Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

terramoto

Que UI Framework escolher?

Mensagens Recomendadas

terramoto

Boas, tenho estado à procura de uma framework que possa usar a nivel profissional e do que vi alguns sites recomendam JavaFX ou QT, e a pergunta que eu queria fazer é, o que é que vocês estão a utilizar de momento para desenvolver as vossas aplicações?

A great truth is a truth whose opposite is also a great truth.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

Em relacao a Java o Swing e o de facto em termos de programacao de interfaces graficas e o melhor ainda e o fato de ser multipltaforma. Eu pessoalmente quando estou a criar uma aplicacao grafica o Widget Toolkit que uso e o Qt seja qual for a linguagem apropriada para o que quero fazer. O Qt tem um binding para Java chamado QtJambi mas acho que o projeto esta estagnado (penso que a ultima versao e de 2010 e a versao do Qt e 4.6) mas se quiseres podes tentar usa-lo. Mas recomendo o Swing neste caso.

• Voto 1

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
terramoto

Muitos consideram o swing obsoleto por ter sido descontinuado, outros dizem que Qt por ter uma vasta comunidade e suporte seria uma boa opção a considerar e com a aparição de JavaFX fiquei um bocado na dúvida do que seguir, mas se o swing ainda é utilizado acho que não vou mudar por enquanto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

Muitos consideram o swing obsoleto por ter sido descontinuado, outros dizem que Qt por ter uma vasta comunidade e suporte seria uma boa opção a considerar e com a aparição de JavaFX fiquei um bocado na dúvida do que seguir, mas se o swing ainda é utilizado acho que não vou mudar por enquanto.

Nao esta ciente de que tinham deprecated o Swing, assim que li isto fui me informar a respeito disso. Pelos blog post que li e alguma documentacao no site da Oracle se calhar e melhor optares pelo JavaFX.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Eu nem sabia que o swing tinha sido descontinuado. Certamente esse tipo de widgets com aspecto 'chrome' (não tem nada a ver com o browser) não está na moda. Agora tem que levar tudo com um design todo cheio de estilos, altamente opinionado. Não deixa de ser engraçado que ainda há 3 ou 4 anitos se media a qualidade das frameworks pelo nível a que estas se fundiam com o sistema operativo em termos visuais. Enfim, modas.

Posto isto, não consigo pensar em nenhuma biblioteca de widgets tradicionais mas rock solid que o swing. Tudo foi projectado com pés e cabeça, não há caveats estupidos nem glitches. Tirando motivos de moda, não estou a ver em que é que outras possam ser superiores ao swing.

EDIT: pontos extra pelo avatar :thumbsup:

Editado por pedrotuga

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

O Swing e bem poderosa e bastante OO no desenho de suas interfaces (no sentido APIs), ve-se que os programadores que trabalharam no desenho dessas API tinham conchecimentos solidos de OO e desenho. Hoje em em dia cerca de 70% de livros sobre Padroes de Desenho que ha no mercado explica Padroes de Desenho e implementa-os em Java e dzem-te que tal padrao pode ser encontrado na tal API do Java (aqueles livros que sao bons).

O Qt e mais poderoso que o Swing, apesar que algums autores consideram que a unica GUI Toolkit no mercado que consegue equiparar ao Qt ser o Swing.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
terramoto

Desculpa lá responder-te só agora, pois ao que parece dá para integrar JavaFX no Swing e aos poucos tornar uma app em Swing em JavaFX bastando só mudar os components de um a um. Eu já tinha começado a trabalhar com o Swing mas acho que vou experimentar o JavaFX, pelo que li alguns melhoramentos vão ser feitos relativamente a compatibilidade com android, IOS e tecnologias touch.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

Quando diseste que o Swing esta a ser abandonado fui sacar o Netbeans para experimentar com o JavaFX e vi la uma opcao de integrar JavaFX e Swing, talvez la para o segundo semestre de 2013 vou esperimentar trabalhar com o JavaFX, mas por enquanto vou ficando com o Qt e o Swing.

Ao ler informacoes sobre JavaFX li que ela tambem tem uma linguagem de scripting assim como Qt (o QML), o que torna a curva de aprendizagem maior.

Boa sorte e happy coding :thumbsup:

Editado por eatg75

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.