Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá.

Depois uns tempos sem cá vir, por causa dos danos provocados pelo temporal e motivos pessoais, voltei para ficar.

Na escola estou a dar pascal e em janeiro mudei para linux por gosto pessoal, por problemas com as licenças do windows e porque não consigo ter o windows mais de uma semana no meu pc.

Estando em linux e como adoro linux gostava de contribuir (programando, etc).

Adoro Pascal mas com pascal não vou conseguir contribuir muito para a comunidade linux nem para o meu futuro (com muito pena minha) por isso estava a pensar em "mudar" para C ou C++ para poder contribuir.

Gostava que me dessem uma opinião sobre o que devo fazer.

Edited by Orgon
Posted (edited)

Podes contribuir muito em Pascal. Não é obrigatório andares a fazer tudo em C e C++, apesar de a maioria dos programas estar feito nessas LP's.

O próprio Pascal precisa de ajuda no seu desenvolvimento (refiro-me ao Free Pascal), e acho que não se deve largar por completo uma LP a fim de se aprender outra. Nada o justifica.

O meu conselho é continuares a programar em Pascal, contribuíres para o Free Pascal, e aprenderes outras LP's, como C ou mesmo D.

E aprende mais LP's e não te fiques por aquelas que te permitem "contribuir". Todas permitem contribuir nalguma coisa, principalmente na tua pessoa enquanto programador.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted (edited)

não estou a ver a relação linux/não pascal ...

nota, eu não me lembro de Pascal (aprendi isso à muito tempo, e nunca mais lhe peguei) mas olha bem para esta página :

http://wiki.lazarus.freepascal.org/Lazarus_Faq

ps >> ou melhor : http://wiki.lazarus.freepascal.org/Overview_of_Free_Pascal_and_Lazarus

Edited by HappyHippyHippo
  • Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted
O próprio Pascal precisa de ajuda no seu desenvolvimento (refiro-me ao Free Pascal), e acho que não se deve largar por completo uma LP a fim de se aprender outra. Nada o justifica.

Pois eu tambem não posso nem quero largar o pascal porque estou num curso e em programação só vamos dar mesmo pascal/object pascal.

Enquanto tomava banho lembrei-me que pascal e assembly juntos funciona bem (já não sei onde vi isso) e estava a pensar em fazer isso mesmo apender assembly e estudar ainda mais pascal e tambem object pascal.

Quando for para estágio logo vejo que lp's se usa no mercado de trabalho e aí tento adaptar-me.

já agora podem-me dizer quais as diferênças entre pascal e c, é que na minha opinião fazem exactamente a mesma coisa.

Posted

já agora podem-me dizer quais as diferênças entre pascal e c, é que na minha opinião fazem exactamente a mesma coisa.

Hmm ... nao estar a trollar, pois nao? ...

O C foi feito por programadores para programadores.

O Pascal foi feito por um professor para os alunos.

Alem disso, o C (talvez por ser ligeiramente mais simples), tem compiladores para mais sistemas que o Pascal (imagina sistemas ABS, controle de elevadores, gestao de sinais de transito, ..., ...)

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted
Alem disso, o C (talvez por ser ligeiramente mais simples)...

Mais simples em que sentido?

tem compiladores para mais sistemas que o Pascal

Para c só conheco o gcc para linux e para pascal conheço o fpc (que tem suporte para bastantes sistemas, mais do que eu conheço), gpc.

Mas ambos são expansíveis e cada um tem as suas vertentes.

c tem o c++

pascal tem o object pascal

E isso o sistema abs, etc. não vejo por que não pode tambem ser feito em pascal.

Posted (edited)

Hmm ... nao estar a trollar, pois nao? ...

O C foi feito por programadores para programadores.

O Pascal foi feito por um professor para os alunos.

Alem disso, o C (talvez por ser ligeiramente mais simples), tem compiladores para mais sistemas que o Pascal (imagina sistemas ABS, controle de elevadores, gestao de sinais de transito, ..., ...)

E tu não estás também a trollar, pois não? 😄

As origens foram o que foram, mas a actualidade é diferente. Recomendo quem pensa no Pascal como uma LP de ensino a migrar dos anos 70 para o século XXI, dava jeito para acabar a onda da má-língua infundada acerca do Pascal. 🙂

@Orgon, C é considerada mais simples por causa da sintaxe - {} vs begin-end, for( ; ; ) vs for-to/downto-do, etc.

Depois, C trabalha a mais baixo nível que Pascal em toda a sua essência, mas Pascal também o permite - apenas te oferece um pouco de abstracção em certos assuntos no seu uso comum.

Por fim, Object Pascal é mesmo a melhor derivada do Pascal original, se ignorarmos o Delphi, claro.

Tanto C como Pascal são úteis e fazem basicamente a mesma coisa. O modo de programação e a sua sintaxe é que mudam um pouco.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted (edited)

Não quero criar discussão nenhuma não foi para isso que criei este tópico, eu criei este tópico para me ajudarem a responder se devo começar a aprender c para futuramente trabalhar na área da programação e criação de software para linux ou devo deixar essa questão para essa altura e continuar com pascal.

thoga31 eu acho a sintaxe do pascal mais fácil do que a de c.

C é muito "confuso" para mim, em pascal as variaveis declaram-se fora do programa (Begin e end.) e no c é dento do programa (se estiver errado desculpem) e isso é só uma das coisas que não gosto em c.

Edited by Orgon
Posted

Não quero criar discussão nenhuma não foi para isso que criei este tópico, eu criei este tópico para me ajudarem a responder se devo começar a aprender c para futuramente trabalhar na área da programação e criação de software para linux ou devo deixar essa questão para essa altura e continuar com pascal.

O melhor conselho que te podem dar foi aquilo que já disse: continua com Pascal, aborda Object Pascal, nunca o largues, aprende mais LP's, e entre elas aprende C. Nunca discrimines qualquer LP, o conhecimento de várias LP's é enriquecedor, e faz de ti um melhor programador em todos os níveis.

Knowledge is free!

Posted

Acho que o Orgon estava a referir-se ao facto de ambas serem linguagens de programação general purpose. Não me pareceu que ele quisesse iniciar (perpetuar?) uma flamewar C vs Pascal.

Orgon,

C e Pascal podem actualmente ser utilizadas para fazer essencialmente as mesmas coisas, mas tens mais facilidade em usar C porque existe muito mais código já escrito nessa linguagem, e mais ferramentas que lidam com esse código. Se o teu objectivo é contribuir directamente para software já existe no ecossistema Linux, o melhor mesmo é aprenderes C.

Ainda assim, hoje em dia há imenso software para Linux criado de raiz noutras linguagens que não são C (usam Python, Ruby, entre outras), pelo que poderias utilizar Pascal à tua vontade desde que as libs que precises existam para Pascal também (ex.: GTK, SDL, entre outras).

Posto isto, penso que podes perfeitamente continuar a melhorar o teu domínio de Pascal e aprender C em paralelo também, e contribuir para projectos de ambas as linguagens; não te faz mal nenhum, e sempre ficas a saber mais.

Se tiveres disponibilidade para tal, aprende até mesmo linguagens como D, para perceberes como é perfeitamente possível ter uma linguagem melhor que C que não tem uma sintaxe forjada no inferno.

Não sei quais são os teus objectivos em termos de programação, mas ficares-te quer por Pascal quer por C (ou até ambas) parece-me um desperdício de curiosidade. Aprende ambas e depois explora outras linguagens (Python, Perl,...). Em Linux usa-se muito isto de fazer software em várias linguagens, acredita.

Tudo depende da tua vontade e tempo disponível.

• Vote 1
Posted

Mas thoga31 achas que devo começar agora tambem a aprender outras lp's ou espero pelo fim do curso, quando entrar no mercado de trabalho?

Começa desde já. Vais estar à espera porquê e para quê? É melhor cultivares-te antes de entrares no mercado de trabalho do que depois.

E friso o post do @pwseo.

Knowledge is free!

Posted

Não tenho nada, contra respeito quem usa e gosta.

Se tiver de usar tudo bem, mas acho que "pucham" um bocado pelo pc.

Não sei se é mesmo ou não, se for mentira o que estou a dizer desculpem-me.

Posted (edited)

O que é isso de "puxarem" pelo PC? Porque costumam ser mais lentas? A lentidão não se deve ao facto de puxar mais pelo sistema, isso não é totalmente verdade. A diferença é que o código é interpretado por um sistema que tem de pegar no código e analisá-lo e executar as suas ordens, enquanto que um programa compilado já está em código binário, e esse processo de análise já passou pelo compilador.

Python 2 também pode ser compilado no Windows. E não vejo razões para não utilizar linguagens interpretadas. Não são menos que as outras (não estou a dizer que o disseste), e são tão úteis como qualquer outra LP compilada.

Muito software muito interessante e complexo está feito numa mistura de Python com C, ou só Python, pelo facto de Python ter bibliotecas para tudo e mais alguma coisa. É extremamente versátil e altamente portável.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted (edited)

Orgon, o que estás a dizer não é mentira, mas também não é significativo.

Para aplicações de alta performance, é de facto melhor utilizar linguagens compiladas. No entanto, para outro tipo de aplicações que não exijam todo o CPU a toda a hora, podemos muito bem escrevê-las em linguagens interpretadas (muitas delas até são compiladas para um formato intermédio optimizado) sem termos grandes problemas.

O que se perde em eficiência durante a execução pode não ser nada comparado com aquilo que se ganha em clareza de código e manutenção do mesmo. Para te dar um exemplo: nunca me passaria pela cabeça escrever em C um programa para fazer manipulação de texto quando tenho Perl para isso mesmo. O código C que eu escreveria seria invariavelmente mais lento que as operações altamente optimizadas de Perl.

É mesmo uma questão de pesares os prós e os contras, e as necessidades daquilo que estás a desenvolver.

Edited by pwseo
  • Vote 1