Jump to content

Soluções Open-Source vs Microsoft


bossman

Recommended Posts

Boa tarde,

Eu estou no meu ultimo ano de curso de Eng. Informática e o meu projecto será: "Soluções Open-Source vs Microsoft. E abri este tópico para me ajudarem a identificar software open-source. Inicialmente irei fazer uma lista o mais completa possivel com software open-source em alternativa a softwares pagos. Mais tarde, irei fazer uma aplicação que ajude um utilizador a escolher um software open-source dependendo das suas necessidades. Portanto, inicialmente peço-vos ajuda para me dizerem todos os softwares grátis que conhecam para eu enriquecer a minha base de dados.

Agradeço a ajuda

Edited by bossman
Link to comment
Share on other sites

então terás de dizer o que acabei de dizer.

e só para demonstrar, da-lhe este link (lista de projectos no sourceforge resultantes da pesquisa pela palavra windows) :

http://sourceforge.net/directory/os:linux/freshness:recently-updated/?q=windows

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

:facepalm:

Pois mas quem intitulou o projecto foi o meu professor, porque foi ele que iniciou o projeto

Good Lord...

E porque não "Open Source vs Mac OS"? Nessa linha de pensamento é o mesmo. Esse título não faz o mínimo sentido...

Comparar alhos com bugalhos parece-me um projecto interessante. Isso são coisas tão distintas...

a) Windows vs Mac OS vs GNU/Linux e outros;

b) Open-source vs closed-source

c) Pago vs gratuito

Repara na confusão que aí reina: está-se a comparar um OS (ponto a) com software open-source (ponto b), assumindo que todo o closed-source é pago (pontos b e c).

Recomendo uma profunda mudança nesse título... e quiçá de algumas guidelines.

Pois mas se reparares nessa lista que me deste, tudo bem que tem windows no nome mas nada garante que foi a Windows que desenvolveu

Ahh... programas desenvolvidos pela Windows? Enfim...

E que tal programas desenvolvidos pela Microsoft?

Mas afinal no que se baseia esse projecto? Ainda não consegui entender, sinceramente...

Querem comparar software open-source com software da Microsoft?

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa o erro foi meu, não é Windows mas sim Microsoft. Não, aqui ninguem está a comparar software open-source com software da Widnows.

E voltas a cometer o erro... toma atenção ao que escreves.

O objectivo é arranjar aletrnativas gratuitas a softwares, podendo este possuir menos funcionalidades mas é gratuito

Ou seja, pretendem encontrar alternativas a softwares como o Office e analisá-lo de forma a saber se é uma alternativa "viável" (à falta de melhor palavra, dentro de "viável" estou a incluir uma panóplia de critérios).

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

O teu trabalho nao sera' antes as alternativas Open-Source ao Software feito pela a Microsoft??

E' que eu ainda acho o titulo um pouco "absurdo", mas isso sou eu.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao titulo do projeto, este nao foi sugerido por mim mas sim pelo meu professor como já expliquei anteriormente

Isso não significa que não dialogues com ele na medida em ponderar se esse é o título ideal. Como estás a ver, o título, mesmo com a alteração de "Windows" para "Microsoft", é muito susceptível de gerar confusão entre os leitores. Não é claro o objectivo do projecto com um título desses, e o título deveria indicar bem qual é esse objectivo. Um título que gera confusão e dúvida é, em qualquer circunstância, um mau título.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

a minha opinião ?

uma discussão open source vs Microsoft é completamente estéril :

tanto existem soluções open source para sistemas Microsoft assim como não se vê a Microsoft a fazer nada para eliminar sistemas open source para o seu sistema.

conclusão : o teu projecto de fim de curso vai ser muito pequinininho ...

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

Pode ser como pode não ser.. Posso fazer uma coisa superficial como posso fazer algo muito aprofundado. Mas também o projecto é só de 3 meses e para não falar das outras cadeiras que tenho que ocupam algum tempo, logo o projecto não será algo muito grande. De inicio terá de ser algo simples e eficaz e talvez mais tarde (talvez em mestrado) aprofundar ao máximo

Link to comment
Share on other sites

Sim eu compreendo que o titulo gere alguma confusão como já verifiquei. Falarei o mais cedo possivel com o meu professor para se alterar para um titulo menos susceptível a confusões. Mas agradeço desde já as vossas opiniões e ajuda 🙂

@bossman tens mesmo de esclarecer isso porque não faz qualquer sentido. A Microsoft tem vários produtos open-source e participa em inúmeros projectos open-source.

Lá por isso vir de um professor universitário não quer dizer que esteja correcto ... alias, até acredito pela forma como foi apresentado, que seja um teste 😛

Link to comment
Share on other sites

Existe um site que faz uma coisa semelhante, mas populado socialmente:

http://alternativeto.net

Não restringe software open-source, apenas dá as alternativas ao software que lhe passares, mas...

... tem um API que te permite filtrar as alternativas open source para um determinado software.

*ba dum tss*

EDIT: Só vi agora a resposta do @pwseo. My bad.

Edited by KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Link to comment
Share on other sites

Não me parece que uma análise da viabilidade de usar exclusivamente software open-source em diversos cenários onde tipicamente se usa software pago (não necessariamente MS, mas em alguns casos até se podia ficar por aqui), seja algo absurdo. Acho que há muito a dizer sobre o assunto (alternativas, aceitação das mesmas por parte dos utilizadores, custos, problemas de interoperabilidade, critérios para analisar a viabilidade das alternativas, etc.). Apesar de isto sair um pouco do que se foca num curso de Eng. Informática, penso que dá tirar alguma coisa daqui. (E sim, eu sei que já há outros estudos do género.)

Concordo que fazia mais sentido falar em Closed-Source, mas se se quiser focar em software de produtividade, o que temos é efectivamente a MS e os outros. No caso do Exchange ou do IIS, também penso que a MS é a alternativa mais significativa às soluções open-source.

Obviamente que se o objectivo pré-definido for simplesmente chegar à conclusão de que o open-source é que é fixe, e que o software MS não presta, não é de esperar grande coisa do trabalho.

Link to comment
Share on other sites

é claro que o objectivo não é chegar ao fim e dizer "open-source é que ta na moda".. Nao. O objectivo é no fim do projecto possuir uma base de dados o maior possivel com alternativas open-source a SW pago. É claro que o SW pago genericamente é melhor, ou possui mais funcionalidades. Mas em caso de alguns utilizadores/empresas, que não utilizam todas as funcionalidades do SW que estão a pagar, talvez um open-source seja mais viável em relação às suas necessidades. É claro que há sempre a negação à mudança, porque os utilizadores estão habituados aquele SW e qualquer outro que venha não presta porque é diferente e "aquele menu" não se encontra no mesmo sitio. Mas é tudo uma questão de hábito, e com o tempo de crise que estamos a passar, penso que qualquer corte numa despesa seria sempre bem vinda. Mas voltando ao assunto do projecto final, será por exemplo uma aplicação em que uma empresa diga por exemplo: "quero um SW de gestão, que possua X ferramentas, que permita criar X utilizadores, que permita o controlo total na base de dados, etc, etc.." Com base nestes "parametros de entrada" por assim dizendo, a aplicação devolveria o(s) SW(s) mais adequada ao cliente com uma breve descrição do mesmo

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.