Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom dia,

Como tenho alguns clientes com o meu programa que têm internet sempre ligada, pensei em fazer um WebService para ir alimentando o software com algumas novidades... de modo a ter uma especie de newsletter no proprio programa. Mariquices... eu sei 😛

O problema é que nunca fiz WS em delphi... tentei fazer uma coisa simples. Criei um SOAP server application e ele cria logo uma classe, a qual acrescentei a minha funçao

IServiceIMG = interface(IInvokable)
  Function GetImg():TPicture;
 end;

Implementei o codigo, corri... ate aqui tudo bem. Ele aparentemente funciona bem.

O problema é ler isto a partir da app cliente. Importo o WSDL na boa, mas a partir daí chapeu... a classe TPicture que chega ao cliente a partir da GetIMG() nao é a TPicture normal do VCL... e nao consigo pegar no resultado da minha funçao e por numa TPicture normal para mostrar num form...

Não sei se me consegui explicar bem :/ Já procurei na net mas não encontro nada directo... vi umas coisas sobre o TRemotable e n sei q... mas fiquei na mesma...

Alguem tem exp com Webservices em Delphi?

Obrigado

Edited by thoga31
GeSHi
Posted

Boas

Sei que é possível com o Indy, mas nunca usei WebServices.

Ainda pensei há dias meter o meu software de POS a enviar as faturas directamente por webservice, mas o tempo tem sido curto, pelo que ainda não vi nada!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

• 1 month later...