Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

bluedark

Ajuda caso de usos e diagrama de classes

Recommended Posts

bluedark

Boa tarde,

Antes de mais não sei se é o sítio correto par postar esta dúvida!!!

Preciso de resolver o seguinte exercício utilizando um caso de um usos e diagrama de classes:

"O vendedor de uma loja de eletrodomésticos, ao efetuar uma venda, encaminha o cliente para o caixa para a realização do pagamento do eletrodoméstico adquirido. Independentemente da forma de pagamento, o caixa deve verificar, se o cliente não consta do SPC (Sistema de roteção ao crédito). Após ter recebido o pagamento do cliente, o caixa deve emitir a nota fiscal ao consumidor. É efetuada a baixa no estoque ao final do dia. No final do mês o vendedor deve emitir um relatório de vendas realizadas para o gerente da loja."

1- Fazer o caso de uso mencionando apenas o fluxo principal e os caminhos alternativos:

- Proposta de resolução feita por mim:

Fluxo principal:

1- Verificar se cliente inscrito no SPC (A1, A2);

2- Recebe pagamento do cliente;

3- Emite nota fiscal ao cliente;

4- Vendedor dá baixa de stoque;

5- Vendedor emite relatório de vendas;

6- Fim de caso de uso.

Caminhos alternativos:

A1- Se cliente inscrito no SPC:

1.1- Vai para o ponto 2.

A2- Se cliente não inscrito no SPC:

1.2- Inscreve cliente no SPC;

1.3- Vai para o ponto 2.

2- Diagrama de classes?

Preciso de ajuda aqui com algumas propostas....

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- O caso de uso que resolvi está correto? acrescentavam alguma coisa? novas soluções?

- Ajuda no diagrama de classes algumas soluções pff!!!!

Obrigado,

Bluedark

Fluxo

Share this post


Link to post
Share on other sites
HappyHippyHippo

porque razão criaste este tópico em programação gráfica ?

ps : já alterado por um moderador

-------

eu não considero que exista 2 casos alternativos no ponto 1, um é o caso principal e o outro é o alternativo

agora, o ponto 4 e 5 não faz parte do caso de uso de uma venda, são na realidade outros casos de uso diferentes do descrito (nota que é mesmo especificado que um é só no fim do dia e o outro é no fim do mês)

-------

diagrama de classes :

tenta descobrir o que se pode de chamara de unidades de informação distintas.

ex : funcionário, cliente, produto, etc ...

Edited by HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Share this post


Link to post
Share on other sites
Rui Carlos

Tópico movido.


Acho um pouco estranho o ponto 5 do caso de uso. Nunca estudei o assunto, pelo que posso estar a dizer alguma asneira, mas a intuição levava-me a colocar o ponto 5 num caso de uso diferente.

Quanto às classes, que entidades tens no problema? (Cliente, Produtos, Venda, SPC, etc.)

Share this post


Link to post
Share on other sites
bluedark

Desde já o meu obriagado,

Então segundo as vossas opiniões seria assim:

Fluxo principal:

1- Verificar se cliente inscrito no SPC (A1);

2- Recebe pagamento do cliente;

3- Emite nota fiscal ao cliente;

4- Fim de caso de uso.

Caminhos alternativos:

A1- Se cliente não inscrito no SPC:

1.1- Inscreve cliente no SPC;

1.2- Vai para o ponto 2.

Assim estaria correto o caso de uso???

Diagrama de classes:

http://imageshack.us/photo/my-images/547/dclasse.png/

Algumas sugestões?

Obrigado,

Edited by bluedark

Share this post


Link to post
Share on other sites
HappyHippyHippo

Algumas sugestões?

estuda melhor sobre o que é um diagrama de classes, estas ainda longe do que seria esperado


IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.