Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

shumy

Mega (upload) autenticação

Mensagens Recomendadas

shumy

Estive a estudar o sistema de segurança do novo mega(upload) e não me parece assim tão seguro. A chave mestra de encriptação é guardada no server. Apesar de estar encriptada com a hash da password e user, parece que na autenticação a chave mestra é recuperada momentaneamente, sendo assim o servidor consegue desencriptar todos os ficheiros. Alguem quer dar uma opinião?

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Mmm... o que estás a dizer é uma contradição. Se a chave é encriptada como é que o servidor a saca?

Mas não, o mega.co.nz não guarda a chave, ela está no url, mas é na hashtag, não é enviada para o servidor.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

de acordo com o site https://mega.co.nz/#developers ponto 1.6 o processo de autenticação necessita de desencriptar a chave mestra com a hash. Todo o processo descrito é um pouco ridiculo. O sistema para ser seguro tem de separar o processo de autenticação do processo de encriptação, o que não parece estar a acontecer. Ou seja a chave de encriptação deveria ser guardada no cliente (browser). Mas como isto não seria muito prático, a chave é guardada no server.

No ponto 1.4 diz explicitamente que a chave é guardada no server.

Editado por shumy

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

O objectivo do mega é ser seguro?

Fiquei com a ideia que o objectivo era essencialmente evitar processos.

Assim à primeira vista, não há garantias que quem controla o mega não consegue aceder aos nossos ficheiros (é uma questão de confiança no serviço). No entanto, o sistema parece-me suficiente para bloquear o acesso a entidades externas (nomeadamente, que tenham recorrido a ordens judiciais). É que se o mega não guardar a hash do utilizador (como espero que não guarde), seria necessário que o utilizador fizesse login no serviço, para que fosse possível obter a hash e decifrar os ficheiros. Ora, basta que, quando haja problemas com as autoridades, os utilizadores deixem de fazer login no serviço, para que os seus ficheiros sejam seguros.

Adicionalmente, o sistema permite ao mega argumentar que, por questões de privacidade, durante o período em que tem a master key decifrada esta não é usada para vigiar os ficheiros do utilizador, e como tal não têm como controlar a pirataria.

Ou seja, parece-me que o sistema está mesmo feito para complicar a vida às autoridades judiciais, e não para garantir segurança ao utilizador.

Pessoalmente, acho que um sistema seguro passa sempre por cifra/decifrar os dados localmente. E desse ponto de vista, qualquer coisa como o Dropbox, Box.net, Amazon S3, SkyDrive, etc. serve. Só precisamos de software local para ler/escrever os ficheiros cifrados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

O que eu estava, era a tentar perceber o mecanismo de autenticação.

Se existe uma possibilidade do Mega aceder aos conteúdos, nem que seja momentaneamente, as autoridades de anti-pirataria podem alegar que os ficheiros não estão a ser auditados por falta de vontade, e não por completa impossibilidade, o que abre uma porta para mais processos judiciais.

Fora disso acho que já percebi o mecanismo de como utilizador se pode autenticar sem que nenhuma chave seja recuperada do lado do servidor. Impossibilitando qualquer auditoria do Mega. No entanto o mecanismo que imagino não é o que está explicado no site!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Parece-me fácil justificar a opção de não auditar os ficheiros com o argumento de defesa da privacidade (isto para ficheiros que não estejam públicos).

Já agora, qual é o método de autenticação segura afinal? :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

Bem, agora que estava a escrever o processo todo é que reparei que a explicação do ponto 1.6 é parecido com processo que eu imaginava! Não estava a ver bem.

O método de autenticação será então (via canal seguro estabelecido com o servidor):

1. Cliente envia um pedido de autenticação (com o username).

2. Mega encripta um random token com a chave publica do cliente (RSA).

3. Mega envia o par (private/public key) RSA + token (chave privada já previamente encriptada pelo cliente)

4. Cliente recupera a chave privada com hash => [username + password + salt] que por sua vez recupera o token do server.

5. Cliente envia o token correcto para o servidor.

6. Servidor verificando que o token é correcto envia a chave mestra encriptada também com a hash => [username + password + salt]

Pontos importantes:

A hash => [username + password + salt] nunca passa pela rede.

As chaves (private RSA e AES-128) são encriptadas pela hash (no cliente) e enviadas para o servidor no momento do registo.

OK, acho que está esclarecido (dentro da minha cabeça).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Mas quando fazes login no site, o mega tem acesso à tua password, não? (Sendo que esta password/hash permite decifrar a master key.)

Ou tens uma password diferente para autenticação no site? (Fiquei na ideia que era uma única.)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

Pelo método que descrevi, o Mega nunca tem acesso à tua password (mas não sei se é assim que o mesmo procede, não está claro). A password é única, e é usada para decifrar a master key (no lado do cliente).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.