jgaspar Posted February 16, 2013 at 04:36 PM Report #495578 Posted February 16, 2013 at 04:36 PM Boas, Estou mais uma vez com uma dúvida. Tenho um automato siemens S7 - 1200 programado para controlar uma serra de corte e depois pesar a peça cortada até ai tudo bem. Agora pediram-me para enviar o valor de cada pesagem para uma base de dados a criar na rede interna da fabrica. Como faço isso utilizando o S7-1200? O autómato tem uma entrada Ethernet para ligação do cabo de rede. Agradeço toda e qualquer informação
bubulindo Posted February 17, 2013 at 12:54 AM Report #495735 Posted February 17, 2013 at 12:54 AM Com um OPC talvez? Mas irias precisar dum computador intermédio para comunicar do Autómato para a base de dados no servidor. include <ai se te avio> Mãe () { }
jgaspar Posted February 17, 2013 at 10:12 AM Author Report #495762 Posted February 17, 2013 at 10:12 AM E qual será o programa que coloco a correr no computador para ir buscar os dados ao autómato?
nokPT Posted February 17, 2013 at 11:58 AM Report #495787 Posted February 17, 2013 at 11:58 AM Tens várias hipótese (e vários preços e vários custos de engenharia) Primeiro tens que estabelecer a comunicação entre um PC e o autómato para isso, podes usar: - OPC (tal como disse o bubulindo) - libnodave - Wincc Flexible ou Wincc Standard (TIA) da Siemens - Outros Scadas/Runtimes de outros fabricantes - podes ainda desenvolver o software todo e comunicar com o autómato através de sockets (já fiz isto mas just-for-fun) Depois de conseguires por o PC a comunicar com o o PLC, tens que guardar os dados na base de dados, - Relativamente ao OPC, tens várias hipóteses/marcas/fabricantes. A Siemens tem pelo menos 2 tipos diferentes (com vantagens/custos diferentes) o mais económico, é o PC-Access do S7-200, mas os dados a trocar com o PC têm que estar todos na DB1 e a DB1 tem que ser feita compatível com o S7-300 (não pode ser otimizada). Outro exemplo, com um custo ligeiramente superior ao do PC-Access é o OPC da IBH, mas tens outras hipóteses, podes fazer download e testar durante X dias até teres que comprar a licença. - Relativamente ao libnodave - não tens custos de software de comunicação - é um projeto opensource, com um suport limitado aos readmes e a um forum do libnodave (e ao nosso, naturalmente) - O Wincc é uma solução mais cara em questões de aquisição de licenças/software, mas é garantidamente a que te dará menos custos de desenvolvimento. Depois, tal como disse tens que meter os dados do PLC na base de dados. - com o libnodave - tens que desenvolver o software, podes usar VB.NET (ou C#) ou Excel (mais fatela, mas para testar serve) - com o OPC - podes também ter que desenvolver o software tal como no libnodave, ou usar como "gateway" com um Runtime/Scada e ser este a guardar os dados na base de dados - com o Wincc, comunicar com o PLC é direto, guardar dados na base de dados, tens que escrever os scripts p/ isso, mas no support siemens há N exemplos, e aqui também te podemos ajudar Relativamente à comunicação PC-PLC, podes dar uma vista de olhos aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/27685-comunicacao-entre-automatos-e-computadores/ ou mais diretamente aqui: https://wiki.portugal-a-programar.pt/extra_programacao/automacao_industrial/comunicacao_automatos_computadores/ Ricardo Timóteo
jgaspar Posted February 19, 2013 at 04:47 PM Author Report #496177 Posted February 19, 2013 at 04:47 PM Enquanto não consigo exportar os dados, será que me conseguem indicar como os posso guardar num cartão de memória? Se possível poderiam-me enviar um email com um pedaço de código a indicar como se faz A CPU que tenho é CPU1214C AC/DC/RLY HMI KTP400 BAsic mono PN
nokPT Posted February 19, 2013 at 05:09 PM Report #496181 Posted February 19, 2013 at 05:09 PM Nas KTPs Basic, não é possível, são Basic por isso baratas e sem funcionalidades... No autómato, tens que explorar os DataLog... Ainda não experimente os DataLog dos autómatos, nunca tive necessidade... Ricardo Timóteo
jgaspar Posted February 19, 2013 at 05:30 PM Author Report #496186 Posted February 19, 2013 at 05:30 PM Será que existe alguém aqui que já tenha trabalhado com os DataLog que me possa ajudar.
Solution jgaspar Posted February 22, 2013 at 07:11 PM Author Solution Report #496677 Posted February 22, 2013 at 07:11 PM Resolvido. Coloquei o labview a ler as variáveis e criar um ficheiro csv
Recommended Posts