nunopicado Posted February 7, 2013 at 06:31 PM Report #494505 Posted February 7, 2013 at 06:31 PM (edited) Já aqui anda no fórum algo do género, mas creio que não em Delphi/Pascal. Este é um algoritmo para validar um NIF (Nº de contribuinte) segundo as regras portuguesas. É em Delphi, mas com pouco trabalho se pode adaptar a Pascal, ou mesmo a qualquer outra linguagem. function ValidaNIF(NIF:String):Boolean; var i:byte; Control:Integer; begin // Testa o tamanho do NIF (Obrigatório 9 digitos) Result:=Length(NIF)=9; // Testa o NIF por tipo de caracteres (apenas númerico é aceite) try Control:=StrToInt(NIF); except Result:=False; end; // Testa se o digito inicial é válido (1, 2, 5, 6, 7, 8 ou 9) Result:=Result AND (Pos(NIF[1],'1256789')>0); // Calcula o CheckDigit do número e valida-o contra o último algarismo (algarismo de controle) pelo método Módulo 11 if Result then begin Control:=StrToInt(NIF[1])*9; for i:=2 to 8 do Control:=Control+(10-i)*StrToInt(NIF[i]); Control:=11-(Control Mod 11); if Control>=10 then Control:=0; Result:=Control = StrToInt(NIF[9]); end; end; Edited February 8, 2013 at 10:43 AM by nunopicado Adicionado o algarismo 7 como possível começo de um NIF "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Kline777 Posted February 7, 2013 at 07:23 PM Report #494509 Posted February 7, 2013 at 07:23 PM A parte de validar o tamanho e o serem números podia ser com a validação de Regular Expressions do próprio delphi if TRegEx.IsMatch(edit1.text, '^[0-9]\d{6}$') then //É valido else //Não é 1 Report
nunopicado Posted February 7, 2013 at 08:24 PM Author Report #494520 Posted February 7, 2013 at 08:24 PM 🙂 Nunca usei tal. Tenho de olhar bem para isso. Regular Expressions ainda é mundo novo para mim! 😞 Mas sem duvida, fica melhor! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted February 7, 2013 at 10:26 PM Report #494547 Posted February 7, 2013 at 10:26 PM Usas muito o if Result. Não gosto de ver. begin Result := false; // testa condição... se não dá: exit; // mais testes... // se tudo deu certo, mudas o valor no fim: Result := true; end; // Testa o NIF por tipo de caracteres (apenas númerico é aceite) try Control:=StrToInt(NIF); except Result:=False; end; Se se puder evitar o Try, evita-se. Neste caso, nem é preciso criar mais variáveis do que aquelas que já tens: Val(NIF, Control, i); if boolean(i) then exit; Knowledge is free!
mjamado Posted February 8, 2013 at 12:28 AM Report #494565 Posted February 8, 2013 at 12:28 AM Só há um pormenor que está a falhar - também podem começar por 7 (aprendi isso da pior maneira no mês passado). "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
nunopicado Posted February 8, 2013 at 12:29 AM Author Report #494566 Posted February 8, 2013 at 12:29 AM 🙂 Eu gosto do Try... Nada contra algo que me dá controle sobre o que estou a fazer. A ideia dos IF's todos é mostrar os varios passos da validação. Tirando o checkdigit, podia ficar tudo numa condição só, mas quis simplificar ao máximo a percepção dos passos da validação! Só há um pormenor que está a falhar - também podem começar por 7 (aprendi isso da pior maneira no mês passado). Por 7?? Olha, essa desconhecia! Sabes em que situações pode acontecer? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
mjamado Posted February 8, 2013 at 12:33 AM Report #494568 Posted February 8, 2013 at 12:33 AM Por 7?? Olha, essa desconhecia!Sabes em que situações pode acontecer? Acho que são NIF usados para processos de partilhas, é do conjunto dos herdeiros. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
nunopicado Posted February 8, 2013 at 01:23 AM Author Report #494570 Posted February 8, 2013 at 01:23 AM Coisa esquisita, nunca ouvi falar! Mas pronto, se for o caso é só adicionar lá em cima! 🙂 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Popular Post mjamado Posted February 8, 2013 at 10:20 AM Popular Post Report #494588 Posted February 8, 2013 at 10:20 AM Coisa esquisita, nunca ouvi falar! Mas pronto, se for o caso é só adicionar lá em cima! 🙂 Eu também nunca tinha ouvido falar... Nada como um cliente aos berros ao telefone logo pela manhã para aprendermos estas coisas... 😄 4 Report "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
nunopicado Posted February 8, 2013 at 10:37 AM Author Report #494591 Posted February 8, 2013 at 10:37 AM heheheh Como te compreendo... Aqui está o link para a portaria que estabelece essa regra: http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/bd_igf/bd_legis_geral/leg_geral_docs/PORTARIA_0386_98.htm 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
bubbu78 Posted September 5, 2013 at 02:39 PM Report #523541 Posted September 5, 2013 at 02:39 PM Boas!! Tenho um cliente a queixar-se de que inseriu um nif errado e o programa nao se queixou :S O algoritmo basicamente é este: Validar tamanho (9 digitos) O primeiro dígito tem que ser 1, 2, 5, 6, 7, 8 ou 9 A soma de controle é dada por 9xd1 + 8xd2 + 7xd3 + 6xd4 + 5xd5 + 4xd6 + 3xd7 + 2xd8 + d9 Faz-se divisão por 11 Se o resto for inferior a 2, o check digit é 0 Caso contrario é 11 menos o resto Se o valor for igual ao ultimo do NIF, então é valido, senão não Estou a falhar nalguma coisa??
Rui Carlos Posted September 5, 2013 at 09:26 PM Report #523559 Posted September 5, 2013 at 09:26 PM Sabes qual foi o NIF em que a validação falhou? Deve ajudar na procura do erro. Rui Carlos Gonçalves
fcarvalho4 Posted January 23, 2014 at 12:38 PM Report #542289 Posted January 23, 2014 at 12:38 PM (edited) // class para validar Numero de Contribuinte unit UValidaN; interface uses sysutils, classes; type // CalssObj Pascal Para validação de, NIF, BI, NISS // fcarvalho98@gmail.com TValidaNumeros=class protected FNumero : string; function Get_isValidoNIF:boolean; function Get_isValidoNISS:boolean; function Get_isValidoBI:boolean; public constructor create; property Numero:string read FNumero write FNumero; property isValidoNIF: boolean read Get_isValidoNIF; property isValidoNISS: boolean read Get_isValidoNISS; property isValidoBI: boolean read Get_isValidoBI; function IsNumero(s: string): Boolean; end; implementation function TValidaNumeros.IsNumero(s: string): Boolean; var i: Integer; begin Result := False; for i := 1 to Length(s) do case s[i] of '0'..'9':; else Exit; end; Result := True; end; // Função para validar Nº idenf. Fiscal function TValidaNumeros.Get_isValidoNIF:boolean; var checkdigito, i : integer; begin result := false; if (length(FNumero) = 9) and (isNumero(FNumero)) then begin if (FNumero[1] in ['1','2','5','6','8','9']) then begin checkdigito := strtoint(FNumero[1]) * 9; for i := 3 to 9 do checkdigito := checkdigito + (strtoint(FNumero[i-1]) * (11 - i)); checkdigito := 11 - (checkDigito mod 11); if (checkDigito >= 10) then checkDigito := 0; if (checkDigito = strtoint(FNumero[9])) then result := True; end; end else result := false; end; // Função para validar Nº idenf. Seg social function TValidaNumeros.Get_isValidoNISS:boolean; const factor : array[1..10] of byte = (29,23,19,17,13,11,7,5,3,2); var soma, i : integer; begin result := false; soma := 0; if (length(FNumero) = 11) and (isNumero(FNumero)) then begin if (FNumero[1] in ['1','2'] ) then begin for i := 1 to 10 do soma := soma + ((strtoint(FNumero[i]) * factor[i])); If (strtoint(FNumero[11]) = (9 - (soma mod 10))) then result := True; end; end else result := false; end; // Valida constructor TValidaNumeros.create; begin FNumero := '123456789'; end; function TValidaNumeros.Get_isValidoBI:boolean; var soma : integer; TamanhoBI, i, cont : byte; begin soma := 0; result := false; TamanhoBI := length(FNumero); if ((tamanhoBI > 6) and (TamanhoBI < 11)) and (isNumero(FNumero)) then begin cont := 0; for i := TamanhoBI downto 1 do begin inc(cont); soma := soma + ((strtoint(FNumero[i]) * cont)); end; if ((Soma mod 11 = 0) or (soma mod 11 = 10)) then result := True; end else result := false; end; end. Edited January 23, 2014 at 12:40 PM by nunopicado Adicionadas tags GeShi
satanuke Posted February 21, 2014 at 10:49 AM Report #546032 Posted February 21, 2014 at 10:49 AM Boas!! Tenho um cliente a queixar-se de que inseriu um nif errado e o programa nao se queixou :S O algoritmo basicamente é este: Validar tamanho (9 digitos) O primeiro dígito tem que ser 1, 2, 5, 6, 7, 8 ou 9 A soma de controle é dada por 9xd1 + 8xd2 + 7xd3 + 6xd4 + 5xd5 + 4xd6 + 3xd7 + 2xd8 + d9 Faz-se divisão por 11 Se o resto for inferior a 2, o check digit é 0 Caso contrario é 11 menos o resto Se o valor for igual ao ultimo do NIF, então é valido, senão não Estou a falhar nalguma coisa?? Esse algoritmo tem uma falha. Na soma de controlo não se adiciona o digito 9 pois este é apenas o check digit. Fiz uma implementação desse algoritmo em Java e cometi o mesmo erro. O algoritmo correcto será : Validar tamanho (9 digitos) O primeiro dígito tem que ser 1, 2, 5, 6, 7, 8 ou 9 A soma de controle é dada por 9xd1 + 8xd2 + 7xd3 + 6xd4 + 5xd5 + 4xd6 + 3xd7 + 2xd8 Faz-se divisão por 11 Se o resto for inferior a 2, o check digit é 0 Caso contrario é 11 menos o resto tek.readers blog
Icepick.pt Posted July 30, 2014 at 10:55 AM Report #563696 Posted July 30, 2014 at 10:55 AM Aqui fica o código para validação com Javascript function validaContribuinte(contribuinte){ // algoritmo de validação do NIF de acordo com // http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_identifica%C3%A7%C3%A3o_fiscal var temErro=0; if ( contribuinte.substr(0,1) != '1' && // pessoa singular contribuinte.substr(0,1) != '2' && // pessoa singular contribuinte.substr(0,1) != '3' && // pessoa singular contribuinte.substr(0,2) != '45' && // pessoa singular não residente contribuinte.substr(0,1) != '5' && // pessoa colectiva contribuinte.substr(0,1) != '6' && // administração pública contribuinte.substr(0,2) != '70' && // herança indivisa contribuinte.substr(0,2) != '71' && // pessoa colectiva não residente contribuinte.substr(0,2) != '72' && // fundos de investimento contribuinte.substr(0,2) != '77' && // atribuição oficiosa contribuinte.substr(0,2) != '79' && // regime excepcional contribuinte.substr(0,1) != '8' && // empresário em nome individual (extinto) contribuinte.substr(0,2) != '90' && // condominios e sociedades irregulares contribuinte.substr(0,2) != '91' && // condominios e sociedades irregulares contribuinte.substr(0,2) != '98' && // não residentes contribuinte.substr(0,2) != '99' // sociedades civis ) { temErro=1;} var check1 = contribuinte.substr(0,1)*9; var check2 = contribuinte.substr(1,1)*8; var check3 = contribuinte.substr(2,1)*7; var check4 = contribuinte.substr(3,1)*6; var check5 = contribuinte.substr(4,1)*5; var check6 = contribuinte.substr(5,1)*4; var check7 = contribuinte.substr(6,1)*3; var check8 = contribuinte.substr(7,1)*2; var total= check1 + check2 + check3 + check4 + check5 + check6 + check7 + check8; var divisao= total / 11; var modulo11=total - parseInt(divisao)*11; if ( modulo11==1 || modulo11==0){ comparador=0; } // excepção else { comparador= 11-modulo11;} var ultimoDigito=contribuinte.substr(8,1)*1; if ( ultimoDigito != comparador ){ temErro=1;} if (temErro==1){ alert('O numero de contribuinte parece estar errado' ); } } 1 Report
FranciscoS Posted October 28, 2020 at 03:30 PM Report #619748 Posted October 28, 2020 at 03:30 PM Tentei usar o seu código em Pascalzim porém continha alguns erros de sintaxe e "Result não esperado na linha 18 pode me ajudar a resolver? Abraço!
nunopicado Posted October 28, 2020 at 04:51 PM Author Report #619752 Posted October 28, 2020 at 04:51 PM 1 hora atrás, FranciscoS disse: Tentei usar o seu código em Pascalzim porém continha alguns erros de sintaxe e "Result não esperado na linha 18 pode me ajudar a resolver? Abraço! PascalZim suporta apenas um subconjunto das capacidades da linguagem Pascal. Por outro lado, o código deste tópico está feito em Object Pascal, um supraconjunto da linguagem. Neste sentido há com certeza muita coisa no código que o PascalZim não suporta, e não admira. A ideia por trás do PascalZim é ter apenas o básico para propósitos de ensino. É possível adaptar o código para correr em PascalZim, mas se a ideia for usar todo o poder da linguagem pascal, o ideal é passar a usar um compilador capaz, com suporte a todas as funcionalidades da linguagem. Um bom exemplo gratuito é o FreePascal. Para o caso específico do "Result", este é um alias para o nome da função. Pode ser substituído pelo nome da função em que o result está a ser usado (neste caso, 'ValidaNIF') "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts