Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

joaogomes

Ajuda no Modelo DER (Diagrama de Entidades e Relacionamento)

Mensagens Recomendadas

joaogomes

Boa tarde.

Pretendo construir uma base de dados que me permita guardar registos de artigos de merchandising vendidos, bem como guardar registos das visitas efectuadas a uma Instituição.

Ao momento, a minha base de dados encontra-se da seguinte maneira:

Tabela Trabalhadores(ID_Trabalhador(PK), Nome, Utilizador, Password)

Tabela Artigo(ID_Artigo(PK), Nome, Valor)

Artigos_Venda(ID_Trabalhador(PK,FK),ID_Artigo(PK,FK),data,quantidade,total(€))

Agora, o meu grande problema é em relação às visitas.é de referir que no que diz respeito às visitas, importa guardar a data,nacionalidade,sexo,faixa etária,observações, se é um grupo escolar ou não, total de visitantes, tipo de visita(guiada ou livre)).

Qualquer ideia que me esteja a escapar, é sempre bem vinda. Obrigado.

Editado por joaogomes

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Viva,

Estrutura o ER.

Então pelo que aqui tens:

1 artigo (cópias do mesmo produto) pode ser vendido várias vezes, e uma venda pode englobar vários artigos, logo é uma relação de N para M, vais ter que a decompor em duas do tipo 1 para N.

Quanto às visitas parece-me que já tens o que precisas, qual é o problema?

Não resolvo dúvidas por PM.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

Antes de desenhares o modelo ER, primeiro escreve tudo o que a base de dados deve armazenar.

Depois disso, antes de pensares em tabelas e chaves, desenha o modelo Entidade-Relacionamento. Começas por uma bloco de informações, tipo "Trabalhadores, nome; morada; codigo_postal; localidade; data_de_nascimento; nome_de_utilizador; palavra_passe;"

Deves fazer isto para todos os "blocos" no caso, todos os dados abaixo, dependem da entidade "Trabalhador" e de mais nenhuma. Fazes os mesmo para todas as "entidades". depois ligas com linhas as "entidades entre si" definindo o tipo de relação no meio da linha, e as respectivas aridades. Voltando ao exemplo anterior:

"Trabalhadores, nome; morada; codigo_postal; data_de_nascimento; nome_de_utilizador; palavra_passe" liga de 1 para N a "códigos_postais, codigo_postal; localidade; concelho; distrito;" em que a um trabalhador contem um código postal e um código postal é contido por vários trabalhadores.

Só depois de teres o modelo ER concluído é que deves passar para a criação das tabelas e a criação das mesmas num SGBD.

Nem toda a gente adopta este método. Eu, pessoalmente adopto, apesar de por vezes achar que consigo fazer de cabeça sem desenhar o modelo, acabo sempre por fazê-lo, para praticar e para detectar eventuais falhas na BD antes sequer de digitar a primeira linha de código. Além de que fico com a BD bem documentada.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.