Jump to content

[duvida] Base de dados biologicos -> Bioinformática


Chuckytah
 Share

Recommended Posts

Boas tardes!

Bem eu não percebo nada de nada de bases de dados, lol, e tenho um enorme desafio pela frente até ao final do ano...tenho de criar uma com dados recolhidos por outros colegas meus da minha turma de Area de Projecto... O meu projecto é sobre Bioninformática, e como tal devia mostrar experimentalmente resultados, e a professora fez a sugestão de eu criar uma base de dados. Por onde devo começar? Qual a menos complexa e mais aconselhavel tendo em conta que não sei grande coisa sobre o assunto?

Obrigada pela ajuda.

*^^*<3@Chuckytuh@<3*^^*

Link to comment
Share on other sites

Deves começar por desenhar o ER. Depois de gerado o SQL preocupas-te então com a base de dados. Como não deves querer gastar €€ aconselho postgreSQL (muitas funcionalidades mas amis complexa e ligeiramente menos performante) ou mySQL (menos funcionalidades mas simples)

Link to comment
Share on other sites

Depende do que pretendas fazer com os dados.

Se é apenas para fazer uns gráficos ou umas métricas, uma simples folha de cálculo resolve-te o problema.

Se por outro lado pretendes efectuar cruzamentos de dados ou, mais a sério, prospecção de dados, então tens mesmo de ter uma BD.

Antes de tomares uma decisão, aconselho-te a leres o artigo de BD da edição actual (5ª edição) da Revista Programar de forma a compreenderes o que está em causa se optares por usar uma BD.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Link to comment
Share on other sites

Isto pode ser um desafia demasiado avançado par aum principiante.

Sugestões quanto ao software a usar já deram ali acima. No entanto eu diria que deves começar pelo inicio ( I'm a genius! eheheh ).

Quero dizer: teoria de bases de dados!

Se não te importares de ler em ingles melhor. Senão posso enviar-te os apontamentos do meu prof em portugues. Envia-me uma PM.

Já agora fica aqui o aviso: a fazeres uma base de dados vais ter que aprender SQL, e se quiseres fazer um interface tens que utilizar uma linguagem de programação. Certefica-te que podes mesmo por empenho nisto. Pode ser muita coisa. Isto sem querer desencorajar :P

Link to comment
Share on other sites

Coloca aqui n quero. Para ser sincero acho que os alunos devem estar em posse dos apontamentos e ponto final. Mas normalmente ficam todos danados da vida.

Se fosse um prof qualquer punha-os aqui, mas este prof era impec.

Estive a ver e já não tenho esse pdf e já não tenho conta na universidade para aceder a estes conteudos, mas acho que os posso arranjar atraves de um colega e enviar por pm a quem os solicitar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.