Ir para o conteúdo
Philman

Ajuda para construir critérios de pesquisa.

Mensagens Recomendadas

Philman

Olá a todos,

A ajuda que vós venho pedir é crucial para o projeto que estou a desenvolver e dela depende o seu sucesso, pelo que agradeço desde já a vossa colaboração para o que se segue.

Apesar de estar dar os primeiros passos em access, já construí uma BD com algumas tabelas, as quais estão relacionadas entre elas através de chave secundária, e alguns formulários para introdução e retorno de resultados.

Agora encravei na parte que já calculava ser a pior, a de pesquisar um determinado nome, constante numa tabela, com base em critérios constantes noutras tabelas.

Nem sei se é possível, mas eu pretendia criar um formulário com umas combobox's, cada uma com o seu critério de pesquisa provenientes de tabelas existentes, sendo que o resultado da combobox escolhida para filtrar o critério apareceria numa listbox.

Por exemplo:

3 comboboxs, cada uma com o seu critério de pesquisa, para 1 listbox, onde caem os resultados do critério escolhido em qualquer uma das comboboxs.

Caso não seja possível fazer este tipo de pesquisa de 3 comboboxs para 1 listbox, gostaria pelo menos de saber como fazer uma pesquisa de 1 combobox para 1 listbox. O ideal seria 3 comboboxs para 1 listbox.

Depois, gostava que ao fazer duplo clique num dos resultados (um nome, neste caso) que aparecem na listbox fosse encaminhado para um formulário (já construído), para o registo do nome correspondente, para poder ver algumas informações referentes a esse nome.

Vou tentar detalhar mais um pouco:

- Tenho uma tabela de nome "Membros"

- A esta tabela vão parar os nomes dos membros registados num formulário já construído para para o efeito de nome "Cadastro".

- Nesta tabela temos registados, por exemplo, os nomes João, Maria, José

- O formulário "Cadastro", que faz o registo destes nomes, num campo para o efeito, contem também 3 sub-formulários de nome "Linguanativa", "Outraslinguas" e "Equipa", onde são registadas outras informações, que ao serem introduzidas vão parar a tabelas com os mesmos nomes. Estas tabelas estão relacionadas com a tabela "Membros" através de chave secundária.

Exemplo de registos e relações:

- Tabela Membros tem o João, a Maria, e o José

- O João tem a "linguanativa" de Português

- A Maria tem a "linguanativa" de Francês

- O José tem a "linguanativa" de Italiano

- O João fala "Outraslinguas" , como Francês e Inglês

- A Maria fala "Outraslinguas", como Português, Inglês e italiano

- O José fala "Outraslinguas", como Francês e Português

- O João pertence à "Equipa" A e B

- A Maria pertence à "Equipa" C e B

- O José pertence à "Equipa" A, B e C

Por aqui se vê que no formulário "Cadastro" são registadas diversas informações que vão parar às respetivas tabelas (relacionadas por chave secundária).

Tipo de pesquisa que preciso:

- 1 combobox que vai buscar os registos da tabela "linguanativa"

- 1 combobox que vai buscar os registos da tabela "Outraslinguas"

- 1 combobox que vai buscar os registos da tabela "Equipa"

- 1 Listbox onde vão cair os nomes do membros que respeitam o critério selecionado numa das comboboxs.

Exemplo de resultados:

- Escolho na combobox que lista os registos da tabela "Outraslinguas" a lingua Português

- As pessoas da tabela "Membros" relacionadas com a tabela "Outraslinguas"que falam Português são a Maria e o José. - Então os resultados a aparecer na listbox são: Maria e José

no entanto, se eu escolher...

- Na combobox que lista os registos da tabela "Equipa" a equipa B

- As pessoas da tabela "Membros" relacionadas com a tabela "Equipa" que pertencem à equipa B são o João, a Maria e o José.

- Então os resultados a aparecer na listbox são: João, Maria e José

Resumo:

A escolha da combobox para pesquisa é aleatória e o critério nela selecionado é diverso, mas como as tabelas estão relacionadas entre elas por chave secundaria, o resultados têm de ser aqueles que respeitam o critério selecionado.

Finalizando:

Gostava que ao fazer duplo clique num dos nomes que aparecem na listbox fosse encaminhado para o formulário "Cadastro", para o registo do nome correspondente, para poder ver todas as informações registadas referentes a esse nome.

Espero que isto não esteja confuso. Caso seja necessário desfazer alguma dúvida, e se me permitirem, posso disponibilizar o meu Skype ID para maior rapidez na comunicação.

Agradeço uma vez mais toda a ajuda que me possam dispensar.

Cumprimentos,

Philman

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FreiNando

Dá uma olhadela a este exemplo que eu deixei aqui na area de projectos livres.

Penso que tem o que procuras.

Qualquer dúvida pergunta.

• Voto 1

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Philman

Dá uma olhadela a este exemplo que eu deixei aqui na area de projectos livres.

Penso que tem o que procuras.

Qualquer dúvida pergunta.

Muito obrigado, amigo FreiNando, vou dar uma olhada a ver se isso me ajuda.

:thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.