Jump to content
jpaulino

1º Evento Presencial da Comunidade - Questionário

Recommended Posts

falco

Um formulário permite ter uma ideia do que a comunidade quer, brainstorming é impraticável.

Não, não é!

E não há qualquer razão para que seja.

É a forma mais aberta de se obter ideias e até de estimular ideias e debate.

Fazer brainstorming, não quer dizer que se faça tudo o que foi sugerido, é apenas uma forma de obter ideias criativas. Nem sequer tem que ser a única forma de obter ideias...

Um formulário e ainda mais como este, não permite ter uma ideia do que a comunidade quer. O que vocês fizeram foi balizar o feedback, ou seja, limitar o que comunidade poderá dizer a respeito do que quer, sendo que facilmente se pode querer algo que não se pode responder. Um bom exemplo disto é o da data dos eventos.

Se dentro de um núcleo pequeno as coisas já demoram, na comunidade inteira a discussão seria ad eternum até alguém chegar-se à frente e decidir.

Eu não sei como funcionam as coisas dentro do staff deste site. Mas não podes concluir que isso acontece assim com todas as comunidades e/ou que não se trata de uma característica exclusiva desse grupo restrito de pessoas que compõem o staff. Aliás eu próprio já participei na organização de eventos que foram compostos, organizados e coordenados por comunidades, de forma totalmente aberta através de listas de correio electrónico e foi algo que se fez num espaço de tempo reduzido para o evento em causa.

Mas qual é a pressa de fazer o evento???

Eu acho muito melhor fazer algo que seja diferente e que apele à participação quer da comunidade do P@P, quer de outros, do que fazer algo depressa.

E porque não partilhas tu ideias e não apenas pseudo-questões?

Tenho estado a fazer, sugerindo formas de idealizar e organizar o evento.

Como nem sequer estamos de acordo quanto ao básico (excepto quanto ao interesse em organizar um evento), não acho minimamente pertinente pensar sequer em outras coisas, quanto mais sugerir.

Ser um evento da comunidade em que membros que não se conhecem fisicamente podem encontrar-se e partilhar ideias. Isso para mim é o principal factor diferenciador.

Depois existem ideias que vão depender da aceitação e participação da comunidade.

As ideias que surgem no evento, não são um tema pertinente para a organização do evento. A forma de as estimular no evento e de partilhar, são.

Primeiro disseste que, sem um conceito, não sabias se querias participar.

Disse e mantenho, que se não souber qual é o conceito do evento, não sei se quero participar no evento. O que não quer dizer que não queira colaborar para a criação desse conceito de evento, ou para a organização. Também já disse que por princípio abstracto se participar no evento, estou disposto a colaborar activamente no evento. Estas, são várias coisas totalmente distintas.

Depois disso já disseste que, havendo um conceito, achavas por bem o debate entre a comunidade.

Não, não foi isso que eu disse.

Eu sugeri que o conceito do evento seja criado também a partir do debate com a comunidade. Não tem que ser apenas essa a forma de o criar, mas deve também ser.

Não referiste qual era o teu conceito de um "evento diferente" num outro tópico, ainda hoje estamos para saber.

Eu nunca disse que tenho um conceito diferente!

Eu disse que o conceito deveria ser diferente. E tenho dito que para criar esse conceito diferente, devemos ter em conta um debate da comunidade e aquilo que esta comunidade tem que seja muito próprio desta comunidade, como por exemplo a revista.

Sinceramente, @falco, tens levantado mais problemas do que dado soluções para aqueles que supostamente já haviam.

Eu tenho levantado questões. Tu que tu vês como problemas. Não são necessariamente problemas. Algumas podem ser e outras não. O que é importante é percebermos se são e se forem então agir em relação a isso. Não querer debater essas coisas é nem sequer avaliar se há problema é fechar a porta à participação da comunidade, naquilo em que ela activamente entende que deve participar no momento actual (presumindo que eu faço parte da comunidade, mesmo não sendo a comunidade como um todo e não a representando como um todo).

Começa antes a sugerir coisas, já que tens experiência no assunto, em vez de criticar activamente o que nós temos feito pensando que é o mais correcto no momento.

Tenho este tempo todo estado a fazer sugestões. Sugestões sobre como idealizar e organizar o evento. Ou seja tenho estado a fazer sugestões para os pressupostos do evento. Para ti isso não é participar com sugestões, mas sim criticar negativamente.

O questionário serve para sabermos o que a comunidade gostaria de ver no evento.

Não, não serve!

Serve para dizer entre as coisas que vocês estão a propor e entre as respostas que estão a permitir, o que é que a comunidade prefere. E isso são coisas significativamente diferentes. E embora eu ache que isto poderia ser feito num momento mais adiantado, após um debate e um processo criativo muito mais aberto.

Como queres um conceito mais sólido e "diferente" se ainda não temos os resultados daquilo que a comunidade pensa?

Não estás a obter o que a comunidade pensa, estás a obter o que a comunidade prefere, entre o que vocês pensam!

Não sei qual será a discussão que se pretende.

Que não sabem, já se percebeu...

Estamos a falar em participar no processo criativo do evento, na sua conceptualização macro e não apenas micro.

HecKel

Ó falco, desculpa-me lá, mas estás redondamente errado.

1) Foi graças ao teu feedback, que esta ideia está a andar para a frente

2) Esta thread serve mesmo para feedback, e eu mesmo já devo ter escrito isso umas 2 ou 3 vezes. Tu estás a poluir a thread com criticas sem sentido e com ataques infundados.

3) Quer acredites ou não, mas todas as ideias aqui colocadas estão a ser ponderadas, alguém tem de gerir o evento e esse "alguém" é o Staff. Somos nós que vamos dar a cara, seja para o bom seja para o mau. Se for um fracasso, será sempre a nossa cara a andar para a frente.

Tu estás a ser extremamente injusto com as tuas criticas, e pior, estás a desmotivar outras pessoas a participarem neste tópico e a sugerirem ideias. O que eles vão ver é uma pessoa a atacar o staff, tu, e o staff a defender-se (coisa que também não vejo grande necessidade, mas aqui estou eu novamente a fazê-lo).

Somos uma comunidade, vamos agir como tal, sff. Dá-nos feedback, dá-nos ideias concretas.

Volto a repetir, deste uma ideia bastante boa, e ela está a andar para a frente GRAÇAS A TI.

yoda

Estamos a falar em participar no processo criativo do evento, na sua conceptualização macro e não apenas micro.

Espremes tanto as ideias que na verdade duvido que faças alguma coisa na tua vida, pelo menos até ao dia de hoje não sei de nada, absolutamente nada que tenha vindo dessa mente brilhante :)

Como diz o provérbio, "carruagem que faz barulho ao passar, vai vazia".

Edited by yoda

jpaulino

Não vamos fugir do objectivo deste tópico e vamos divulgar o questionário para que se conseguir todas as respostas (está quase concluido)

Quem quiser contribuir com ideias, sugestões, propostas, etc, pode utilizar este tópico para o fazer.

Em breve daremos mais detalhes sobre o evento ;)

Guest GuiGa

Só não vou porque estou do outro lado do Atlântico. :-(

Sucesso para esse evento!!

falco

Quer acredites ou não, mas todas as ideias aqui colocadas estão a ser ponderadas

É dificil acreditar no que não se vê, não se tem feed-back...

Edited by HecKel
A pedido do autor do post, o post foi MODERADO :)

leonelfonseca

Bom dia,

percebi que é dia 25 de Maio, existe também confirmação do local ?

Obg.

jpaulino

Bom dia,

percebi que é dia 25 de Maio, existe também confirmação do local ?

Obg.

Vai ser em Lisboa

leonelfonseca

Vai ser em Lisboa

Peço dcp, estava a referir-me ao local exacto dentro de Lisboa.

Obg

jpaulino

Peço dcp, estava a referir-me ao local exacto dentro de Lisboa.

Já existe um local e em breve será divulgado (estamos apenas à espera do ok final).