bluedark Posted January 31, 2013 at 12:55 PM Report #493704 Posted January 31, 2013 at 12:55 PM (edited) Boa tarde, Precisava de ajuda para resolver os seguintes exercícios em pseudocódigo (português estruturado) utilizando vetores (arrays): Exercício 1: Algoritmo que leia 10 números e informe quais são pares e impares . Exercício 2: Algoritmo que solicite ao usuário 10 números inteiros e, ao final, informe a quantidade de números ímpares e pares lidos. Calcule também a soma dos números pares e ímpares. Exercício 3: Algoritmo que carregue um vector de seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre:¨ A quantidade de números pares e ímpares;¨ Quais os números pares;¨ A quantidade de números ímpares;¨ Quais os números ímpares. Exercício 4: Algoritmo que solicite ao utilizador um número par e um número ímpar até 10. E depois efectue a soma entre eles. Desde já o meu obrigado, bluedark Edited January 31, 2013 at 01:08 PM by bluedark
pikax Posted January 31, 2013 at 12:59 PM Report #493705 Posted January 31, 2013 at 12:59 PM quais sao mesmo as tuas duvidas?? nao consigo ver nenhuma duvida... Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
bluedark Posted January 31, 2013 at 01:10 PM Author Report #493708 Posted January 31, 2013 at 01:10 PM A minha dúvida é mesmo na resolução dos exercícios. Como se fazem..... Vou ter exame e tenho de saber isso. Podem ajudar pff... Obrigado
HappyHippyHippo Posted January 31, 2013 at 01:24 PM Report #493710 Posted January 31, 2013 at 01:24 PM - tentas perceber o que é para fazer (enunciado) - tentas descobrir problemas elementares do problema geral (separação dos problemas) - para cada problema elementar, tentas arranjar uma forma simples de o resolver (resolução do problema) - descobrir e listar as ferramentas que te podem auxiliar para a resolução de cada problema elementar (declaração) - juntar tudo (combinação das soluções) - listar passo-a-passo a resolução dos problemas elementares (construção do algoritmo) resultado : algoritmo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
bluedark Posted January 31, 2013 at 01:28 PM Author Report #493711 Posted January 31, 2013 at 01:28 PM Mas o problema é que eu não sei como fazer isso.... 😞 Por favor malta ajudem-me apresentando uma solução possível para cada exercício. Cumps,
HappyHippyHippo Posted January 31, 2013 at 01:34 PM Report #493712 Posted January 31, 2013 at 01:34 PM Por favor malta ajudem-me apresentando uma solução possível para cada exercício. eu não apresentarei solução para nenhum dos problemas, e dou-te as minhas razões 1º - acho nada ético estar a resolver um problema de outra pessoa 2º - sei que é o melhor para ti estudares e perceberes 3º - já te dei a orientação possível a quem não apresenta uma dúvida específica 4º - é contra as regras do fórum resolver problemas : http://www.portugal-a-programar.pt/guidelines/ Não é permitida a criação de tópicos ou colocação de mensagens a pedir que se façam trabalhos. Pedir ajuda é diferente de pedir trabalhos feitos. Em caso de incumprimento o staff pode bloquear, ou mesmo apagar, o tópico/mensagem. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
thoga31 Posted January 31, 2013 at 08:28 PM Report #493770 Posted January 31, 2013 at 08:28 PM @bluedark, ainda não tens nenhuma tentativa de resolução dos exercícios para vermos as tuas dúvidas? Knowledge is free!
bluedark Posted February 1, 2013 at 09:52 AM Author Report #493809 Posted February 1, 2013 at 09:52 AM Bom dia, Tenho aqui um exercício que tentei resolver mas não sei se está bem podem ajudar-me sff: Exercício: Armazenar 15 números inteiros num vetor NUM e imprimir uma listagem contendo o número e uma das mensagens: par ou ímpar. Resolução: var NUM: vetor [1..15] de inteiro i: inteiro Inicio Se i <- 1 ate 15 faca escreval ("Digite um numero para ser armazenado no Vetor") leia (NUM) fimpara para i <- 1 ate 15 faca escreva (NUM) fimpara Isto está bem pessoal? Agora como eu coloco para dizer se é par ou ímpar?
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 09:58 AM Report #493810 Posted February 1, 2013 at 09:58 AM tens de começar a aprender a indentar o que escreves ... var NUM: vetor [1..15] de inteiro i: inteiro inicio // chama os teus ciclos como devem ser : a palavra "se" não indica um ciclo para i de 1 ate 15 fazer escrever("Digite um numero para ser armazenado no Vetor") ler(NUM[i]) fimpara para i de 1 ate 15 fazer // tu nao queres escrever, mas sim verificar se é par ou impar ... como achas que se verifica isso ? escrever(NUM[i]) fimpara fim IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
bluedark Posted February 1, 2013 at 10:13 AM Author Report #493811 Posted February 1, 2013 at 10:13 AM Em 01/02/2013 às 10:58, HappyHippyHippo disse: tens de começar a aprender a indentar o que escreves ... var NUM: vetor [1..15] de inteiro i: inteiro inicio // chama os teus ciclos como devem ser : a palavra "se" não indica um ciclo para i de 1 ate 15 fazer escrever("Digite um numero para ser armazenado no Vetor") ler(NUM[i]) fimpara para i de 1 ate 15 fazer // tu nao queres escrever, mas sim verificar se é par ou impar ... como achas que se verifica isso ? escrever(NUM[i]) fimpara fim Será assim: se numero MOD 2 = 0 entao inicio par=par+1 Fim senao inicio impar=impar+1 Fim mostrar "Numero de impares: ", impar mostrar "Numero de pares: ", par
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 10:31 AM Report #493813 Posted February 1, 2013 at 10:31 AM achas que isso faz : "imprimir uma listagem contendo o número e uma das mensagens: par ou ímpar." IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
bluedark Posted February 1, 2013 at 10:45 AM Author Report #493814 Posted February 1, 2013 at 10:45 AM Pois talvez não..... Vamos esquecer este exercício. Tenho outro: Faça um algoritmo para ler 20 números, gardá-los num vetor, e somar os pares. Resolução: Var CONT: inteiro; NUM: vetor [1..20] de inteiro SOMA: inteiro; Inicio CONT<- 1; SOMA<- 0; enquanto (CONT<= 20) faca escreva ("Digite o número desejado:"); leia (NUM); // é aqui que devo colocar a função do vetor? se (MUM mod 2= 0) então SOMA <- SOMA+NUM; fimse CON<- CON+1; fimenquanto; escreva ("Soma dos números pares digitados:", SOMA); fim. Está bem? Agora como é que eu guardo no vetor? a declaração do vetor está bem? Outra dúvida qual é a condição para números ímpares?
HappyHippyHippo Posted February 1, 2013 at 11:30 AM Report #493816 Posted February 1, 2013 at 11:30 AM Está bem? não - não guardas num vector - não és coerente com os nomes das variáveis - seria ideia do execício leres para um vector e depois processares o vector, e não estás a fazer isso Agora como é que eu guardo no vetor? var NUM: vetor [1..15] de inteiro ... leia (NUM) ... a declaração do vetor está bem? é pseudo-código, desde que seja se consiga perceber que é um vector, então está bem 😄 Outra dúvida qual é a condição para números ímpares? se pares tens : <condição> == 0, então para ímpares é <condição> != 0 (diferente) IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts