Jump to content

Recommended Posts

Posted

2D ou 3D?

Se for 2D, programas como Photoshop, GIMP ou de desenhos vectoriais como o Illustrator devem ser suficientes.

Se for 3D, algo simples aconselho o Google SketchUp. Algo mais avançado, programas como o Blender (free) ou 3DMax, Cinema4D (pagos), etc... são os mais usados. Nota que precisarás na mesma de programas de edição de imagem 2D para criares texturas para os modelos 3D.

Mas não é fácil. A chave é prática: quanto mais prática tiveres, melhores resultados terás. 🙂

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Posted

Ok, quero começar em 2D.

Photoshop? Sei mecher nele e até me dessenrasco, mas não me imagino a desenhar um carro ou até mesmo uma personagem. Acho complicado para esse tipo de cosias. Photoshop, a meu ver, dessenrasca bem paisagens, cenários!!

Como ligo a parte gráfica com programação? No VB o próprio programa dá para fazer ambas as partes ao mesmo tempo! É a minha principal dúvida! Sei programar C, JAVA e dou uns toques em C++. Como ligo por exemplo um objetcto (por exemplo: uma bola) a ir de um lado para outro??

Posted

Depende da linguagem, e mesmo da linguagem, depende que ferramentas usares. É uma pergunta demasiado genérica para ser respondida assim. Podes usar, por exemplo, um motor de jogo ou alguma coisa simples como Allegro ou SDL. Geralmente este tipo de bibliotecas trazem sempre uma classe ou algo similar do género sprite: em termos simples, sprite é uma imagem. E como tal terá uma posição, x e y, e para mudares a imagem tens apenas de alterar os valores de x e de y. 🙂

Mas isto é demasiado genérico, e variadas ferramentas podem implementar isto de maneiras diferentes. Por isso digo, depende do que fores usar. Já consideraste usar alguma ferramenta do género Construct? Para te iniciares na prigramação de jogos é bastante bom, pois abstrai-te de teres de criar todo o código low-level do inicio, sem sacrificar muito nas funcionalidades. 🙂

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.