Orgon Posted February 16, 2013 at 10:02 PM Report #495667 Posted February 16, 2013 at 10:02 PM (edited) Olá. Depois uns tempos sem cá vir, por causa dos danos provocados pelo temporal e motivos pessoais, voltei para ficar. Na escola estou a dar pascal e em janeiro mudei para linux por gosto pessoal, por problemas com as licenças do windows e porque não consigo ter o windows mais de uma semana no meu pc. Estando em linux e como adoro linux gostava de contribuir (programando, etc). Adoro Pascal mas com pascal não vou conseguir contribuir muito para a comunidade linux nem para o meu futuro (com muito pena minha) por isso estava a pensar em "mudar" para C ou C++ para poder contribuir. Gostava que me dessem uma opinião sobre o que devo fazer. Edited February 16, 2013 at 10:10 PM by Orgon
thoga31 Posted February 16, 2013 at 10:23 PM Report #495670 Posted February 16, 2013 at 10:23 PM (edited) Podes contribuir muito em Pascal. Não é obrigatório andares a fazer tudo em C e C++, apesar de a maioria dos programas estar feito nessas LP's. O próprio Pascal precisa de ajuda no seu desenvolvimento (refiro-me ao Free Pascal), e acho que não se deve largar por completo uma LP a fim de se aprender outra. Nada o justifica. O meu conselho é continuares a programar em Pascal, contribuíres para o Free Pascal, e aprenderes outras LP's, como C ou mesmo D. E aprende mais LP's e não te fiques por aquelas que te permitem "contribuir". Todas permitem contribuir nalguma coisa, principalmente na tua pessoa enquanto programador. Edited February 16, 2013 at 10:23 PM by thoga31 Knowledge is free!
HappyHippyHippo Posted February 16, 2013 at 10:23 PM Report #495671 Posted February 16, 2013 at 10:23 PM (edited) não estou a ver a relação linux/não pascal ... nota, eu não me lembro de Pascal (aprendi isso à muito tempo, e nunca mais lhe peguei) mas olha bem para esta página : http://wiki.lazarus.freepascal.org/Lazarus_Faq ps >> ou melhor : http://wiki.lazarus.freepascal.org/Overview_of_Free_Pascal_and_Lazarus Edited February 16, 2013 at 10:30 PM by HappyHippyHippo 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Orgon Posted February 16, 2013 at 10:54 PM Author Report #495678 Posted February 16, 2013 at 10:54 PM O próprio Pascal precisa de ajuda no seu desenvolvimento (refiro-me ao Free Pascal), e acho que não se deve largar por completo uma LP a fim de se aprender outra. Nada o justifica. Pois eu tambem não posso nem quero largar o pascal porque estou num curso e em programação só vamos dar mesmo pascal/object pascal. Enquanto tomava banho lembrei-me que pascal e assembly juntos funciona bem (já não sei onde vi isso) e estava a pensar em fazer isso mesmo apender assembly e estudar ainda mais pascal e tambem object pascal. Quando for para estágio logo vejo que lp's se usa no mercado de trabalho e aí tento adaptar-me. já agora podem-me dizer quais as diferênças entre pascal e c, é que na minha opinião fazem exactamente a mesma coisa.
pmg Posted February 16, 2013 at 11:00 PM Report #495682 Posted February 16, 2013 at 11:00 PM já agora podem-me dizer quais as diferênças entre pascal e c, é que na minha opinião fazem exactamente a mesma coisa. Hmm ... nao estar a trollar, pois nao? ... O C foi feito por programadores para programadores. O Pascal foi feito por um professor para os alunos. Alem disso, o C (talvez por ser ligeiramente mais simples), tem compiladores para mais sistemas que o Pascal (imagina sistemas ABS, controle de elevadores, gestao de sinais de transito, ..., ...) What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Orgon Posted February 16, 2013 at 11:13 PM Author Report #495687 Posted February 16, 2013 at 11:13 PM Alem disso, o C (talvez por ser ligeiramente mais simples)... Mais simples em que sentido? tem compiladores para mais sistemas que o Pascal Para c só conheco o gcc para linux e para pascal conheço o fpc (que tem suporte para bastantes sistemas, mais do que eu conheço), gpc. Mas ambos são expansíveis e cada um tem as suas vertentes. c tem o c++ pascal tem o object pascal E isso o sistema abs, etc. não vejo por que não pode tambem ser feito em pascal.
HappyHippyHippo Posted February 16, 2013 at 11:18 PM Report #495688 Posted February 16, 2013 at 11:18 PM queres mesmo entrar na discussão c vs pascal ?? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
thoga31 Posted February 16, 2013 at 11:22 PM Report #495690 Posted February 16, 2013 at 11:22 PM (edited) Hmm ... nao estar a trollar, pois nao? ... O C foi feito por programadores para programadores. O Pascal foi feito por um professor para os alunos. Alem disso, o C (talvez por ser ligeiramente mais simples), tem compiladores para mais sistemas que o Pascal (imagina sistemas ABS, controle de elevadores, gestao de sinais de transito, ..., ...) E tu não estás também a trollar, pois não? 😄 As origens foram o que foram, mas a actualidade é diferente. Recomendo quem pensa no Pascal como uma LP de ensino a migrar dos anos 70 para o século XXI, dava jeito para acabar a onda da má-língua infundada acerca do Pascal. 🙂 @Orgon, C é considerada mais simples por causa da sintaxe - {} vs begin-end, for( ; ; ) vs for-to/downto-do, etc. Depois, C trabalha a mais baixo nível que Pascal em toda a sua essência, mas Pascal também o permite - apenas te oferece um pouco de abstracção em certos assuntos no seu uso comum. Por fim, Object Pascal é mesmo a melhor derivada do Pascal original, se ignorarmos o Delphi, claro. Tanto C como Pascal são úteis e fazem basicamente a mesma coisa. O modo de programação e a sua sintaxe é que mudam um pouco. Edited February 16, 2013 at 11:23 PM by thoga31 Knowledge is free!
Orgon Posted February 16, 2013 at 11:25 PM Author Report #495692 Posted February 16, 2013 at 11:25 PM (edited) Não quero criar discussão nenhuma não foi para isso que criei este tópico, eu criei este tópico para me ajudarem a responder se devo começar a aprender c para futuramente trabalhar na área da programação e criação de software para linux ou devo deixar essa questão para essa altura e continuar com pascal. thoga31 eu acho a sintaxe do pascal mais fácil do que a de c. C é muito "confuso" para mim, em pascal as variaveis declaram-se fora do programa (Begin e end.) e no c é dento do programa (se estiver errado desculpem) e isso é só uma das coisas que não gosto em c. Edited February 16, 2013 at 11:31 PM by Orgon
thoga31 Posted February 16, 2013 at 11:28 PM Report #495694 Posted February 16, 2013 at 11:28 PM Não quero criar discussão nenhuma não foi para isso que criei este tópico, eu criei este tópico para me ajudarem a responder se devo começar a aprender c para futuramente trabalhar na área da programação e criação de software para linux ou devo deixar essa questão para essa altura e continuar com pascal. O melhor conselho que te podem dar foi aquilo que já disse: continua com Pascal, aborda Object Pascal, nunca o largues, aprende mais LP's, e entre elas aprende C. Nunca discrimines qualquer LP, o conhecimento de várias LP's é enriquecedor, e faz de ti um melhor programador em todos os níveis. Knowledge is free!
Orgon Posted February 16, 2013 at 11:33 PM Author Report #495695 Posted February 16, 2013 at 11:33 PM Mas thoga31 achas que devo começar agora tambem a aprender outras lp's ou espero pelo fim do curso, quando entrar no mercado de trabalho?
pwseo Posted February 16, 2013 at 11:35 PM Report #495697 Posted February 16, 2013 at 11:35 PM Acho que o Orgon estava a referir-se ao facto de ambas serem linguagens de programação general purpose. Não me pareceu que ele quisesse iniciar (perpetuar?) uma flamewar C vs Pascal. Orgon, C e Pascal podem actualmente ser utilizadas para fazer essencialmente as mesmas coisas, mas tens mais facilidade em usar C porque existe muito mais código já escrito nessa linguagem, e mais ferramentas que lidam com esse código. Se o teu objectivo é contribuir directamente para software já existe no ecossistema Linux, o melhor mesmo é aprenderes C. Ainda assim, hoje em dia há imenso software para Linux criado de raiz noutras linguagens que não são C (usam Python, Ruby, entre outras), pelo que poderias utilizar Pascal à tua vontade desde que as libs que precises existam para Pascal também (ex.: GTK, SDL, entre outras). Posto isto, penso que podes perfeitamente continuar a melhorar o teu domínio de Pascal e aprender C em paralelo também, e contribuir para projectos de ambas as linguagens; não te faz mal nenhum, e sempre ficas a saber mais. Se tiveres disponibilidade para tal, aprende até mesmo linguagens como D, para perceberes como é perfeitamente possível ter uma linguagem melhor que C que não tem uma sintaxe forjada no inferno. Não sei quais são os teus objectivos em termos de programação, mas ficares-te quer por Pascal quer por C (ou até ambas) parece-me um desperdício de curiosidade. Aprende ambas e depois explora outras linguagens (Python, Perl,...). Em Linux usa-se muito isto de fazer software em várias linguagens, acredita. Tudo depende da tua vontade e tempo disponível. 1 Report
thoga31 Posted February 16, 2013 at 11:38 PM Report #495698 Posted February 16, 2013 at 11:38 PM Mas thoga31 achas que devo começar agora tambem a aprender outras lp's ou espero pelo fim do curso, quando entrar no mercado de trabalho? Começa desde já. Vais estar à espera porquê e para quê? É melhor cultivares-te antes de entrares no mercado de trabalho do que depois. E friso o post do @pwseo. Knowledge is free!
HappyHippyHippo Posted February 16, 2013 at 11:42 PM Report #495701 Posted February 16, 2013 at 11:42 PM Se tiveres disponibilidade para tal, aprende até mesmo linguagens como D, para perceberes como é perfeitamente possível ter uma linguagem melhor que C que não tem uma sintaxe forjada no inferno. essas indirectas 😄 IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
pwseo Posted February 16, 2013 at 11:44 PM Report #495702 Posted February 16, 2013 at 11:44 PM essas indirectas 😄 Pois é, quem já experimentou sabe do que se falou 😛
Orgon Posted February 16, 2013 at 11:46 PM Author Report #495703 Posted February 16, 2013 at 11:46 PM Claro que não quero ficar só por pascal /object pascal, já estou a tratar de estudar assembly e vou tambem dar uma vista de olhos no D. Para aplicações para ubuntu a canonical recomenda python (http://developer.ubuntu.com/get-started/) mas eu não sou fã de linguagens interpretadas.
thoga31 Posted February 16, 2013 at 11:50 PM Report #495704 Posted February 16, 2013 at 11:50 PM mas eu não sou fã de linguagens interpretadas. Alguma razão em especial? 🙂 Knowledge is free!
Orgon Posted February 16, 2013 at 11:57 PM Author Report #495706 Posted February 16, 2013 at 11:57 PM Não tenho nada, contra respeito quem usa e gosta. Se tiver de usar tudo bem, mas acho que "pucham" um bocado pelo pc. Não sei se é mesmo ou não, se for mentira o que estou a dizer desculpem-me.
thoga31 Posted February 17, 2013 at 12:02 AM Report #495708 Posted February 17, 2013 at 12:02 AM (edited) O que é isso de "puxarem" pelo PC? Porque costumam ser mais lentas? A lentidão não se deve ao facto de puxar mais pelo sistema, isso não é totalmente verdade. A diferença é que o código é interpretado por um sistema que tem de pegar no código e analisá-lo e executar as suas ordens, enquanto que um programa compilado já está em código binário, e esse processo de análise já passou pelo compilador. Python 2 também pode ser compilado no Windows. E não vejo razões para não utilizar linguagens interpretadas. Não são menos que as outras (não estou a dizer que o disseste), e são tão úteis como qualquer outra LP compilada. Muito software muito interessante e complexo está feito numa mistura de Python com C, ou só Python, pelo facto de Python ter bibliotecas para tudo e mais alguma coisa. É extremamente versátil e altamente portável. Edited February 17, 2013 at 12:03 AM by thoga31 Knowledge is free!
pwseo Posted February 17, 2013 at 12:02 AM Report #495709 Posted February 17, 2013 at 12:02 AM (edited) Orgon, o que estás a dizer não é mentira, mas também não é significativo. Para aplicações de alta performance, é de facto melhor utilizar linguagens compiladas. No entanto, para outro tipo de aplicações que não exijam todo o CPU a toda a hora, podemos muito bem escrevê-las em linguagens interpretadas (muitas delas até são compiladas para um formato intermédio optimizado) sem termos grandes problemas. O que se perde em eficiência durante a execução pode não ser nada comparado com aquilo que se ganha em clareza de código e manutenção do mesmo. Para te dar um exemplo: nunca me passaria pela cabeça escrever em C um programa para fazer manipulação de texto quando tenho Perl para isso mesmo. O código C que eu escreveria seria invariavelmente mais lento que as operações altamente optimizadas de Perl. É mesmo uma questão de pesares os prós e os contras, e as necessidades daquilo que estás a desenvolver. Edited February 17, 2013 at 12:03 AM by pwseo 1 Report
Recommended Posts