Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

jgaspar

Exportar dados de autómato Siemens

Mensagens Recomendadas

jgaspar

Boas,

Estou mais uma vez com uma dúvida.

Tenho um automato siemens S7 - 1200 programado para controlar uma serra de corte e depois pesar a peça cortada até ai tudo bem.

Agora pediram-me para enviar o valor de cada pesagem para uma base de dados a criar na rede interna da fabrica.

Como faço isso utilizando o S7-1200?

O autómato tem uma entrada Ethernet para ligação do cabo de rede.

Agradeço toda e qualquer informação

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Com um OPC talvez? Mas irias precisar dum computador intermédio para comunicar do Autómato para a base de dados no servidor.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Tens várias hipótese (e vários preços e vários custos de engenharia)

Primeiro tens que estabelecer a comunicação entre um PC e o autómato para isso, podes usar:

- OPC (tal como disse o bubulindo)

- libnodave

- Wincc Flexible ou Wincc Standard (TIA) da Siemens

- Outros Scadas/Runtimes de outros fabricantes

- podes ainda desenvolver o software todo e comunicar com o autómato através de sockets (já fiz isto mas just-for-fun)

Depois de conseguires por o PC a comunicar com o o PLC, tens que guardar os dados na base de dados,

- Relativamente ao OPC, tens várias hipóteses/marcas/fabricantes. A Siemens tem pelo menos 2 tipos diferentes (com vantagens/custos diferentes) o mais económico, é o PC-Access do S7-200, mas os dados a trocar com o PC têm que estar todos na DB1 e a DB1 tem que ser feita compatível com o S7-300 (não pode ser otimizada). Outro exemplo, com um custo ligeiramente superior ao do PC-Access é o OPC da IBH, mas tens outras hipóteses, podes fazer download e testar durante X dias até teres que comprar a licença.

- Relativamente ao libnodave - não tens custos de software de comunicação - é um projeto opensource, com um suport limitado aos readmes e a um forum do libnodave (e ao nosso, naturalmente)

- O Wincc é uma solução mais cara em questões de aquisição de licenças/software, mas é garantidamente a que te dará menos custos de desenvolvimento.

Depois, tal como disse tens que meter os dados do PLC na base de dados.

- com o libnodave - tens que desenvolver o software, podes usar VB.NET (ou C#) ou Excel (mais fatela, mas para testar serve)

- com o OPC - podes também ter que desenvolver o software tal como no libnodave, ou usar como "gateway" com um Runtime/Scada e ser este a guardar os dados na base de dados

- com o Wincc, comunicar com o PLC é direto, guardar dados na base de dados, tens que escrever os scripts p/ isso, mas no support siemens há N exemplos, e aqui também te podemos ajudar

Relativamente à comunicação PC-PLC, podes dar uma vista de olhos aqui:

http://www.portugal-a-programar.pt/topic/27685-comunicacao-entre-automatos-e-computadores/

ou mais diretamente aqui:

http://wiki.portugal-a-programar.pt/doku.php?id=extra_programacao:automacao_industrial:comunicacao_automatos_computadores

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jgaspar

Enquanto não consigo exportar os dados, será que me conseguem indicar como os posso guardar num cartão de memória?

Se possível poderiam-me enviar um email com um pedaço de código a indicar como se faz

A CPU que tenho é CPU1214C AC/DC/RLY

HMI KTP400 BAsic mono PN

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Nas KTPs Basic, não é possível, são Basic por isso baratas e sem funcionalidades...

No autómato, tens que explorar os DataLog...

Ainda não experimente os DataLog dos autómatos, nunca tive necessidade...

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.