Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

perez

Placa gráfica de portátil?

Mensagens Recomendadas

perez

Boas,

hoje recebi um portátil para ver se conseguia arranjar, mas não tive muito sucesso...

a avaria é que aparecem uns "riscos" no ecrã, eu não consigo explicar muito bem, por isso deixo fotos para ser mais fácil.

https://www.dropbox.com/sh/v3vep07qf2pipji/ui48LJQIXZ

eu penso que seja da placa gráfica, visto que no ecrã externo (fotos 07 e 08) também fica igual, mas venho pedir a vossa opinião, porque não tenho mesmo certeza.

ainda pensei que fosse da ram, troquei por outra que tinha a certeza de estar boa, mas nada, ligo o pc na boa, passado 1 min de ter entrado no windows, começa a fazer o que se pode ver nas imagens...

será mesmo da placa gráfica?

visto ser portátil, posso fazer alguma coisa ou tenho que dar uma má noticia ao dono?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Pelas imagens tudo aponta para gráfica. O que pode acontecer, e acontece em algumas maquinas é que uma vez que a RAM é partilhada com a gráfica, problemas na RAM, podem causar este mesmo efeito. Verifica as memórias, antes de dares a má noticia.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Boa noite,

Pelas imagens tudo aponta para gráfica. O que pode acontecer, e acontece em algumas maquinas é que uma vez que a RAM é partilhada com a gráfica, problemas na RAM, podem causar este mesmo efeito. Verifica as memórias, antes de dares a má noticia.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

como disse, já experimentei a ram...

testei com três módulos diferentes, em ambos os slots, sempre com o mesmo resultado...

e visto ser portátil, não há nada (que não seja comprar um novo) que possa fazer?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Trocar a board. É caro, na maioria das vezes não compensa, mas é possivel.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Pois, foi o que suspeitei, só mesmo trocando de board...

muito obrigado pela ajuda

Editado por perez

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Peço desculpa pelo double-post, mas tenho mais uma questão...

com um live cd de ubuntu, fiz um teste à ram e não acusou nada em ambos os módulos.

E não apareceram riscos no ecrã, ficou normal.

que significa isto?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

com um live cd de ubuntu, fiz um teste à ram e não acusou nada em ambos os módulos.

E não apareceram riscos no ecrã, ficou normal.

que significa isto?

Isto pode significar tanto como nada! Com o Ubuntu Live CD deves ter usado o memtest ou algo parecido, que corre em modo de texto. Em modo de texto a gráfica pode não acusar problema nenhum, e ainda assim o problema lá estar pois a gráfica não acede a toda a sua capacidade, quando está a funcionar em modo de texto. Existem algumas ferramentas boas para testar o hardware, por exemplo o Hiren's BootCD, que segundo li, faz testes exaustivos ao hardware.

Se ainda tiveres duvidas executa testes adicionais.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

No "antigamente" este género de problema acontecia quando a placa gráfica era demasiadamente puxada. Ou resolução muito alta, ou frequência muito alta.

Podes tentar também baixar a frequência e a resolução. Just in case....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

É impressão minha ou o ecrã aparece quadriculado? Outra questão, o problema é só esse, o portátil não trava?? Poderá ser a placa de vídeo que tenha mau contacto.

aparece umas vezes quadriculado, outras com riscas...

sim, é mesmo só este.

ontem iniciei o pc, entrei no windows, fiz o download do prime95 e fiz um torutre test de cerca de uma hora, o ecrã ficou normal (bom) e de vez em quando eu ia mexer no pc e não encravava nada...

de facto pode ser mau contacto sim, visto que estes toshibas têm placa gráfica separada da board...

Bom dia,

Isto pode significar tanto como nada! Com o Ubuntu Live CD deves ter usado o memtest ou algo parecido, que corre em modo de texto. Em modo de texto a gráfica pode não acusar problema nenhum, e ainda assim o problema lá estar pois a gráfica não acede a toda a sua capacidade, quando está a funcionar em modo de texto. Existem algumas ferramentas boas para testar o hardware, por exemplo o Hiren's BootCD, que segundo li, faz testes exaustivos ao hardware.

Se ainda tiveres duvidas executa testes adicionais.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

eu pensei nisso, que por ser só texto não puxava pela gráfica, mas perguntei para ter a certeza.

agora tenho o pc todo desmontado, vou limpar, certificar-me que todos os contactos estão bem feitos e depois vou fazer esses testes...

caso seja mesmo da gráfica, visto ser separada, comprando uma nova resolve o problema, certo?

é que não quero comprar uma gráfica para depois continuar com o problema...

Editado por perez

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Caso seja só a gráfica, substituindo fica resolvido. Antes de pensares em trocar a gráfica, corre os testes a todos os componentes, para teres uma ideia mais aproximada dos reais problemas da máquina.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

Boa tarde,

Caso seja só a gráfica, substituindo fica resolvido. Antes de pensares em trocar a gráfica, corre os testes a todos os componentes, para teres uma ideia mais aproximada dos reais problemas da máquina.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assim farei.

Obrigado a todos pela ajuda

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JCarreira

olá, a avaria descrita quase certeza que é grafica, e é normal com software de testes aparecer bem pois a resolução é muito baixa, de mesma forma que se arrancares o windows em modo baixa resolução também pode funcionar bem.

Pelo que vi a maquina é toshiba não sei o modelo mas a grafica pode não ser onboard, se for o caso é só trocar por uma nova. se for onboard tens umas das pontes com problemas existe quem repare isso com varias técnicas diferentes. (reflow, rebaling e soldar mesmo um chip novo) nada como enviar para orçamento.

Cump.

JCarreira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
perez

olá, a avaria descrita quase certeza que é grafica, e é normal com software de testes aparecer bem pois a resolução é muito baixa, de mesma forma que se arrancares o windows em modo baixa resolução também pode funcionar bem.

Pelo que vi a maquina é toshiba não sei o modelo mas a grafica pode não ser onboard, se for o caso é só trocar por uma nova. se for onboard tens umas das pontes com problemas existe quem repare isso com varias técnicas diferentes. (reflow, rebaling e soldar mesmo um chip novo) nada como enviar para orçamento.

Cump.

JCarreira

como disse no meu post anterior, tinha o pc desmontado, e de facto a gráfica não é on-board...

já mandei vir uma para arranjar...

mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.