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alves077

OpenGL + codeblocks

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alves077

Boa noite,

Estou aqui a tentar por o opengl funcionável no codeblocks mas está difícil...

Já importei as .lib para o codeblocks, já importei o .dll para o windows, já fiz um linker no codeblocks das livrarias, mas não consigo por a correr..

Este código:


#include <gl/gl.h>
#include <gl/glut.h>

GLint idJanela;


void desenha (void);
int main(int argc, char *argv[])
{
   glutInit(&argc,argv);
   glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE|GLUT_RGB);
   idJanela = glutCreateWindow("Criando uma Janela");
   glutDisplayFunc(desenha);
   glutMainLoop();

   return 0;

}

void desenha (void)
{
   glClearColor(1.0,1.0,1.0,1.0);
   glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
   glFlush();
}

returna erro:

undefined reference to `glClearColor@16'|

...glClear...

....glFlush...

Acho que já importei todo que tinha para importar, alguém têm alguma ideia do que possa ser?

Obrigado pela atenção,

alves077

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HappyHippyHippo

ter a bibliotecas no sistema não quer dizer que o compilador sabe que deverá fazer a linkagem a elas

necessitas de dizer ao linker quais as biblitoecas deverá usar, a que estás à procura é a : GL


IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

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alves077

Boa tarde,

Está difícil por o openGL a funcionar...

Supostamente já fiz a "linkagem" das livrarias: Setting -> Compile ande Debugger -> Linker, e importei glut.lib e glut32.lib, Continua a dar erro, como dava, não sei se estou a importar as livrarias correctas, Já copei alguns ficheiros .dll e .lib, sinceramente acho que já me perdi no meu de tanto ficheiro, alguém sabe dizer o que é realmente preciso para correr openGL no codeblocks num ambiente windows?

Obrigado pela atenção,

alves077

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HappyHippyHippo

necessitas de dizer ao linker quais as biblitoecas deverá usar, a que estás à procura é a : GL


IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

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alves077

Como posso obter a biblioteca GL? O ficheiro opengl.dll já vêem com o windows opengl32.dll, copiei glu32.dll parar obter as ferramentas do glut. E depois no compilador do codeblocks copiei o ficheiro gl.h e glu.h para os includes na pasta GL. Adicionando na pasta lib do codeblocks também o glut.lib. Acho que são estes os passos necessários, no programa propriamente dito, fiz aquilo que disse no post anterior.

Obrigado pela atenção,

alves077

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alves077

Supostamente já fiz a linkagem e nada, Setting -> compile and debugger -> compile settings -> other options -> -lopengl32. fiz assim não sei se é a maneira pretendida, e continua com o mesmo problema. se não for assim como posso fazer a linkagem? Alguma ideia de como conseguir correr o opengl no codeblocks?

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