sergio.costa Posted February 1, 2013 at 03:51 AM Report #493800 Posted February 1, 2013 at 03:51 AM Boas... Costumo trabalhar muito com variadores de velocidade e motores AC assíncronos mas agora queria enveredar pelos motores passo a passo... Já andei a vasculhar na net a procura de exemplos de aplicações mas o máximo o que encontro são os catálogos dos fabricantes... Tenho uma maquina que possui um autómato e este através de saídas digitais comanda um variador de velocidade convencional, ligado a um motor assíncrono trifásico com caixa redutora, e recebe através de entradas digitais dois sinais provenientes de um contador de impulsos ligado a um encoder... Ex. Entradas provenientes do contador de impulsos: 1- SET 1 (Avisa o autómato que passou a metade do avanço total da maquina para este dizer ao variador para andar mais devagar ate atingir o avanço total) 2- SET 2 (avisa o autómato que o encoder contou os 950 impulsos do avanço total para fazer parar o variador) Saídas para o variador: 1- Avanço em velocidade alta 2- Avanço em velocidade lenta (a ausência de sinais faz o variador parar) O que eu queria fazer era colocar um servomotor com potencia idêntica ao motor assíncrono original e que ao seu conversor eu apenas precisasse de lhe dar a ordem de avanço e ele me retornasse um sinal de posição atingida.. Claro esta que eu teria de, por tentativas, alterar o tamanho do avanço nesse conversor e/ou ate deferir as 2 velocidades que originalmente a maquina tem. Isto tudo para tentar melhorar a presisao de paragem da maquina... Se alguém me podes dar umas luzes de como fazer e quais os melhores equipamentos para fazer isto agradecia desde já. Na empresa já tenho alguns destes motores e conversores nomeadamente da OMRON e da ALLEN BRADLEY mas nessa maquinas que os possuem compete ao autómato comunicar com o conversor e enviar-lhe todos os parâmetros necessários ao seu funcionamento. Cumprimento... Sérgio Costa
bubulindo Posted February 1, 2013 at 09:22 AM Report #493808 Posted February 1, 2013 at 09:22 AM Um servomotor, tanto quanto sei não é um motor de passo. Mas tens motores e conversores AC, ou tens os tais servomotores que pretendes? Se calhar pesquisar em CNCs ou máquinas de corte industriais será m passo em frente uma vez que elas usam esse tipo de motor. Senão, os principais vendedores de motores certamente que têm uma solução para isso. http://industrial.omron.co.uk/en/products/catalogue/motion_and_drives/servo_systems/default.html http://www.industry.siemens.co.uk/drives/uk/en/electric-motor/servo-motor/pages/default.aspx include <ai se te avio> Mãe () { }
sergio.costa Posted February 1, 2013 at 10:59 PM Author Report #493895 Posted February 1, 2013 at 10:59 PM Eu tenho neste momento um motor assincrono convencional no entanto quero colocar um servomotor para aumentar a precisao de paragem no ponto certo pois o tamanho constante do avanço da maquina e bastante importante. A maquina tem um sistema de engrenagens que faz com que 2 correntes, que transportam um filme de PVC, que tem de andar 950 mm de cada vez. Estes 950 mm serao x pontos de encoder... A minha ideia é fazer com que o servomotor fizesse esse trabalho.. eu dava-lhe um sinal para ele iniciar o avanço e ele retornava-me um sinal de avanço completado... A outra questao é que eu posso alterar o tal valor de x pontos de encoder para obter os 950 mm ano avanço das corrente. A minha questão principal é quais os parâmetros chave de um conversor de um servomotor para que eu consiga ter este resultado?
Recommended Posts