Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

quadfour

IRIS Assistente Virtual Android

Mensagens Recomendadas

quadfour

Titulo do Projecto:IRIS Assistente Virtual Android

Última Versão:1.1

Site Oficial:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.iris.iaprotozero

Licença:NA

Líder do Projecto:quadfour

Membros Actuais do Projecto:quadfour

Screenshots

4h0pZ.png6cGKF.png

Descrição do Projecto:Assistente virtual móvel em português usando AIML

Isto é um protótipo da utilização da linguagem AIML para a criação de um assistente virtual móvel que fiz para uma cadeira, utiliza o motor AIML ChatterBean. Foram criadas várias tags AIML fora da especificação para tratar dos telefonemas,envio de sms, etc.

No momento da escrita deste post estou à espera que a google aprove a versão 1.1, acho que esta versão apresenta uma melhoria significativa, mas ainda não sei até alguém que não eu testar.

Estou a recolher o que os utilizadores escrevem e as respostas, a ideia era recolher informações úteis para o relatório mas já foi escrito.

Posso partilhar as minhas conclusões:

• AIML é tão simples que acaba por ser difícil fazer algo complexo sem escrever um ficheiro .aiml gigante.
  • Com poucas categorias AIML (padrões a reconhecer) é difícil fazer alguma coisa de jeito ( de momento a aplicação tem à volta de 380, algumas delas são apenas utilitárias) - Bots decentes têm mais de 10 000 normalmente
  • O pessoal gosta de chamar nomes a aplicações móveis.
  • Para quê carregar no botão de telefonar e escolher o contacto, quando podes escrever uma frase a descrever o que queres fazer! (Assistentes virtuais acabam só por fazer sentido se funcionarem muito bem/ em contextos especiais por exemplo, a conduzir)
  • Tal como li em todo o lado, somos muito maus a prever como uma pessoa vai dizer uma frase.
  • AIML é um pesadelo para fazer debug, recursividade + ficheiros gigantes
  • Como é que eu ia adivinhar que iam surgir inputs como "quem é o cristiano ronaldo" e "quantos planetas tem o sistema solar", "isto era suposto ser para fazer chamadas" - pensei eu.

Quando tiver tempo provavelmente vou dar uma limpeza no código e disponibilizar o código.

(Primeiro post de muitos!)

(Se estiver no sitio errado, peço desculpa)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.