msmsms Posted February 10, 2013 at 04:13 PM Report #494795 Posted February 10, 2013 at 04:13 PM (edited) faz tempo que tenho pensado de que forma poderei fazer um dia programas (softwares localizados no computador) para trabalharem como usuarios de sites de internet com tarefas estabelecidas eu gostaria de fazer um programa que fosse muito básico para começo de tudo um programa a que tivesse como tarefa apenas abrir um endereço de internet utilização do programa: - 2 cliques com o rato para executar - abertura da janela do programa onde existe uma opção ''abrir'' - primo abrir e o navegador internet padrão é executado na página estabelecida no corpo do programa alguém pode dar ideias de como ''fabricar'' este programa? alguém já fez algo deste genéro na vida? não sei para onde orientar o meu estudo para este fim... pois vejo-me a aprender programação que não me permite fazer nada eu quero fabricar coisas que prestem e não andar a fazer mais lixo... Edited February 10, 2013 at 04:26 PM by msmsms
NunoDinis Posted February 10, 2013 at 04:32 PM Report #494797 Posted February 10, 2013 at 04:32 PM alguém pode dar ideias de como ''fabricar'' este programa? Podemos-te ajudar e dar ideias. Em que LP queres fazer isso? não sei para onde orientar o meu estudo para este fim... pois vejo-me a aprender programação que não me permite fazer nada O que andas a aprender ? eu quero fabricar coisas que prestem e não andar a fazer mais lixo... O que queres dizer com "mais lixo" ? Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org
thoga31 Posted February 10, 2013 at 04:40 PM Report #494801 Posted February 10, 2013 at 04:40 PM @msmsms, a programação não é só para fazer programas bonitos com uma barra azul no topo e três botões. Aquilo a que chamas agora de "lixo" é na verdade o básico que te vai permitir no futuro fazer qualquer tipo de aplicação, do "teórico" ao "comercial". Se queres apenas fazer programas "bonitos" logo do princípio, garanto-te que a probabilidade de vires a ser um programador lamentável é muito alta. Se te dedicares a entender o "lixo", no futuro serás muito melhor programador. Esta atitude é típica de muitos iniciantes de programação que pensam que isto é um mundo mágico em que menos de nada se faz um programa do caraças cheio de botões e coisas bonitas e apelativas. Há todo um mundo por trás que se deve ter em conta e que se deve entender, e não lhe devemos chamar de "lixo". Se chamas ao que estás a aprender de "lixo", então meu caro, podes sair do mundo da programação, e estou a ser muito sincero - isto não é mundo de Harry Houdini. 1 Report Knowledge is free!
pwseo Posted February 10, 2013 at 05:12 PM Report #494805 Posted February 10, 2013 at 05:12 PM msmsms, Não sei se percebi bem o que queres fazer, mas relativamente à questão de criar um programa que abra o browser pré-definido num determinado site, isso dificilmente é um problema "de programação". Não sei que linguagem de programação costumas utilizar mais frequentemente, mas penso que é habitual andares pelo quadro de Python, pelo que te digo que estás perante uma linguagem que facilita imenso a tarefa que descreveste. Tens que dar uma olhadela pela documentação do Tkinter (o toolkit gráfico que vem com o Python) e rapidamente consegues criar uma janela com um botão. Depois é só descobrires como executar um programa a partir do código (dicas: subprocess.call(), os.system()). Se estiveres a utilizar C, tens que fazer mais algum esforço relativamente à criação da janela com um botão. Para executar um programa, tens a função system. Para qualquer outra linguagem o processo é semelhante: há uma lib qualquer que te permite criar janelas e um comando/função da standard library que te permite executar programas externos. Relativamente aos programas de "lixo" que referiste acima, devo dizer-te que essa é uma visão distorcida pela plataforma que estás a utilizar (Windows, quase de certeza). Se tivesses acesso a um computador com uma shell (MacOS, Linux, etc) verias que esses programas "feios" "só com texto" afinal até são bem úteis e facilmente integrados no funcionamento do sistema. Terias mais prazer em fazer esses pequenos programas que parecem meros brinquedos. E como já disseram acima e muito bem, só percebendo esses pequenos programas a fundo é que conseguirás ser capaz de entender programas mais complexos. Repara, de que te serve saber criar janelas se só souberes isso? Deverias investir primeiro num pouco de algoritmia, aprender a lidar com as estruturas de dados mais conhecidas, manipular ficheiros (de texto e binários). Programar é bem mais do que fazer janelinhas para dar uso ao rato. O que sabes fazer? (em termos de programação) Já tentaste informar-te sobre o que é necessário para fazer uma aplicação gráfica? Quando souberes o suficiente, criar aplicações gráficas será uma evolução natural do que sabes e não um grito de desespero como agora fizeste parecer. 1 Report
Recommended Posts