Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

amss1976

[Resolvido] Base de dados para gerir coleção de moedas de Euros

Mensagens Recomendadas

amss1976

Boa tarde,

Pretendo criar uma base de dados para gerir a minha colecção de moedas de Euro.

Já tenho várias tabelas criadas:

Valores: com uma coluna com os 8 valores de moedas disponíveis

- Países Membros: com 4 colunas - País; bandeira (formatada para dados do tipo anexo); população; ano da 1ª cunhagem

- Faces Comuns: com três colunas - ano da 1ª emissão; valor; face (a face está formatada para dados do tipo anexo)

- Faces Nacionais: com quatro colunas - país; ano de início da série; valor; face nacional (formatada para dados do tipo anexo)

- Moedas Correntes: com nove colunas - ano; país; casa; valor; cunhagem; tenho; Qtd1; carteira; Qtd2 [basicamente a informação detalhada das moedas]

A minha ideia inicial seria criar uma consulta (para depois criar um formulário) onde pudesse, para cada moeda de cada país (exemplo: 1 euro de Portugal) ver a identificação do país (com a bandeira), mostrar a face nacional e a face comum da moeda, a cunhagem dos diferentes anos em que foi cunhada.

O problema é que, por exemplo, o Vaticano já teve três faces nacionais e as moedas de euro desde que saíram já tiveram duas faces comuns. Como é que face evitar estar a colocar cada uma das imagens em cada uma das diferentes moedas (isso iria provocar muita informação redundante... para além de dar imenso trabalho :P) e para fazer com que ao seleccionar uma moeda a imagem seleccionada seja a correta quer na face nacional, quer na face comum?

Exemplo do Vaticano:

https://cloudpt.pt/link/4b19b2c6-fd70-4e7e-9b23-1f6f88c1a1a3/Exemplo%20Vaticano.png

Já não trabalho com o Access há muitos anos e estou bastante enferrujado, mas penso que deve haver uma forma de fazer isso.

Não sei se as tabelas que criei estão bem, se é preciso alterar alguma coisa... que tipos de relação criar entre elas...

NOTA: cada uma delas tem uma coluna ID (com a chave primária).

Alguém me pode dar uma ajudinha aqui P.F.

Obrigado desde já em avanço. :)

Editado por amss1976

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

usar o site dependerá muito para que efeitos queres a coleção, se for coleção pequena com intenção de efectuar trocas ou compras e vendas e que não seja importante o conteudo ser confidencial, tudo bem.

mas se a coleção tiver como objectivo a confidencialidade penso que não seja boa opção, sempre será melhor ter uma base dados deficiente do que expor o conteudo.

é só uma dica, o usuario é que saberá.

cumps

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
amss1976

boas

usar o site dependerá muito para que efeitos queres a coleção, se for coleção pequena com intenção de efectuar trocas ou compras e vendas e que não seja importante o conteudo ser confidencial, tudo bem.

mas se a coleção tiver como objectivo a confidencialidade penso que não seja boa opção, sempre será melhor ter uma base dados deficiente do que expor o conteudo.

é só uma dica, o usuario é que saberá.

cumps

acao

Sim, a base de dados será para uso pessoal e não pretendo divulga-la daí que pretenda ser eu a fazê-la.

No entanto obrigado pela dica HappyHippyHippo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

se a tua decisão foi de fazeres a basedados, começa por colocares uma imagem do relacionamento com todas as tabelas,

para melhor obteres ajuda.

se não sabes aonde se encontra vai a: ferramentasBasedados -> relações.

cups

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
amss1976

boas

se a tua decisão foi de fazeres a basedados, começa por colocares uma imagem do relacionamento com todas as tabelas,

para melhor obteres ajuda.

se não sabes aonde se encontra vai a: ferramentasBasedados -> relações.

cups

acao

Estas são as relações que tenho na minha BD.

relaesbdeuros.png

Entretanto criei mais dois campos na tabela Moedas Correntes onde "indexei" o ID Face Nacional e o ID Face Comum mas não consegui obter o resultado que pretendia.

Na consulta aparecem imagens completamente trocadas nos resultados...

Sinceramente ando aqui um pouco à deriva :( e qualquer ajudinha...

Editado por amss1976

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
progster

Viva,

De modo a evitar possíveis chatices a longo prazo, sugiro que identifiques devidamente os campos "ID" de cada tabela.

Pessoalmente, na tabela "Países Membros", acho que o campo "População" está a mais, não está mal pois assim de repente não me parece que vá interferir com o resto da BD, mas acho que está a mais.

Na tabela "Moedas Correntes" para que servem os campos "Tenho","Qtd1","Carteira","Qtd2"? Se o objetivo for identificar as moedas que tens na tua própria coleção penso que poderias adicionar um campo check à tabela.

Quanto às relações:

- 1 moeda pode ser "produzida" em vários países certo? Logo, da tabela "Moedas correntes" para a tabela "Países Membros" é uma relação do tipo 1 para n, onde a tabela "Países Membros", vai conter a chave primária da tabela "Moedas correntes".

Para as outras, é adotares um raciocínio semelhante.

Não resolvo dúvidas por PM.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
amss1976

Bom dia,

Obrigado pelas dicas preciosas acao e progster...

Para já parece que já consegui obter os resultados que queria,

Caso tenha mais alguma dúvida coloco aqui... :)

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.