao é uma linguagem ... mas pronto 🙂

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted (edited)

Faltou-te bash scripting e MS-DOS (cmd.exe) scripting.

Faltou-te PowerShell

Faltou-te SQL

HTML nao é uma linguagem ... mas pronto 🙂

Entre tantas linguagens que te podias lembrar, foste logo para scripting em linhas de comandos e afins, eheh 😄

Mais LP's e pequenos pormenores: Ada, O-Caml, Lua, adicionar JS ao Java, juntar Pascal com Object Pascal e acrescentar Delphi, Objective-C, Prolog, Lisp & Scheme, Matlab, Logo, D, R... 😉

Para variar, poder-se-ia ter acrescentado a questão "Quais as LP's com as quais já tomou conhecimento, mesmo que não aprecie ou não utilize regularmente". Sempre dava uma ideia não só das preferências mas também dos conhecimentos em geral.

E esta questão já foi levantada mais vezes, anteriormente.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Entre tantas linguagens que te podias lembrar, foste logo para scripting em linhas de comandos e afins, eheh 😄

Sao as que eu uso todos os dias!

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted (edited)
Mais LP's e pequenos pormenores: Ada, O-Caml, Lua, adicionar JS ao Java, juntar Pascal com Object Pascal e acrescentar Delphi, Objective-C, Prolog, Lisp & Scheme, Matlab, Logo, D, R... 😉

Delphi é apenas uma RAD (acho que é assim que se escreve) para a linguagem Object Pascal.

Para variar, poder-se-ia ter acrescentado a questão "Quais as LP's com as quais já tomou conhecimento, mesmo que não aprecie ou não utilize regularmente". Sempre dava uma ideia não só das preferências mas também dos conhecimentos em geral.

Até posso acrescentar se quiserem.

E esta questão já foi levantada mais vezes, anteriormente.

Esta questão já pode ter sido feita muitas vezes mas as perguntas deste tipo que eu encontrei aqui no P@P foi referente a dados externos e eu gostava de ver dados actualizados e dados apenas da comunidade do P@P

Edited by Orgon
Posted (edited)

Delphi é apenas uma RAD (acho que é assim que se escreve) para a linguagem Object Pascal.

Não. Existe uma grande confusão e um grande debate acerca das denominações das variantes do Pascal. Aquela que costuma ser a mais aceite e que na minha opinião é a que faz mais sentido é esta:

• Standard Pascal - a versão original de 1971
  • Pascal (ou Extended Pascal) - a versão actual do Pascal, sem OOP.
  • Object Pascal - a versão Extended com OOP.
  • Delphi - Object Pascal com tudo o que é necessário à criação de GUI's.

Eu faço programas em Object Pascal sem ser num GUI. GUI e OOP são coisas distintas, e no mundo do Pascal assim o é - batatas e cebolas são diferentes, apesar de ambas virem da terra.

Um RAD é um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações. Podes desenvolver aplicações GUI com o Free Pascal, a única diferença em relação aos ambientes RAD, como o Delphi ou o Lazarus (Lazarus não é uma linguagem como já chegeui a ouvir!), é que tens de bater o código todo à mão, enquanto que no RAD é o sistema drag-and-drop com geração automática de boa parte do código referente ao GUI.

thoga: Java e JS são linguagens completamente diferentes, não faz sentido nenhum juntá-las.

Expressei-me mal, não era acrescentar as duas LP's num ponto, estava a dizer "acrescentar" do sentido de "para além de". Ou seja, para além de Java, colocar na lista JS. 🙂

Até posso acrescentar se quiserem.

Coloca, acho que seria interessante confrontar os dados entre conhecimento, uso e preferência. São 3 pontos que podem ser distintos. Exemplo hipotético: eu conheço umas 10 LP's, gosto mais de C# e Perl, mas uso mais PHP e C/C++.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted (edited)
Lazarus não é uma linguagem como já chegeui a ouvir!

lool! Essa tem piada é como o turbo pascal e o free pascal tambem serem linguagens. Quem diz isso são pessoas que não teem curiosidade em pesquisar sobre isso.

Mas tanto o Delphi como o Lazarus usam object pascal como linguagem (I think) pelo menos é o que dizem nas escolas.

Expressei-me mal, não era acrescentar as duas LP's num ponto, estava a dizer "acrescentar" do sentido de "para além de". Ou seja, para além de Java, colocar na lista JS.

Pois mas deixa estar, já não dá para adicionar mais.

Edited by Orgon
Posted (edited)

lool! Essa tem piada é como o turbo pascal e o free pascal tambem serem linguagens. Quem diz isso são pessoas que não teem curiosidade em pesquisar sobre isso.

Mas tanto o Delphi como o Lazarus usam object pascal como linguagem (I think) pelo menos é o que dizem nas escolas.

Uma coisa que, infelizmente, tenho vindo cada vez mais a constatar é que nem tudo aquilo que é dito nas escolas, universidades e institutos politécnicos, entre outros, é verdade.

Há sítios em que se diz que o melhor compilador de Pascal é o PZim. Lamentavelmente, os alunos, que desconhecem, acreditam, e começam depois a papaguear o que lhes é dito, como "o Pascal é limitado". Enfim.

Puseste a última questão sem opção múltipla, e é aquela onde pretendo fazer mais cliques 😄

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

E é pena não haver mais investimento nela por parte da comunidade de programadores. Acho que seria a excelente alternativa ao C. Ou melhor, seria o bom sucessor do C. 🙂

Mas claro que há todas as questões inerentes a isto e que inviabilizam, pelo menos para já, tal passo.

Knowledge is free!

Posted (edited)

Tambem quero dar uns "toques" em D e outas LP's quando tiver mais tempo, talvez nas férias de verão.

Experimenta também um pouco o Paradigma Funcional, não te fiques só pelo Imperativo/Estruturado 😉

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Noutro dia refiz o curriculum, para que a nível interno a empresa tivesse ideia das competências que o pessoal cá dentro tem. Dei-me ao trabalho de detalhar as linguagens de programação 😄 mesmo assim esqueci-me do Assembly 😛 Só me lembrei dela ao ver este post.

Aqui à atrasado dei uma perninha em Lua, e achei aquilo muito interessante, sobretudo pela capacidade de usar vários paradigmas. Parece-me uma linguagem interessante, sobretudo para aprendizagem.

Posted

Ocorreu um erro ao editar a votação e os resultados ficaram a 0, apesar de estar indicado que 17 membros votaram.

Não "re-votem", estamos a tentar recuperar os votos. Caso não consigamos, então iremos de pedir a vossa boa-vontade em re-votar. 🙂

Knowledge is free!