Ir para o conteúdo
sergio.costa

Motor AC Passo-a-passo... Por onde Começar?

Mensagens Recomendadas

sergio.costa

Boas...

Costumo trabalhar muito com variadores de velocidade e motores AC assíncronos mas agora queria enveredar pelos motores passo a passo...

Já andei a vasculhar na net a procura de exemplos de aplicações mas o máximo o que encontro são os catálogos dos fabricantes...

Tenho uma maquina que possui um autómato e este através de saídas digitais comanda um variador de velocidade convencional, ligado a um motor assíncrono trifásico com caixa redutora, e recebe através de entradas digitais dois sinais provenientes de um contador de impulsos ligado a um encoder...

Ex.

Entradas provenientes do contador de impulsos:

1- SET 1 (Avisa o autómato que passou a metade do avanço total da maquina para este dizer ao variador para andar mais devagar ate atingir o avanço total)

2- SET 2 (avisa o autómato que o encoder contou os 950 impulsos do avanço total para fazer parar o variador)

Saídas para o variador:

1- Avanço em velocidade alta

2- Avanço em velocidade lenta

(a ausência de sinais faz o variador parar)

O que eu queria fazer era colocar um servomotor com potencia idêntica ao motor assíncrono original e que ao seu conversor eu apenas precisasse de lhe dar a ordem de avanço e ele me retornasse um sinal de posição atingida..

Claro esta que eu teria de, por tentativas, alterar o tamanho do avanço nesse conversor e/ou ate deferir as 2 velocidades que originalmente a maquina tem. Isto tudo para tentar melhorar a presisao de paragem da maquina...

Se alguém me podes dar umas luzes de como fazer e quais os melhores equipamentos para fazer isto agradecia desde já. Na empresa já tenho alguns destes motores e conversores nomeadamente da OMRON e da ALLEN BRADLEY mas nessa maquinas que os possuem compete ao autómato comunicar com o conversor e enviar-lhe todos os parâmetros necessários ao seu funcionamento.

Cumprimento...

Sérgio Costa

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Um servomotor, tanto quanto sei não é um motor de passo.

Mas tens motores e conversores AC, ou tens os tais servomotores que pretendes?

Se calhar pesquisar em CNCs ou máquinas de corte industriais será m passo em frente uma vez que elas usam esse tipo de motor. Senão, os principais vendedores de motores certamente que têm uma solução para isso.

http://industrial.omron.co.uk/en/products/catalogue/motion_and_drives/servo_systems/default.html

http://www.industry.siemens.co.uk/drives/uk/en/electric-motor/servo-motor/pages/default.aspx

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sergio.costa

Eu tenho neste momento um motor assincrono convencional no entanto quero colocar um servomotor para aumentar a precisao de paragem no ponto certo pois o tamanho constante do avanço da maquina e bastante importante.

A maquina tem um sistema de engrenagens que faz com que 2 correntes, que transportam um filme de PVC, que tem de andar 950 mm de cada vez.

Estes 950 mm serao x pontos de encoder...

A minha ideia é fazer com que o servomotor fizesse esse trabalho.. eu dava-lhe um sinal para ele iniciar o avanço e ele retornava-me um sinal de avanço completado...

A outra questao é que eu posso alterar o tal valor de x pontos de encoder para obter os 950 mm ano avanço das corrente.

A minha questão principal é quais os parâmetros chave de um conversor de um servomotor para que eu consiga ter este resultado?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.