Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

terramoto

Open Source Social Network

Mensagens Recomendadas

terramoto

Boas, à três noites atrás não conseguia dormir, estava deitado e lembrei-me de começar a trabalhar a imaginação até que me apagasse e nem desse por isso. Uma das ideias foi a criação de mesas de cabeçeira (custom) com palettes do pingo doce e a outra que me deixou intrigado até hoje foi a de uma rede social aberta, não como as que se vê por ai mas uma que desse total controlo ao utilizador da página, dados pessoais, fotos, etc...

Hoje em dia praticamente quase toda a gente têm o telefone ligado ao router e o router sempre ligado à internet, mesmo que desliguem os PCs de casa o router fica sempre ligado (teóricamente), então a ideia consistia num simples webserver para qualquer dispositivo (tablet, laptop, telemovel, pc) que se sincronizassem entre si e com um servidor proxy que detivesse apenas os dados básicos de conta e de validação de perfil (ip, email, nome, BI e/ou telemovel) onde depois poderia ser vendido um pequeno servidor que ao ligar ao router mantivesse a página do utilizador (teóricamente) sempre online. Os gostos fariam com que o utilizador entrasse na comunidade da actividade, os metodos de lucro da OSSN seriam em discussão aberta com os utilizadores.

Já existe alguma rede social assim? Que aspectos negativos é que deveria ter em conta?

A great truth is a truth whose opposite is also a great truth.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Não consigo perceber o que estás a descrever. Por um lado pareceste-me descrever uma rede social normal (página pessoal, etc.) e por outro lado indicaste um webserver em cada casa (??).

Quais seriam as vantagens/desvantagens?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
terramoto

É uma rede social normal, apenas tiras a manutenção da página e dos teus dados pessoais das mãos de pessoas que não conheces. Porque há um grande problema aqui, em caso de denúncia a policia pode fazer um pedido de todas as tuas conversas, posts que tenhas feito numa rede normal, quando apagas uma conta numa rede social nunca tens a certeza que os dados foram apagados. Tens o caso daquele senhor que depois de ter apagado a sua conta do facebook pediu que lhe enviassem todas as conversas que ele tinha tido, ao que eles lhe enviaram um CD com tudo desde quando a conta foi criada.

Vantagens:

• privacidade
  • controlo total
  • mais todas as vantagens que se encontra numa rede social normal
  • Para o proprietário da rede, redução do custo na totalidade

Desvantagens:

• A página fica offline quando o router fica
  • Penso que os ISPs façam reset à ligação uma vez por dia

Relativamente às desvangatens para o utilizador comum, penso que um reset por dia não seja algo significativo.

Editado por terramoto

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
terramoto

O utilizador pode abusar da sua própria informação como? Imagina, tu controlas os teus dados e eu controlo os meus e o servidor controla-nos a nós em termos de conteúdo, se expuseres conteudo fora das legalidades, por exemplo, o servidor principal pode simplesmente banir-te da rede. A tua pagina depois não é nada mais que um website pessoal. Tanto o acesso a perfis de outros como o chat teriam de ser feitos a partir de um servidor para que o IP pessoal não fosse revelado.

Editado por terramoto

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Tens noção do que estás a dizer?

Neste momento estamos numa grande sala onde todos nos vimos, mas mesmo que nos queiramos vir embora nós ficamos lá e qualquer pessoa com autoridade, ou esperteza par isso, pode nos ver. O que tu dizes é: vamos sair da sala e vamos para campo aberto. Saiam cá para fora! Cada um tem as portas e janelas abertas para ver dentro de sua casa. Se quiser fechar temporariamente, ou fechar completamente basta desligar o router. Quem sacou, sacou... quem não sacou, tivesse sacado! mas mais ninguém lá entra, o router está desligado....

A isso chamo, uma grande "Open Mind"!

Quem sabe se não és o próximo miliário à imagem dos criadores do FaceBook?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
terramoto

E em que é que isso difere de uma rede social comum?

A informação, gostos e fotos ficam guardados na tua casa, a ideia seria ter o maior numero de funcionalidades possiveis a serem executadas em tua casa.

passarito, eu não sei se percebi bem. Penso que a totalidade das pessoas pensa em ter a página do facebook sempre online e, em teoria, qualquer router que se utilize hoje em dia está sempre ligado o que torna possivel manter um site sempre online (excepto quando o ISP faz reset). Imagine-se, que eu estou farto da minha conta e gostava de apagar qualquer tipo de informação pessoal que estivesse lá contida, no caso do Facebook, eles não me dão a certeza (Ou eu não tenho a certeza) que eles realmente apagaram tudo, no Facebook todos os dados que eu lá pus são alvos dos termos de utilização, o geotag, o reconhecimento facial. Eu se tiver a minha página para além dos meus amigos não há mais ninguem que a veja, o resto vê a página de introdução da minha pessoa.

Os beneficios que eu vejo neste tipo de sistema era mais relacionado com a privacidade, pois ficaria tudo no PC de cada um.

Editado por terramoto

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

A tua "ideia" é inválida por uma razão : o serviço ADSL em Portugal é fraco (analisando o panorama geral), a maior parte das pessoas não tem uma ligação suficientemente boa para poder servir ficheiros da forma que estás a pensar, muitos deles nem a 1 pessoa. Eu por exemplo tenho um upload de 979kbps, quanto tempo achas que um utilizador dessa rede iria ter de esperar para ver uma foto minha? E um álbum com 10? Sem falar do resto ..

Sob outra perspectiva, existir um contacto directo entre o cliente HTTP e um computador na tua casa é o mesmo que dizer "hey, estou aqui!".

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
terramoto

O contacto não é directo há um servidor intermédio onde a pessoa que detêm o site se registra, pois sem isso não há uma base de dados para procurares por amigos teus para adicionares. Quanto as imagens, como é relativo a cada utilizador há sempre a opção de as carregar para um serviço de fotos na net e implementar os links. Considerando que todos os dias ha um grupo de pessoas que eu não conheco a analisarem-me o perfil, a velocidade com que as fotos eram carregadas no outro lado, seria algo que não me dava mais preocupação que a minha privacidade.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

poderia ser vendido um pequeno servidor que ao ligar ao router mantivesse a página do utilizador (teóricamente) sempre online.

dinheiro para algo semelhante do que as pessoas podem usar de graça ?

achas mesmo que 99.999% dos registos do facebook se interessa com esses pormenores ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

O contacto não é directo há um servidor intermédio onde a pessoa que detêm o site se registra, pois sem isso não há uma base de dados para procurares por amigos teus para adicionares. Quanto as imagens, como é relativo a cada utilizador há sempre a opção de as carregar para um serviço de fotos na net e implementar os links. Considerando que todos os dias ha um grupo de pessoas que eu não conheco a analisarem-me o perfil, a velocidade com que as fotos eram carregadas no outro lado, seria algo que não me dava mais preocupação que a minha privacidade.

Então preferes por exemplo esperar 2 minutos que uma página carregue para ver uma foto de uma pessoa do que arranjar um proxy e navegar com um IP remoto?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
terramoto

Têm razão, sumando tudo dava uma rede social de baixa perfomance com poucos utilizadores mesmo que a questão da privacidade seja das mais importantes, a pessoa acaba por dar menos atenção a esse promenor.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.