Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Convidado

[Tutorial] Criação de um jogo em OpenGL, SDL e C++

Mensagens Recomendadas

Convidado

[TUTORIAL] Criação de um jogo em OpenGL, SDL e C++

Introdução

Este tutorial irá abordar o desenvolvimento de um jogo eletronico em 3D utilizado as bibliotecas OpenGL e SDL. A linguagem escolhida para o seu desenvolvimento foi o C++.

Abaixo será apresentadas uma breve descrição das tecnologias a utilizar, o que não quer dizer que não tenham de pesquisar um pouco mais sobre as mesmas.

Os tutoriais são em video e vão sendo disponibilizados no Youtube.

Open Graphics Library

Em meados dos anos 80 cada fabricante de hardware utilizava as suas próprias instruções para criar gráficos em 2D e em 3D. Com esta barreira era um grande desafio desenvolver aplicações que funcionassem nos diversos Hardwares existentes. Foi então que em 1992 o OpenGL foi criado onde o seu padrão é mantido pela Architecture Review Board. Esta biblioteca contém algumas centenas de funções que fornecem acesso a todos os recursos dos hardwares de video para que facilmente se possa ligar ou desligar vários aspectos do hardware.

Left_4_Dead_-_Dark_Carnival_screenshot.jpg

Left 4 Dead 2 utiliza OpenGL

Outras bibliotecas relacionadas ao OpenGL

OpenGL Utility Library (GLU) – Todas as funçoes desta biblioteca tem o prefixo de gui. Fornece várias funções axuliares para montagem de matrizes de visualização e projecções entre outras coisas.

OpenGL Utility Toolkit (GLUT) – É um toolkit que abstrai o sistema de janelas para ajudar a criação de uma aplicação em OpenGL.

Simple DirectMedia Layer

É uma biblioteca cross-platform e opensource escrita em C que auxilia na criação de interfaces gráficas simples, som e dispositivos de entrada. Esta biblioteca é muita ultilizada por game developers pois é muito simples de utilizar e portável para diferentes sistemas como Android, iOS, Linux, Windows e OSX. É muito utlizado para complementar o OpenGL para forncecer informações de input como por exemplo do rato, teclado, joystick e comandos pois estes estão fora do alcance do OpenGL,

Esta biblioteca está disponivel para diversas linguagens de programação como por exemplo C, C++, Python, etc..

WorldOfGooBuilding.jpg

World of Goo é desenvolvido utilizando SDL

Recursos

Para a realiação deste tutorial pode ser utilizado qualquer sistemas operativo, IDE, compilador, ect...

Durante o tutorial será utlizado Windows, Linux, tanto na distribuição Arch como no Ubuntu para facilitar os mais iniciantes nesta área. Como IDE irei utilizar o Eclipse, para que os utilizadores tenham um melhor controlo sobre o tutorial.

1. Sistema Operativo Linux
  2. Eclipse CDT (C/C++ Development Tooling)
  3. Força de vontade!

Planeamento do jogo

A ideia inicial vai ser um jogo de naves espaciais em 3D mas podem ser dadas dicas e mais ideias para o jogo.

Vai ser fornecido todos os materiais necessaŕios como por exemplo as texturas, modelos 3D, etc..

Lista de tutoriais:

1. Introdução ao SDL

Ajuda

Caso tenham dificulades em qualquer assunto podem contactar-me pelo twitter.

twitter.com/jmspt

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

espero qualidade ou serei muito crítico ...

ps : e link para isso ?

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado

Enquanto ao Link estou só acabar a produção do primeiro tutorial e já vou fazer o Upload.

Enquanto à qualidade vou fazer o meu melhor e caso queiras complementar ou fazer outro também estás à vontade :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

Enquanto ao Link estou só acabar a produção do primeiro tutorial e já vou fazer o Upload.

Enquanto à qualidade vou fazer o meu melhor e caso queiras complementar ou fazer outro também estás à vontade :)

posso complementar com muito gosto, fazer outro, infelizmente não tenho tempo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Danielt7

Ficarei a Espera do link do turorial :)

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela. - Albert Einstein

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Danielt7

vox_pt. Ainda falta muito para fazeres o upload Dos Tutoriais ??

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela. - Albert Einstein

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Gostaria de saber se o link já saiu, me parece que será muito bom

Então ... ainda não à links ? Ou isso não foi para a frente ? ...

Considerando que o tópico já fez um ano...

é capaz de ter entrado num loop infinito :P

• Voto 1

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.