Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

AJBM

Dúvida em ficheiros e funções associadas

Mensagens Recomendadas

AJBM

Boas!

Eu tenho este exercicio

Implemente um programa que peça ao utilizador nomes de ficheiros até que seja introduzida a palavra

“FIM”. Para cada ficheiro, deverá ser mostrado o seu conteúdo. O processo que irá mostrar o conteúdo

dos ficheiros deve ser o mesmo processo que pede dados ao utilizador. Recorra obrigatoriamente a

unnamed pipes, funções exec e ao dup2.

Eu não percebi muito bem o porque de usar dup2 e a funcoes exec, eu sei que diz no enunciado, mas não percebi para que serve e qual é a sua utilidade?

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <unistd.h>
#include <sys/wait.h>
int main(){
char buffer[81];
char file[50];
int d=0;

printf("Nome do ficherio(Introduza \"FIM\" para acabar)\n:");
fgets(file,50,stdin);
file[strlen(file)-1]='\0';
while(strcmp(file,"FIM")!=0) {
 int dados[2];
 pipe(dados);
 if(fork()==0) {
  dup2(dados[1],1);
  execlp("cat","cat",file,NULL);
 }
 else {
  printf("\n---------------------------------------\n%s\n---------------------------------------\n",file);
  while((d=read(dados[0],buffer,81))>0) {
buffer[d] = '\0';
printf("%s",buffer);
if(d<81) break;
}
  wait(NULL);
  puts("\n---------------------------------------\nNome do ficherio(Introduza \"FIM\" para acabar)\n:");
  fgets(file,50,stdin);
  file[strlen(file)-1]='\0';
 }
}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
AJBM

Esta solução foi fornecida pelo meu professor, mas penso que seja por causa do pipe, ou porque ele quer que num processo peça os dados ao utilizador e mostre o conteúdo do ficheiro, e no outro o faça resto...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pmg

Para ver para que serve, qual é a utilidade, como usar, que cuidados ter, ..., eu gosto de consultar o site do POSIX.1-2008.

Por exemplo a funcao dup2(), pela descricao do POSIX: "The dup() function provides an alternative interface to the service provided by fcntl() using the F_DUPFD command." faz forward para a funcao fcntl().

Editado por pmg

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
AJBM

Eu já vi o site, mas mesmo assim ainda não percebi podias dar um exemplo pratico?

Eu sei que o dup2(descritor2,descritor1) permite substituir, na tabela de descritores do sistema operativo, a referência de descritor2 pela que está na descritor1.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

o que ele faz é duplicar o descritor.

dup2(dados[1],1);

O descritor 1 (std_output) passa a ser o o teu pipe. Ou seja, se este processo escrever alguma coisa com o printf, p exemplo, ele vai parar ao pipe em vez de ir parar ao ecrã. Desta forma, o processo "pai" consegue ler do pipe tudo aquilo que o "filho" deveria escrever para o ecrã.

se tem de ser feito tudo no mesmo processo, porque o fork ?

No mesmo processo só tem de se ler o input e apresentar o resultado. A abertura e leitura dos ficheiros é feita no outro processo (cat). É para obrigar o pessoal a usar os pipes e redireccionamento de I/O. Exercício típico de cadeiras de Sistemas Operativos :D

Editado por Flinger

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

No mesmo processo só tem de se ler o input e apresentar o resultado. A abertura e leitura dos ficheiros é feita no outro processo (cat). É para obrigar o pessoal a usar os pipes e redireccionamento de I/O. Exercício típico de cadeiras de Sistemas Operativos :D

sim, eu percebi mais tarde quando reli o código e então deu para perceber a intesão, mas obrigada

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
AJBM

ok ja percebi obrigado :thumbsup: , ja agora

execlp("cat","cat",file,NULL);

Serve para que? O cat serve para ler ficheiros, isto significa que ele vai ler o file?

Mas não era suposto ser o pai a ler?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

O cat faz mostra-te o conteúdo de um ficheiro no ecrã.

abre o ficheiro, lê e imprime-o no ecrã.

O processo que irá mostrar o conteúdo

dos ficheiros deve ser o mesmo processo que pede dados ao utilizador.

Não diz que o pai tem de ler o ficheiro. Apenas que o pai pede o nome do ficheiro, e escreve o conteúdo para o ecrã. Como o cat por omissao escreve para o ecra, fazes o redireccionamento do stdout para o teu pipe, para que possa ser o processo pai a escrever esse conteudo, obdecendo assim às restrições do problema.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.