Ir para o conteúdo
Feijó

Matemática discreta

Mensagens Recomendadas

Feijó

Tou com uma dúvida na composição de relações binárias( na definição, não a consigo perceber), alguém me pode dar uma ajuda ?

Cumprimentos...

Editado por Feijó

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mundo

Isso não é tópicos de Matemática? Na composição como? Podes ser um pouco mais especifico?

A definição de relação binária é:

Sejam A, B conjuntos. Chamamos relac~ao binaria de A em B a qualquer

subconjunto R do produto cartesiano A B. Quando A = B, dizemos que R

e uma relac~ao binaria em A.

Se (a; b) 2 R, ent~ao dizemos que a esta relacionado com b e escrevemos

a R b. Se (a; b) 2= R, escrevemos a R= b e dizemos que a n~ao esta relacionado

com b.

Não entendes o conceitos de P(AxB) é isso?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Feijó

não me entra este conceito :

Seja R uma relação de A para B, e S uma relação de B para C. Então podemos definir a relação composta S o R, de A para C, como:

f1247d188e05fe7e288cc01caabddb5d.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
xtrm0

Aqui vai uma explicação simples:

Um par ordenado (x, z) pertence a relação binaria SºR se existir um y tal que (x,y) esteja em R e (y, z) em S.

Um exemplo simples é para o caso de uma função f e uma função g. fºg = {(x, f(g(x))): x€Dg e g(x)€Df}

• Voto 1

<Signature goes here>

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Os conteúdos leccionados nesta cadeiras são "pesados"? Vou ter no 2ºsemestre, quero saber o que vou encontrar :)

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

Estuda pelo livro Teoria e Problemas de Matematica Discreta (Seymour Lipschutz e Mark Lipson, McGraw Hill), o livro e muito bom, se estudares por ele com um pouco de esforco perceberas que nao e um bicho de 7 cabecas.

• Voto 1

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Feijó

Os conteúdos leccionados nesta cadeiras são "pesados"? Vou ter no 2ºsemestre, quero saber o que vou encontrar :)

Até é uma cadeira acessível :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Matemática Discreta é uma área tão grande que é perfeitamente possível leccionar uma cadeira em que só 2 ou 3 alunos numa turma (ou nenhum) percebem o que o professor diz. Perguntar se é fácil ou difícil depende sempre dos vossos conhecimentos e da profundidade com que a matéria é leccionada.

Se já comparar cadeiras do mesmo curso mas em anos diferentes e dadas por professores diferentes é por vezes difícil, em universidades diferentes é impossível..

Disto isto, normalmente existem cadeiras nos mesmos semestres consideradas "mais importantes" pelo que normalmente Matemática Discreta costuma dar relativamente pouco trabalho.

Editado por Warrior

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mundo

Eu na Universidade do Minho, em Matemática Discreta, deu essencialmente Grafos, e Divisibilidade e fatorizaçao de primos, entre outras coisas. No que toca à duvida deste topico, nao foi em matematica discreta que tive relações binarias, induçao etc, essas tive em Tópicos de Matemática

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
miguelsilva94

é das cadeiras mais acessíveis do 1º semestre do curso de LEI. Mas claro, precisa de um pouco de esforço. Aproveita pa tirar boa nota e não a dês já como feita.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

é das cadeiras mais acessíveis do 1º semestre do curso de LEI. Mas claro, precisa de um pouco de esforço. Aproveita pa tirar boa nota e não a dês já como feita.

Não, esforço-me sempre.

Obrigado pelas luzes que me deram :)

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

se souberes quem vai ser os teus stores avisa que se forem os meus eu arranjo-te cenas pa estudares

Combinado, obrigado :)

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.