Philman 0 Denunciar mensagem Publicado 12 de Fevereiro de 2013 Olá a todos, A ajuda que vós venho pedir é crucial para o projeto que estou a desenvolver e dela depende o seu sucesso, pelo que agradeço desde já a vossa colaboração para o que se segue. Apesar de estar dar os primeiros passos em access, já construí uma BD com algumas tabelas, as quais estão relacionadas entre elas através de chave secundária, e alguns formulários para introdução e retorno de resultados. Agora encravei na parte que já calculava ser a pior, a de pesquisar um determinado nome, constante numa tabela, com base em critérios constantes noutras tabelas. Nem sei se é possível, mas eu pretendia criar um formulário com umas combobox's, cada uma com o seu critério de pesquisa provenientes de tabelas existentes, sendo que o resultado da combobox escolhida para filtrar o critério apareceria numa listbox. Por exemplo: 3 comboboxs, cada uma com o seu critério de pesquisa, para 1 listbox, onde caem os resultados do critério escolhido em qualquer uma das comboboxs. Caso não seja possível fazer este tipo de pesquisa de 3 comboboxs para 1 listbox, gostaria pelo menos de saber como fazer uma pesquisa de 1 combobox para 1 listbox. O ideal seria 3 comboboxs para 1 listbox. Depois, gostava que ao fazer duplo clique num dos resultados (um nome, neste caso) que aparecem na listbox fosse encaminhado para um formulário (já construído), para o registo do nome correspondente, para poder ver algumas informações referentes a esse nome. Vou tentar detalhar mais um pouco: - Tenho uma tabela de nome "Membros" - A esta tabela vão parar os nomes dos membros registados num formulário já construído para para o efeito de nome "Cadastro". - Nesta tabela temos registados, por exemplo, os nomes João, Maria, José - O formulário "Cadastro", que faz o registo destes nomes, num campo para o efeito, contem também 3 sub-formulários de nome "Linguanativa", "Outraslinguas" e "Equipa", onde são registadas outras informações, que ao serem introduzidas vão parar a tabelas com os mesmos nomes. Estas tabelas estão relacionadas com a tabela "Membros" através de chave secundária. Exemplo de registos e relações: - Tabela Membros tem o João, a Maria, e o José - O João tem a "linguanativa" de Português - A Maria tem a "linguanativa" de Francês - O José tem a "linguanativa" de Italiano - O João fala "Outraslinguas" , como Francês e Inglês - A Maria fala "Outraslinguas", como Português, Inglês e italiano - O José fala "Outraslinguas", como Francês e Português - O João pertence à "Equipa" A e B - A Maria pertence à "Equipa" C e B - O José pertence à "Equipa" A, B e C Por aqui se vê que no formulário "Cadastro" são registadas diversas informações que vão parar às respetivas tabelas (relacionadas por chave secundária). Tipo de pesquisa que preciso: - 1 combobox que vai buscar os registos da tabela "linguanativa" - 1 combobox que vai buscar os registos da tabela "Outraslinguas" - 1 combobox que vai buscar os registos da tabela "Equipa" - 1 Listbox onde vão cair os nomes do membros que respeitam o critério selecionado numa das comboboxs. Exemplo de resultados: - Escolho na combobox que lista os registos da tabela "Outraslinguas" a lingua Português - As pessoas da tabela "Membros" relacionadas com a tabela "Outraslinguas"que falam Português são a Maria e o José. - Então os resultados a aparecer na listbox são: Maria e José no entanto, se eu escolher... - Na combobox que lista os registos da tabela "Equipa" a equipa B - As pessoas da tabela "Membros" relacionadas com a tabela "Equipa" que pertencem à equipa B são o João, a Maria e o José. - Então os resultados a aparecer na listbox são: João, Maria e José Resumo: A escolha da combobox para pesquisa é aleatória e o critério nela selecionado é diverso, mas como as tabelas estão relacionadas entre elas por chave secundaria, o resultados têm de ser aqueles que respeitam o critério selecionado. Finalizando: Gostava que ao fazer duplo clique num dos nomes que aparecem na listbox fosse encaminhado para o formulário "Cadastro", para o registo do nome correspondente, para poder ver todas as informações registadas referentes a esse nome. Espero que isto não esteja confuso. Caso seja necessário desfazer alguma dúvida, e se me permitirem, posso disponibilizar o meu Skype ID para maior rapidez na comunicação. Agradeço uma vez mais toda a ajuda que me possam dispensar. Cumprimentos, Philman Partilhar esta mensagem Ligação para a mensagem Partilhar noutros sites
FreiNando 22 Denunciar mensagem Publicado 12 de Fevereiro de 2013 Dá uma olhadela a este exemplo que eu deixei aqui na area de projectos livres. Penso que tem o que procuras. Qualquer dúvida pergunta. 1 O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Partilhar esta mensagem Ligação para a mensagem Partilhar noutros sites
Philman 0 Denunciar mensagem Publicado 15 de Fevereiro de 2013 Dá uma olhadela a este exemplo que eu deixei aqui na area de projectos livres. Penso que tem o que procuras. Qualquer dúvida pergunta. Muito obrigado, amigo FreiNando, vou dar uma olhada a ver se isso me ajuda. Partilhar esta mensagem Ligação para a mensagem Partilhar noutros sites