Jump to content

[Dúvida] exercicio em c

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

Estou a tentar implementar um mini-jogo, que consiste: tendo uma matriz de números terei que percorrer a matriz começando no topo até ao fundo da matriz procurando nas posições adjacentes da actual números iguais, se conseguir percorrer números ganho senão perco. Isto resolver com ciclos tenho comparações que nunca mais acabam, queria resolver recursivamente mas não tenho grande experiência em algoritmo recursivos, se me pudessem dar uma luz.

ex:

1 2 3 4

4 2 7 8

9 1 2 3

4 2 5 4

Têm uma solução com o algarismo 2 conseguimos chegar ao fim. a ideia era pegar no 1º numero e tentava chegar verificava os adjacentes, se existe igual, guardava as posições e seguia para os adjacentes desse ponto, senão havia andava uma coluna para a direita e começava o mesmo raciocínio isto no pior caso faria para todos da primeira linha, caso não haja nenhum o jogo termina, porque têm ir do topo para o fundo (incluindo todas as linhas). Alguém consegue dar uma ajuda como implementar esta ideia recursivamente.

Obrigado pela atenção,

alves077

Posted

Consegues resolver o problema para uma linha?

E para duas linhas?

Consegues transformar o problema de duas linhas num problema equivalente mas com apenas uma linha?

Se sim as perguntas todas acima, vai 'removendo' linhas ao problema (recursivamente) ate teres a resposta.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Estás a dizer para analisar linha a linha?

Isto é, analiso uma linha vejo os números, guardo a informação chamo recursivamente a função tratará da seguinte, faz as combinações possíveis e assim adiante?