Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

bossman

Soluções Open-Source vs Microsoft

Mensagens Recomendadas

bossman

Boa tarde,

Eu estou no meu ultimo ano de curso de Eng. Informática e o meu projecto será: "Soluções Open-Source vs Microsoft. E abri este tópico para me ajudarem a identificar software open-source. Inicialmente irei fazer uma lista o mais completa possivel com software open-source em alternativa a softwares pagos. Mais tarde, irei fazer uma aplicação que ajude um utilizador a escolher um software open-source dependendo das suas necessidades. Portanto, inicialmente peço-vos ajuda para me dizerem todos os softwares grátis que conhecam para eu enriquecer a minha base de dados.

Agradeço a ajuda

Editado por bossman

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

Open-Source vs Windows ?

isso não é comparação, existem muitas soluções Open-Source a correr no Windows !

a primeira coisa que deverias fazer seria alterar o título do teu projecto

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bossman

Pois mas se reparares nessa lista que me deste, tudo bem que tem windows no nome mas nada garante que foi a Windows que desenvolveu

Peço desculpa mas o titulo é "Soluções Open Source Versus Microsoft"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

:facepalm:

Pois mas quem intitulou o projecto foi o meu professor, porque foi ele que iniciou o projeto

Good Lord...

E porque não "Open Source vs Mac OS"? Nessa linha de pensamento é o mesmo. Esse título não faz o mínimo sentido...

Comparar alhos com bugalhos parece-me um projecto interessante. Isso são coisas tão distintas...

a) Windows vs Mac OS vs GNU/Linux e outros;

b) Open-source vs closed-source

c) Pago vs gratuito

Repara na confusão que aí reina: está-se a comparar um OS (ponto a) com software open-source (ponto b), assumindo que todo o closed-source é pago (pontos b e c).

Recomendo uma profunda mudança nesse título... e quiçá de algumas guidelines.

Pois mas se reparares nessa lista que me deste, tudo bem que tem windows no nome mas nada garante que foi a Windows que desenvolveu

Ahh... programas desenvolvidos pela Windows? Enfim...

E que tal programas desenvolvidos pela Microsoft?

Mas afinal no que se baseia esse projecto? Ainda não consegui entender, sinceramente...

Querem comparar software open-source com software da Microsoft?

Editado por thoga31

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bossman

Peço desculpa o erro foi meu, não é Windows mas sim Microsoft. Não, aqui ninguem está a comparar software open-source com software da Widnows. O objectivo é arranjar aletrnativas gratuitas a softwares, podendo este possuir menos funcionalidades mas é gratuito

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Não vou sequer questionar o que os outros membros já disseram relativamente a Open-source vs Windows / Microsoft e sobre a confusão Windows/Microsoft (que continuas a fazer mesmo num post onde reconheces o erro).

Vou apenas referir que o que pretendes já existe: http://alternativeto.net/

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Peço desculpa o erro foi meu, não é Windows mas sim Microsoft. Não, aqui ninguem está a comparar software open-source com software da Widnows.

E voltas a cometer o erro... toma atenção ao que escreves.

O objectivo é arranjar aletrnativas gratuitas a softwares, podendo este possuir menos funcionalidades mas é gratuito

Ou seja, pretendem encontrar alternativas a softwares como o Office e analisá-lo de forma a saber se é uma alternativa "viável" (à falta de melhor palavra, dentro de "viável" estou a incluir uma panóplia de critérios).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

O teu trabalho nao sera' antes as alternativas Open-Source ao Software feito pela a Microsoft??

E' que eu ainda acho o titulo um pouco "absurdo", mas isso sou eu.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Em relação ao titulo do projeto, este nao foi sugerido por mim mas sim pelo meu professor como já expliquei anteriormente

Isso não significa que não dialogues com ele na medida em ponderar se esse é o título ideal. Como estás a ver, o título, mesmo com a alteração de "Windows" para "Microsoft", é muito susceptível de gerar confusão entre os leitores. Não é claro o objectivo do projecto com um título desses, e o título deveria indicar bem qual é esse objectivo. Um título que gera confusão e dúvida é, em qualquer circunstância, um mau título.

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bossman

Sim eu compreendo que o titulo gere alguma confusão como já verifiquei. Falarei o mais cedo possivel com o meu professor para se alterar para um titulo menos susceptível a confusões. Mas agradeço desde já as vossas opiniões e ajuda :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

a minha opinião ?

uma discussão open source vs Microsoft é completamente estéril :

tanto existem soluções open source para sistemas Microsoft assim como não se vê a Microsoft a fazer nada para eliminar sistemas open source para o seu sistema.

conclusão : o teu projecto de fim de curso vai ser muito pequinininho ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bossman

Pode ser como pode não ser.. Posso fazer uma coisa superficial como posso fazer algo muito aprofundado. Mas também o projecto é só de 3 meses e para não falar das outras cadeiras que tenho que ocupam algum tempo, logo o projecto não será algo muito grande. De inicio terá de ser algo simples e eficaz e talvez mais tarde (talvez em mestrado) aprofundar ao máximo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Sim eu compreendo que o titulo gere alguma confusão como já verifiquei. Falarei o mais cedo possivel com o meu professor para se alterar para um titulo menos susceptível a confusões. Mas agradeço desde já as vossas opiniões e ajuda :)

@bossman tens mesmo de esclarecer isso porque não faz qualquer sentido. A Microsoft tem vários produtos open-source e participa em inúmeros projectos open-source.

Lá por isso vir de um professor universitário não quer dizer que esteja correcto ... alias, até acredito pela forma como foi apresentado, que seja um teste :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Existe um site que faz uma coisa semelhante, mas populado socialmente:

http://alternativeto.net

Não restringe software open-source, apenas dá as alternativas ao software que lhe passares, mas...

... tem um API que te permite filtrar as alternativas open source para um determinado software.

*ba dum tss*

EDIT: Só vi agora a resposta do @pwseo. My bad.

Editado por KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Não me parece que uma análise da viabilidade de usar exclusivamente software open-source em diversos cenários onde tipicamente se usa software pago (não necessariamente MS, mas em alguns casos até se podia ficar por aqui), seja algo absurdo. Acho que há muito a dizer sobre o assunto (alternativas, aceitação das mesmas por parte dos utilizadores, custos, problemas de interoperabilidade, critérios para analisar a viabilidade das alternativas, etc.). Apesar de isto sair um pouco do que se foca num curso de Eng. Informática, penso que dá tirar alguma coisa daqui. (E sim, eu sei que já há outros estudos do género.)

Concordo que fazia mais sentido falar em Closed-Source, mas se se quiser focar em software de produtividade, o que temos é efectivamente a MS e os outros. No caso do Exchange ou do IIS, também penso que a MS é a alternativa mais significativa às soluções open-source.

Obviamente que se o objectivo pré-definido for simplesmente chegar à conclusão de que o open-source é que é fixe, e que o software MS não presta, não é de esperar grande coisa do trabalho.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bossman

é claro que o objectivo não é chegar ao fim e dizer "open-source é que ta na moda".. Nao. O objectivo é no fim do projecto possuir uma base de dados o maior possivel com alternativas open-source a SW pago. É claro que o SW pago genericamente é melhor, ou possui mais funcionalidades. Mas em caso de alguns utilizadores/empresas, que não utilizam todas as funcionalidades do SW que estão a pagar, talvez um open-source seja mais viável em relação às suas necessidades. É claro que há sempre a negação à mudança, porque os utilizadores estão habituados aquele SW e qualquer outro que venha não presta porque é diferente e "aquele menu" não se encontra no mesmo sitio. Mas é tudo uma questão de hábito, e com o tempo de crise que estamos a passar, penso que qualquer corte numa despesa seria sempre bem vinda. Mas voltando ao assunto do projecto final, será por exemplo uma aplicação em que uma empresa diga por exemplo: "quero um SW de gestão, que possua X ferramentas, que permita criar X utilizadores, que permita o controlo total na base de dados, etc, etc.." Com base nestes "parametros de entrada" por assim dizendo, a aplicação devolveria o(s) SW(s) mais adequada ao cliente com uma breve descrição do mesmo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
É claro que o SW pago genericamente é melhor, ou possui mais funcionalidades.

Nem de perto, nem de longe.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

É claro que o SW pago genericamente é melhor, ou possui mais funcionalidades.

quais/quantas das seguintes soluções é(são) melhor(es) que o Libre Office : http://office-software-review.toptenreviews.com/

quais/quantas das seguintes soluções é(são) melhor(es) que o Gimp : http://image-editing-software-review.toptenreviews.com/

quais/quantas das seguintes soluções é(são) melhor(es) que o XMBC : http://home-media-management-software-review.toptenreviews.com/

quais/quantas das seguintes soluções é(são= melhor(es) que o Audacity : http://audio-editing-software-review.toptenreviews.com/

etc, etc, etc ...

o que não faltam são exemplos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bossman

Por isso é que eu disse "genericamente". Eu sei que o não falta exemplos, e agradeço estes links que me vão dando. Mas esse é o objectivo, aos poucos obter o máximo de SW e saber alguma coisa sobre o mesmo para poder comparar com outros e no fim conseguir indicar o melhor para cada necessidade

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
Por isso é que eu disse "genericamente".

Nem genericamente.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Não me parece que tenhas tempo de analisar uma quantidade significativa de software para um projecto desse tipo. Tendo em conta que tens um foco específico e que existem serviços que te permitem apanhar alternativas open source ao software que digitas, o ideal seria implementares um sistema que obtém essa informação desses serviços. Compilas uma lista de software comum e metes no sistema e deixas que os resultados desses serviços te populem a base de dados. Depois adicionas qualquer coisa para dar um bocado de magia do teu lado.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.