Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

flaviorodrigues

Ajuda com planeamento de Gestão Stocks

Mensagens Recomendadas

flaviorodrigues

Boas, ca na empresa, temos um software interno de gestão em ASP.NET e é necessario desenvolver-se um modulo de gestão stocks.

O objectivo seria:

-- Gestão de Consumíveis --

O Dep.Compras da entrada dos artigos, exemplo compra 10 resmas papel a Staples.

Apos isso são enviadas 5 resmas para o Sector Contabilistico, 2 para o Sector Administrativo e outras 3 para o armazem 1

O Sector contabilistico quando gasta uma resma, deve dar baixa na plataforma.

O sistema deve ainda permitir:

-- Gestão imobilizado --

O Dep. Compras, compra 5 computadores, é necessario ficar anotado os s/n de cada um, datas garantia etc.

Deve ainda ficar associado a um gabinete a utilização dos mesmos.

Estou um pouco confuso em como fazer a nivel de base de dados.

Pensei em algo assim:

Tabelas

Fornecedores (idfornecedor, nif, morada, etc)

Artigos (idartigo, codbarras, descricao, precocusto, precovenda, prodparavenda, seeconsumivel, s/n, idfamilia, idsubfamilia, marca, modelo, etc)

Compras_Entrada (idfornecedor, data, idartigo, custo, qtd, ndocumento, nfactura)

Stocks_Gestao(idartigo, armazemorigem, armazemdestino, tipo, qtd, etc)

Armazens (idarmazem, nome, etc)

Isto para o exemplo ficaria algo como:

Fornecedores (1, 2222222, rua abc, Staples, blabla)

Artigos (1, 1000101, Papel , 10, 0, false, true, ,1,1,0,0)

Compras_Entrada (1,02-02-2013, 1,100, 10, 1, 10001)

Stocks_Gestao (1, 0, 2, 1, 5, )

Basicamente o tipo seria 1 quando fosse mudança de armazens, 2 para consumodoproduto, 3 para venda, por exemplo.

O problema esta mais a nivel do imobilizado, pois vou tar a criar artigos diferentes e depois na parte de gestão stocks, como consigo mais tarde saber quantos computadores daquele tipo tenho na empresa?

Nao sei se o post esta perceptivel, mas voces o que mudavam ou como fariam esta gestão?

agradeço desde ja

obrigado,

Flávio Rodrigues

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Tenta ser preciso e conciso: o que já fizeste? o que queres fazer? o que não consegues fazer ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
flaviorodrigues

Ainda não fiz nada, pois ando a pensar na parte de estrutura primeiro.

Queria saber a vossa opinião sobre as tabelas que indiquei e o raciocionio logico

obrigado,

Flávio

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Parece-me bem. Acrescenta já, também, a tabela família e sub-família dos produtos.

Começa já a fazer a BD.

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pt_V1p3r

Parece-me bem. Acrescenta já, também, a tabela família e sub-família dos produtos.

Começa já a fazer a BD.

Eu sugeria que nao fizesses apenas familia e sub-familia, mas sim familias com vários niveis, hoje em dia cada vez é mais comum a procura da caracterizacao de um produto em varias familias com varios niveis e nao apenas com o tradicional (familia e sub-familia).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
flaviorodrigues

Bem ja comecei com isto e para ja tenho algo assim:

Tabelas:

Produtos_Compras (idcompra, ndoc, data, idfornecedor, idutilizador, valortotal)

Produtos_Compras_Linhas (Idlinha, idcompra, idproduto, qtd, preco)

Produtos(idartigo, codbarrasartigo, idfamilia, idsubfamilia, idmarca, idsubmarca, idfornecedordefeito, precocompradefault, seeparavenda, precovenda, tipoproduto, taxaiva)

Produtos_Stock (idstock, idartigo, tipomovimento, armazemorigem, armazemdestino, idutilizador, qtd, data)

É basicamente isto + as tabelas auxiliares (Produtos_Familias, SubFamilias, Marcas, Modelos, TaxasIva, etc)

Alguma sugestão?

Outra coisa, acham que faz mais sentido ter um campo stock actual na ficha do produto ou fazer as contas usando a tabela produtos_Stock?

O objectivo quando é feita uma compra é ficar gravado na Produtos_Compras, Produto_Compras_Linhas e automaticamente inserir na Produtos_Stock

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.