Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

cubocik

Base de dados loja

Mensagens Recomendadas

cubocik

Boa noite , estou a iniciar em base de dados e gostava de saber como faria uma base de dados de uma loja pequena , que desse para eu armazenar cliente imprimir faturas etc...

Se alguem poder ajudar

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cubocik

~Tenho estado a ler sobre MS access , mas não sei se é bem isso o mais correto e funcional , apenas o que queria é algo simples..

Nunca trabalhei com BD por isso é que estou a tentar perceber qual é a melhor .

cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Nunca trabalhei com BD por isso é que estou a tentar perceber qual é a melhor .

Nunca ? Que formação tens a nível de programação?

Tabela Clientes - idCliente ; nome; morada; (todos os campos que aches necessários acerca do cliente)

Tabela Fornecedores - idFornecedor, nome, empresa ( o mesmo que te disse acima)

Pretendes fazer também tratamento de vendas e stocks ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cubocik

Intermédio em Java, básico em C, Pascal....

Já tenho mais ou menos um estrutura em mente.

Clientes -> id Cliente, morada,contribuinte,n cliente, nome, telefone,tipo de assistencia..

Tabela de Fornecedores-> seria mais ou menos assim como disses-te, mais website,contacto, material comprado..

Empregado->nome de empregado,contacto,morada,horas de trabalho,

Tabela de vendas diarias->dias,meses,anos..

Já agora isto não é nenhum trabalho de escola é apenas que eu quero aprender a construir um bd simples

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Depende.. vais desenvolver mesmo no access ou noutra plataforma/linguagem de programação ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Não é bem assim.. cada programador utiliza a linguagem que acha conveniente para fazer a aplicação..

Mas acho que fazes uma boa escolha.. e sendo VB.NET também te posso ajudar mais, a minha formação secundária foi toda ela feita em visual basic.

Normalmente utilizo o SQL...

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

É como te digo, depende... Para mim não era nada mais simples, porque adapto-me bem ao basic, já no Access não tenho grande experiência. Só tive cerca de 6meses, no 11ºano.

Mas visto que não sabes programar em basic, deves optar por por Access (se souberes).

Qual a linguagem que te sentes mais à vontade para desenvolver uma aplicação deste género ?

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cubocik

Outra questão , mas eu ao criar uma base de dados em access por exemplo posso depois implementa-la em vb ou ao criar em access já tem algum genero de #auto-implementação# ?

Sinceramente eu até faria em java pois é o que estou a aprender , mas depois tenho a outra parte em que vejo que maior-parte destes programas para gestão de loja fazem-se em vb.net , como por exemplo o tópico da loja de animais .. O user fez em vb.net e pareceu simples

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Claro que podes.. só precisas de uma connection string e depois já podemos fazer consultas, inserções e por aí fora com a interface..

Sinceramente eu até faria em java pois é o que estou a aprender ,

Bom, se estás a aprender, eu faria em Java.. Acho que é um bom desafio, e ias aprender "coisas" novas..

mas depois tenho a outra parte em que vejo que maior-parte destes programas para gestão de loja fazem-se em vb.net , como por exemplo o tópico da loja de animais .. O user fez em vb.net e pareceu simples

Hum.. e sabes porque a maior parte destes programas são feitos em VB.net ? Porque na maioria das escolas (pelo menos aqui da zona), a linguagem que se aprende é o basic.. Se bem que algumas já estão a migrar para C# ..

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Nem tudo o que parece o é.

Faz com as ferramentas com as quais te sentes mais à vontade. O trabalho é teu, não é dos outros. Segue o que tu gostas, não o que os outros gostam.

@NunoDinis, cuidado a dizer "basic". Basic é uma LP antiga. Visual Basic é que é o nome da LP.

Editado por thoga31

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

@NunoDinis, cuidado a dizer "basic". Basic é uma LP antiga. Visual Basic é que é o nome da LP.

Eu sei @thoga.. saiu :)

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cubocik

Pois mas eu com java só trabalho ainda em command-line...

Eu estive a ver e o próprio access tem um genero de interface para criar o programa estou certo?

De qualquer das maneiras eu tenho que criar uma db em sql para depois connectar ao access certo?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Vou-te ser sincero e não te quero desmotivar, mas acho que estás a querer dar um passo maior do que a perna. Tudo a seu tempo..

Eu estive a ver e o próprio access tem um genero de interface para criar o programa estou certo?

Tem.. e quem dominar consegue fazer coisas bem porreiras.

De qualquer das maneiras eu tenho que criar uma db em sql para depois connectar ao access certo?

NÃO! Não confundas..

Se queres desenvolver em Access a BD é em Access. Se queres desenvolver em VB.net é que podes trabalhar com a bd access, sql, mysql...

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Aí entra a parte da programação, e sinceramente.. não sou a melhor pessoa para te ajudar.

O melhor será, tentares ver alguns tutoriais na net, ires desenvolvendo e criares um tópico com a dúvida que tenhas..

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Não..

Que tabela é essa ?

Faz as tabelas como achas que devem ser, depois põe-as aqui.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.