Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

sergio carvalho

s7 1200

Mensagens Recomendadas

sergio carvalho

Boas necessito de mais uma ajuda .

no s7 1200 a forma de programar pode se igual ao do logo ou seja por fdb ?

qual a melhor forma de programar HMI ?

Um abraço

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

O S7-1200 podes programar em Ladder ou FBD, só tens que fechar a FC/FB que queres alterar, ir às propriedades e escolher como é que queres programar a FC/FB, o TIA Portal converte automáticamente.

Podes comutar entre uma linguagem e a outra sempre que quiseres, só tens que fechar a FC/FB e ir às propriedades.

Relativamente à questão do HMI, não percebi a tua dúvida...


Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sergio carvalho

Boas a minha duvida em relação ao sistema HMI é o sistema de programação . eu tenho o TIA mas a forma de programar ainda nao conheço . em relação ao s7 1200 é que eu programo logos soft e queria saber se a forma de programar pode ser igua .

Um abraço

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Se tens o Tia, o melhor (para aprenderes) será explorares, há na net vários videos que explica como é que se programam as consolas, por exemplo:

https://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll?func=cslib.csinfo〈=en&objid=50599077&caller=view

Para quem já trabalhou com um autómato a sério (e o Logo, apesar de dar para fazer muitas coisas, não é um autómato a sério), o TIA Portal (apesar de bugs e wish-list extensa) é uma ferramenta muito boa (e em desenvolvimento/melhoria).

Tal como disse acima, um autómato dá para fazer muita coisa, muito mais que um Logo, e porque dá para fazer muita coisa é mais complexo, no ínicio e mais simples (porque tens mais funções e potencialidades quando perceberes a sério de autómatos)

O modo de programação, no limite pode ser como um Logo, tens Ladder e FBD, podes meter os contactos com as entradas diretas e apontar para as saídas, tal como no logo,

Mas tens que configurar o autómato, contrariamente ao Logo, que é Plug&Play (não tens qualquer tipo de configuração), o autómato tens que dizer qual é o CPU, as cartas de expansão (tipo e em que ordem), dentro do CPU (e das cartas) a nível de hardware há várias configurações que podes fazer/alterar.

Depois podes começar a complicar a programação do autómato (e vais complicar se tens uma consola).

Entrando um bocadinho mais na parte estrutural da programação do autómato, no S7-1200, tens as Ms (tal como no Logo mas em mais quantidade), tens o OB1 (Organization Block 1) é bloco principal do programa, é a partir deste bloco que se deve chamar os outros blocos do programa. Esses blocos de programa podem ser FCs ou FBs, no teu caso para simplificar usa só FCs. Também existem as DBs, são áreas de memória configurável, esta é uma das grandes vantagens da Siemens (no início pode parecer complicado e desnecessário, na realidade é um espetaculo).

Este forum existe para ajudar, e nós cá estamos para isso, mas recomendo vivamente que procures na net os vários Videos e exemplo para te iniciares.

Qualquer coisa, diz...


Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.