Guest Posted February 14, 2013 at 04:05 PM Report #495279 Posted February 14, 2013 at 04:05 PM [TUTORIAL] Criação de um jogo em OpenGL, SDL e C++ Introdução Este tutorial irá abordar o desenvolvimento de um jogo eletronico em 3D utilizado as bibliotecas OpenGL e SDL. A linguagem escolhida para o seu desenvolvimento foi o C++. Abaixo será apresentadas uma breve descrição das tecnologias a utilizar, o que não quer dizer que não tenham de pesquisar um pouco mais sobre as mesmas. Os tutoriais são em video e vão sendo disponibilizados no Youtube. Open Graphics Library Em meados dos anos 80 cada fabricante de hardware utilizava as suas próprias instruções para criar gráficos em 2D e em 3D. Com esta barreira era um grande desafio desenvolver aplicações que funcionassem nos diversos Hardwares existentes. Foi então que em 1992 o OpenGL foi criado onde o seu padrão é mantido pela Architecture Review Board. Esta biblioteca contém algumas centenas de funções que fornecem acesso a todos os recursos dos hardwares de video para que facilmente se possa ligar ou desligar vários aspectos do hardware. Left 4 Dead 2 utiliza OpenGL Outras bibliotecas relacionadas ao OpenGL OpenGL Utility Library (GLU) – Todas as funçoes desta biblioteca tem o prefixo de gui. Fornece várias funções axuliares para montagem de matrizes de visualização e projecções entre outras coisas. OpenGL Utility Toolkit (GLUT) – É um toolkit que abstrai o sistema de janelas para ajudar a criação de uma aplicação em OpenGL. Simple DirectMedia Layer É uma biblioteca cross-platform e opensource escrita em C que auxilia na criação de interfaces gráficas simples, som e dispositivos de entrada. Esta biblioteca é muita ultilizada por game developers pois é muito simples de utilizar e portável para diferentes sistemas como Android, iOS, Linux, Windows e OSX. É muito utlizado para complementar o OpenGL para forncecer informações de input como por exemplo do rato, teclado, joystick e comandos pois estes estão fora do alcance do OpenGL, Esta biblioteca está disponivel para diversas linguagens de programação como por exemplo C, C++, Python, etc.. World of Goo é desenvolvido utilizando SDL Recursos Para a realiação deste tutorial pode ser utilizado qualquer sistemas operativo, IDE, compilador, ect... Durante o tutorial será utlizado Windows, Linux, tanto na distribuição Arch como no Ubuntu para facilitar os mais iniciantes nesta área. Como IDE irei utilizar o Eclipse, para que os utilizadores tenham um melhor controlo sobre o tutorial. Sistema Operativo Linux Eclipse CDT (C/C++ Development Tooling) Força de vontade! Planeamento do jogo A ideia inicial vai ser um jogo de naves espaciais em 3D mas podem ser dadas dicas e mais ideias para o jogo. Vai ser fornecido todos os materiais necessaŕios como por exemplo as texturas, modelos 3D, etc.. Lista de tutoriais: Introdução ao SDL Ajuda Caso tenham dificulades em qualquer assunto podem contactar-me pelo twitter. twitter.com/jmspt
HappyHippyHippo Posted February 14, 2013 at 04:24 PM Report #495284 Posted February 14, 2013 at 04:24 PM (edited) espero qualidade ou serei muito crítico ... ps : e link para isso ? Edited February 14, 2013 at 05:38 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Guest Posted February 14, 2013 at 05:46 PM Report #495300 Posted February 14, 2013 at 05:46 PM Enquanto ao Link estou só acabar a produção do primeiro tutorial e já vou fazer o Upload. Enquanto à qualidade vou fazer o meu melhor e caso queiras complementar ou fazer outro também estás à vontade 🙂
HappyHippyHippo Posted February 14, 2013 at 06:21 PM Report #495308 Posted February 14, 2013 at 06:21 PM Enquanto ao Link estou só acabar a produção do primeiro tutorial e já vou fazer o Upload. Enquanto à qualidade vou fazer o meu melhor e caso queiras complementar ou fazer outro também estás à vontade 🙂 posso complementar com muito gosto, fazer outro, infelizmente não tenho tempo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Danielt7 Posted February 14, 2013 at 07:05 PM Report #495310 Posted February 14, 2013 at 07:05 PM Ficarei a Espera do link do turorial 🙂 Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela. - Albert Einstein
Danielt7 Posted February 24, 2013 at 01:30 PM Report #496841 Posted February 24, 2013 at 01:30 PM vox_pt. Ainda falta muito para fazeres o upload Dos Tutoriais ?? Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela. - Albert Einstein
Cloves Posted February 13, 2014 at 06:34 PM Report #545191 Posted February 13, 2014 at 06:34 PM olá o link já saiu ??? Me parece que será muito bom Gostaria de saber se o link já saiu, me parece que será muito bom
edub13 Posted February 17, 2014 at 12:59 PM Report #545544 Posted February 17, 2014 at 12:59 PM Então ... ainda não à links ? Ou isso não foi para a frente ? ... Learning: C++
Virneto Posted February 17, 2014 at 10:44 PM Report #545623 Posted February 17, 2014 at 10:44 PM Gostaria de saber se o link já saiu, me parece que será muito bom Então ... ainda não à links ? Ou isso não foi para a frente ? ... Considerando que o tópico já fez um ano... é capaz de ter entrado num loop infinito 😛 1 Report "Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Linuxando.com | ...
Recommended Posts