Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

umcentimo

É difícil guardar/conservar dados do disco rígido que foi infectado com virus?

Mensagens Recomendadas

umcentimo

Se o seu computador esta terrivelmente infectado por um vírus ou por qualquer outro programa malicioso então você tem de pensar na reformatação do computador. No entanto, todos as instruções sobre formatar a unidade de disco dir-lhe-ão para guardar os seus dados antes de formatação. Se o disco rígido estiver infectado por vírus mesmo que você guarde os seus dados o vírus vai ficar lá. Assim, a questão é,como guardar os dados de disco rígido infectado?

A verdade é que é realmente difícil guardar os dados do disco rigido infectado pele virus. Algumas pessoas aconselhariam executar um programa antivírus e de facto, isso não vai funcionar. Se o seu disco rígido estiver infectado, perderá todos os seus dados. É possivel conservar documentos de outras formas.

Uma forma tradicional é guardar todo o sistema operativo numa unidade externa. Isso implica que você teria que manter uma cópia de seu disco rígido com o vírus. Este processo não serve para nada e é perder tempo. Outra forma é salvar dados online. Existem algumas formas avançadas de tratar os dados infectados online. No entanto você não pode guardar todos os dados utilizando esta técnica.

Por outras palavras, poderíamos dizer que é realmente difícil guardar os dados de um disco rígido infectado. Embora algumas pessoas possam dizer que eles podem recuperar os dados de um disco infectado, vão guardar apenas alguns documentos importantes mas não todo o sistema operational.

Um vírus infectar disco rígido significa todos os dados perdidos. Você pode procurar maneiras diferentes antes de formatar o computador para guardar os seus dados. Não existe nenhum processo de guardar os dados a 100% . A única forma de evitar essa situação desagradável é a de seguir as convenientes instruções de utilização de computador.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Agora o quadro "Windows" do Portugal-a-Programar é o teu blog pessoal?

Tens andado a dar constantemente informações imprecisas e até incorrectas (e com um portoguêz bem excrito). E agora escreveste mais do mesmo: balelas.

Com que então um vírus no PC significa todos os dados perdidos, der por onde der... Aprecio. Eu devo ser então um extraterrestre da informática que conseguiu não só guardar os dados após uma grave infecção como os guardou sem qualquer infecção.


Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

O tópico está cheio de falácias. Não só é possivel salvaguardar a informação contida num disco rigido, onde esteja a ser executado um virus, como é bastante mais simples do que o processo descrito.

Primeiramente convém clarificar que o virus não passa de um pedaço de código, com instruções para fazer "estragos". Para esse pedaço de código ser executado precisa de ser "invocado", o que por norma acontece durante o arranque do sistema operativo, quer seja durante o boot, quer seja durante o carregamento do kernel e respectivos modulos, seguidos da GUI.

Assim sendo basta arrancar por outro meio de arranque, por exemplo uma pen-drive com GNU/Linux, para se aceder aos dados e colocar os mesmos "a salvo". Adicionalmente pode ser executado um anti-virus, que elimine o virus, uma vez que sem o S.O. onde o vírus está a ser executado a correr, o "virus" deixa de beneficiar das permissões de execução em modo protegido, pelo que pode ser limpo sem qualquer incomodo.

Logo, e posto isto, uma infecção por malware não significa que todos os dados estejam perdidos.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

  • Voto 1

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.