Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite.

Estou em engenharia informática e para o próximo semestre vamos aprender linguagem C, e gostava de ir praticando um bocado para não entrar à toa.

Podiam dar-me uma ajuda numa escolha de um IDE para C? Assim o melhorzito, tendo em atenção claro que não sou grande maquina, AINDA, a programar. aha

Obrigado desde ja

Posted

Code::Blocks

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted (edited)

compilador? tenho o windows 8.

Ok... tens muito para aprender... 😄

Vamos por partes:

• Compilador - programa que converte o código-fonte em código-máquina.
  • IDE - Ambiente de Desenvolvimento Integrado - um programa onde podes escrever o código-fonte com várias ferramentas auxiliares, sendo a mais importante o syntax-highlighter (coloração do código para melhor leitura).

Alguns IDE's trazem compiladores integrados, e vice-versa. Regra geral, os programadores usam 1 IDE para escrever o código-fonte de várias linguagens, e para cada linguagem instalam o respectivo compilador.

Há diferentes formas de "ligar" o IDE ao compilador, dependendo das opções destes (essencialmente do primeiro), de modo a que possas ordenar a compilação do código-fonte sem recorrer, regra geral, à shell.

O IDE para C pode muito bem ser o mesmo IDE para outras linguagens. Um exemplo é o Notepad++, relativamente bom para iniciados mas não muito recomendado para situações mais avançadas e exigentes, e que traz um plugin interessante que o "liga" aos compiladores e aos interpretadores (há linguagens para compilar, e há as interpretadas).

Outros IDE's têm sido também aqui referidos, bem como compiladores.

Aviso também para a importância de se programar em Linux, especialmente um estudante de EI.

Boa sorte 😉

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Atenção que chamar IDE ao Notepad++ é apenas possível sob uma visão muito minimalista daquilo que é um IDE... Exemplos mais comuns serão o Eclipse, Code::Blocks, Visual Studio...

Posted

@Fitorinaudo existe um artigo no Wikipedia com a lista de "todos" os IDEs populares para diferentes linguagens de programacao assim como a comparacao entre eles, recomendava-te visitar esse arquivo. Procura por IDE no wikipedia e penso que na seccao See Also encontra um link para comparacoes de IDES.

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.

Posted

Já agora, não ignores a hipótese de trabalhares sem um IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento). Podes trabalhar com ferramentas isoladas, uma para cada parte do desenvolvimento: um editor; um validador de código; um compilador; um "debugger" e usar o Sistema Operativo em si como "cola" para as diferentes ferramentas.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted (edited)

Unsigned User, podes então ajudar-me a instalar tudo para conseguir fazer código finalmente sff?

E depois só a ajudar no primeiro código, pa ver onde são as cenas pa compilar e isso.

obrigado a todos malta

Edited by thoga31
Formatação do post
Posted (edited)

Unsigned User, podes então ajudar-me a instalar tudo para conseguir fazer código finalmente sff?

"Unsigned User" não é o nome do membro. Por isso, estás-te a referir a que membro?

É um ranking dado consoante o nº de posts. Por exemplo, tu és o membro @Fitorinaudo e o teu ranking é "null".

Edited by thoga31

Knowledge is free!