mundo Posted February 1, 2013 at 11:56 AM Report #493818 Posted February 1, 2013 at 11:56 AM Bom dia, estou com duvidas a resolver um exercicio aqui de exame. O enunciado é o seguinte: Defina uma função break_list que parta uma lista ligada em dois segmentos de igual comprimento, devolvendo o endereço da lista correspondente ao segundo. Se a lista inicial tiver comprimento ímpar, o segundo segmento terá a mais um elemento do que o primeiro. Por exemplo, se a lista original tiver os elementos 1,2,3,4,5,6,7, após a execução da função, a lista passa a ter apenas os valores 1,2,3 e o resultado da função deverá ser a lista com os elementos 4,5,6,7. A função a definir só terá que produzir resultados válidos para listas de comprimento superior ou igual a 2. Certifique-se que a solução apresentada executa em tempo linear no tamanho da lista e que não aloca memória adicional. O codigo que eu tenho, e nao esta a funcionar bem, penso eu, é este: typedef struct lnode { int info; struct lnode *next; } Lnode, *List; int comp(List l){ int i; if(l == NULL) return 0; while(l->next != NULL){ i++; } return i; } List break_list(List l){ List aux, aux2; int i, j, tam; tam = comp(l); if(l == NULL || comp(l) < 2) return; if(comp(l)%2 != 0){ for(i=0;i<(tam/2)-1 ; i++){ aux->info = l->info; if(l->next == NULL){ return NULL; } aux->next = l->next; } for(j = (tam/2); j < tam ; j++){ aux2->info = l->info; if(l->next == NULL){ return NULL; } aux2->next = l->next; } } else{ for(i=0;i<(tam/2) ; i++){ aux->info = l->info; if(l->next == NULL){ aux->next = NULL; } aux->next = l->next; } for(j = (tam/2); j<tam ; j++){ aux2->info = l->info; if(l->next == NULL){ aux2->next = NULL; } aux2->next = l->next; } } return aux2; }
pmg Posted February 1, 2013 at 12:27 PM Report #493819 Posted February 1, 2013 at 12:27 PM (edited) Xiii ... não precisas de nada disso. Repara que se arranjares dois ponteiros para percorrer a lista em que um percorre devagarinho e outro percorre depressa (de 2 em 2), quando o ponteiro rápido chegar ao fim, o ponteiro lento está a meio 🙂 Precisas de ter atenção a erros "off by one", mas basicamente é isto. Edited February 1, 2013 at 12:28 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
mundo Posted February 1, 2013 at 12:33 PM Author Report #493820 Posted February 1, 2013 at 12:33 PM Mas ao fazer isso, caso seja impar a primeira parte não vai ter mais um que a segunda? "Precisas de ter atenção a erros "off by one", mas basicamente é isto." É com isto que queres dizer isso? Se for, tenho que depois passar manualmente o elemento a mais para a segunda parte certo?
pmg Posted February 1, 2013 at 12:41 PM Report #493822 Posted February 1, 2013 at 12:41 PM Não, não, não. Não passas nada de lado nenhum para outro lado: fica tudo exactamente onde está. Só precisas de alterar um único link: o link do último elemento da primeira metade da lista. Por exemplo, para a lista {1 -> 2 -> 3 -> 4 -> 5 -> 6 -> 7} vais ao "3->next" e metes a NULL e devolves o valor que lá estava antes. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
mundo Posted February 1, 2013 at 02:55 PM Author Report #493835 Posted February 1, 2013 at 02:55 PM Com 2 ponteiros para percorrer, queres dizer 2 Lists's auxiliares? ou 2 inteiros i e j?
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 03:03 PM Report #493837 Posted February 1, 2013 at 03:03 PM (edited) nem um nem outro Lnode * l1 = NULL, * l2 = NULL; // dois iteradores de nós Edited February 1, 2013 at 03:03 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mundo Posted February 1, 2013 at 03:15 PM Author Report #493840 Posted February 1, 2013 at 03:15 PM nem um nem outro Lnode * l1 = NULL, * l2 = NULL; // dois iteradores de nós isso não é equivalente a ter? List l1 = NULL, l2 = NULL;
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 03:22 PM Report #493841 Posted February 1, 2013 at 03:22 PM sim é, em termos de significado é o mesmo no entanto, o que apresentei lesse como dois ponteiros para nós de uma lista e o que apresentaste lesse como duas listas distintas. o que escrevi era uma dica de como chegares à solução IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mundo Posted February 1, 2013 at 05:34 PM Author Report #493847 Posted February 1, 2013 at 05:34 PM Se for asneira peço, mas digam-me se assim está correcto List break_list(List l){ Lnode *l1 = NULL, *l2 = NULL; for(l1 = l; l1 != NULL; l1 = l1->next){ for(l2 = l; l2 != NULL; l2 = l2->next + 2){ l2->info = l->info; if(l2->next == NULL){ l1->next = NULL; } } } return l2; }
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 05:38 PM Report #493848 Posted February 1, 2013 at 05:38 PM nop ... está errado volta a ler o primeiro post do @pmg porque estás muito longe do pretendido IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mundo Posted February 1, 2013 at 05:46 PM Author Report #493850 Posted February 1, 2013 at 05:46 PM Não estou mesmo a conseguir implementar isto. Deixa-me ver se percebi, a estrategia que o pmg referiu, seria de ter por exemplo, um while em que cada iteraçao incrementa 2, e dentro desse while 1 ciclo for para percorrer o que ira andar mais devagar, assim que o while parar, coloco o ponteiro->next do que anda devagar a apontar para nulo, e retorno o ponteiro rapido?
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 05:51 PM Report #493851 Posted February 1, 2013 at 05:51 PM não ele nunca referiu um ciclo dentro de um ciclo o que ele disse foi um ciclo só em que os ponteiros "andam a velocidades diferentes" IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
pmg Posted February 1, 2013 at 07:07 PM Report #493855 Posted February 1, 2013 at 07:07 PM Imagina a lista {1 -> 2 -> 3 -> 4 -> 5 -> 6 -> 7 -> 8}; arranja dois ponteiros (lento e rapido) e mete-os a apontar para o 1 avanca o ponteiro lento 1 elemento e o rapido 2 elementos (o lento aponta para 2; o rapido aponta para 3) avanca o ponteiro lento 1 elemento e o rapido 2 elementos (o lento aponta para 3; o rapido aponta para 5) avanca o ponteiro lento 1 elemento e o rapido 2 elementos (o lento aponta para 4; o rapido aponta para 7) avanca o ponteiro lento 1 elemento e o rapido 2 elementos (o lento aponta para 5; o rapido aponta para NULL) Pronto! O ponteiro lento aponta para o elemento que deve ser o primeiro da metade "nova" da lista (nesta situacao -- tens de verificar se acontece assim em todas as situacoes) em codigo seria qualquer coisa assim while (rapido != NULL) { lento = lento->next; rapido = rapido->next->next; } MAS ATENCAO QUE O CODIGO ESTA MUITO INCOMPLETO! Tens que acertar onde comecam os ponteiros lento e rapido, tens que validar o acesso intermedio do ponteiro rapido, ... What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
mundo Posted February 1, 2013 at 08:03 PM Author Report #493863 Posted February 1, 2013 at 08:03 PM Será isto? List break_list(List l){ Lnode *lento = l, *rapido = l; while(rapido != NULL){ lento = lento->next; rapido = rapido->next->next; if(rapido->next->next == NULL){ rapido = lento->next; lento->next = NULL; } } return rapido; } Ou ainda está incompleto?
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 08:13 PM Report #493866 Posted February 1, 2013 at 08:13 PM pelas respostas que estás a apresentar só posso depreender que não estás sequer a testar as hipóteses que apresentas metes algo parecido com o que foi te explicado e parece nem sequer queres perceber o que está a acontecer ao perceber, certos erros que aparecem no teu código nem sequer te passavam pela cabeça IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mundo Posted February 1, 2013 at 08:41 PM Author Report #493870 Posted February 1, 2013 at 08:41 PM Estou a testar, e a fazer com uma folha ao lado, acho que so falta colocar a info, so nao estou a colocar a main, porque é algo que onde estou a estudar nunca fizemos muito, para testar, supostamente com os meus rascunhos, penso que isso funcionaria
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 08:48 PM Report #493872 Posted February 1, 2013 at 08:48 PM achas ? experimenta com uma lista impar IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mundo Posted February 1, 2013 at 09:45 PM Author Report #493881 Posted February 1, 2013 at 09:45 PM Vou fazer o desenho com as iterações a ver se percebi, e juntar o codigo, e agradecia que me corrigissem por favor: List break_list(List l){ Lnode *lento = l, *rapido = l; while(rapido->next != NULL){ lento = lento->next; rapido = rapido->next->next; if(rapido->next == NULL){ rapido = lento; lento = NULL; } } return rapido; } Por exemplo a lista ligada impar: 1->2->3->4->5->6->7 inicializaçao: lento = 1, rapido = 1 1ª iteração: lento = 2, rapido = 3 2ªiteraçao: lento = 3, rapido = 5 3ª iteração: lento = 4, rapido = 7 o rapido passa a ser o local onde esta o lento coloca o local onde o lento se encontra a nulo 4ª iteraçao: ja nao entra no while A minha duvida prende-se na 3ª iteraçao, e se o if está correto
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 09:50 PM Report #493882 Posted February 1, 2013 at 09:50 PM 1º - atribuir NULL ao ponteiro "lento" não altera nada na lista, estás somente a alterar o valor do ponteiro. 2º - o ponteiro "rapido" fica com o valor de lento (4), mas no entanto continuas a não "partir" a lista 3º - agora experimenta com uma lista com um número par de elementos IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mundo Posted February 1, 2013 at 10:05 PM Author Report #493888 Posted February 1, 2013 at 10:05 PM Estou mesmo a nora, eu já percebi que caso a lista seja par, esse algoritmo nao funciona, sera que me podes dar mais um empurranzinho? com o a condiçao no if a ser rapido->next->next, passa a funcionar para listas pares também, não estou a conseguir partir a lista a metade
Recommended Posts