Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Eu gostaria da ajuda de vocês para eu criar uma classe de textbox personalizada já ajustada pela tabindex.

Explico, tenho esse código aqui:

Private Sub Campo2_KeyUp(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.KeyEventArgs) Handles Campo2.KeyUp
       Dim KeyCode As Short = e.KeyCode
       Dim Shift As Short = e.KeyData \ &H10000

If KeyCode = 13 Then
           Campo3.Focus()
       ElseIf KeyCode = System.Windows.Forms.Keys.Right Then
           Campo3.Focus()
       ElseIf KeyCode = System.Windows.Forms.Keys.Down Then
           Campo3.Focus()
       ElseIf KeyCode = System.Windows.Forms.Keys.Left Then
           Campo1.Focus()
       ElseIf KeyCode = System.Windows.Forms.Keys.Up Then
           Campo1.Focus()
       End If
   End Sub

No código acima, eu tenho de fazer isso para cada campo para ajustar o toque da tecla ENTER para que o foco seja movido para o próximo campo ou quando estiver no último campo do forme, ele volte para o primeiro campo.

Só que isso se torna cansativo e corro o risco de errar e ainda se entrar ou sair algum campo, tenho de ajustar tudo novamente. Peguei um trabalho para fazer em que um dos forms tem uns 40 campos.

Como esses dias fiz algo parecido com a ajuda de vocês em relação a mudança de cores ( aquilo me adiantou muito ) , gostaria de saber se tem como fazer o mesmo.

Só que a idéia seria ajustar o Tabindex, e na classe, o 'ME' iria verificar qual é o TabIndex do campo que está posicionado, e nos três primeiros 'Focus' do código de exemplo acima, ele iria somar 1 e no último diminuiria 1.

Edited by thoga31
GeSHi
Posted

Não foi preciso criar uma classe, na verdade eu estava era reiventando a roda via gambiarra kkkk

resolvi dessa forma:

Imports System.Windows.Forms

Private Sub FrmLogin_KeyDown(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.KeyEventArgs) Handles Me.KeyDown
  Select Case e.KeyCode
     Case Keys.Enter
        SendKeys.Send("{Tab}")
  End Select
End Sub