Jump to content
jpaulino

1º Evento Presencial da Comunidade - Questionário

Recommended Posts

jpaulino

A comunidade Portugal-a-Programar está a pensar em efectuar o primeiro evento presencial da comunidade.

Trata-se de um evento de programação, em Português, que tem por objectivo a partilha de informação, a divulgação da comunidade e o encontro entre membros. O evento será realizado a um sábado, em data e local a anunciar, assim como a sua agenda.

De forma a que este evento seja o mais adequado com as expectativas de todos, solicitamos que preencham um pequeno questionário, caso pensem vir a participar: http://www.survs.com/survey/1SJUK1N74J

Obrigado a todos pela participação!

A administração

pikax

Ainda bem que ja' se esta' a organizar algo, contem com a minha presenca

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

ribeiro55

Boa! Estou lá! :)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

jpaulino

Depende do local. Se o evento se realizar será na zona de Lisboa certo?

Sim, este evento será em Lisboa.

falco

Sem saber qual o conceito do evento, não sei, se quero participar.

As respostas possíveis ao questionário, são bastante limitadas em aspectos que considero que deveriam ser bem mais flexiveis (por exemplo datas de evento), por isso, sabendo que as minhas respostas estão a ser "orientadas" em sentido que eu não concordo, prefiro não responder.

jpaulino

Sem saber qual o conceito do evento, não sei, se quero participar.

As respostas possíveis ao questionário, são bastante limitadas em aspectos que considero que deveriam ser bem mais flexiveis (por exemplo datas de evento), por isso, sabendo que as minhas respostas estão a ser "orientadas" em sentido que eu não concordo, prefiro não responder.

A ideia do questionário é mesmo saber o que a comunidade espera do evento. É óbvio que já existe uma ideia do que irá ser mas que pode ser alterada de acordo com os resultados. Além disso esperam-se ideias e sugestões.

Por exemplo, se a maioria esperar apresentações de introdução, tentaremos ter mais sessões deste género ou se as linguagens mais utilizadas forem as A, B e C, tentaremos ter mais (não exclusivamente) sessões dessa natureza.

A mesma coisa acontece com as datas ... só depois de ver qual a preferência dos utilizadores iremos marcar a data (que será sempre a um sábado), mas será garantidamente em Lisboa.

HecKel

Não me parece que essa seja a forma correcta de obter esses inputs.

Sugestões de como fazê-lo?

Estamos a seguir a tua sugestão de organizar um evento, e toda a ajuda é bem-vinda. Estamos a sondar a comunidade para termos uma ideia do tipo de evento que esperam, se achas que esta não é a forma mais correcta de obter o input, então por favor partilha connosco. Acho que todos temos a ganhar com isso.

falco

Debater em tópicos, quer internos do staff, quer abertos a toda a comunidade. Mas como já disse primeiro é preciso um conceito, depois então vê-se o que se consegue, ou não fazer e depois quanto tempo demora a preparar, só depois disso, se deve pensar em quando e onde.

jpaulino

Debater em tópicos, quer internos do staff, quer abertos a toda a comunidade. Mas como já disse primeiro é preciso um conceito, depois então vê-se o que se consegue, ou não fazer e depois quanto tempo demora a preparar, só depois disso, se deve pensar em quando e onde.

Pois, mas isso já foi ou está a ser feito.

Mas todos os contributos são importantes para um melhor resultado final ;)

falco
Pois, mas isso já foi ou está a ser feito.

Se já foi feito, desconheço os resultados. Se está a ser feito, é um esforço que está a passar-me despercebido. E se querem colaboração da comunidade, têm que se abrir e comunicar muito mais com a comunidade.

Podes então esclarecer a respeito das questões que eu levantei como sendo eventualmente mais importantes neste momento? Por exemplo, há já alguma ideia de conceito para o evento (mesmo que não esteja decidido)?

• Vote 1

jpaulino

Se já foi feito, desconheço os resultados. Se está a ser feito, é um esforço que está a passar-me despercebido. E se querem colaboração da comunidade, têm que se abrir e comunicar muito mais com a comunidade.

Falco, um evento não pode ser organizado por TODA a comunidade, mas sim por alguns elementos, que neste caso são o staff. Era impensável agradar todos e esperar pelo feedback de todos.

Os moldes do evento têm sido discutidos no staff e que de acordo com os resultados do questionário, vai sendo adequado.

Podes então esclarecer a respeito das questões que eu levantei como sendo eventualmente mais importantes neste momento? Por exemplo, há já alguma ideia de conceito para o evento (mesmo que não esteja decidido)?

No geral vai ser um evento de um dia (sábado) como apresentações de diversas áreas, workshops e com mais uma ou outra surpresa. Será em Lisboa e já existe um lugar para a sua realização (está quase certo).

Mas o mais importante é mesmo o convivio entre membros da comunidade e o networking.

NunoDinis

Será em Lisboa e já existe um lugar para a sua realização (está quase certo).

Podes dizer ?

E em relação ao mês já chegaram a algum consenso ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

thoga31

E em relação ao mês já chegaram a algum consenso ?

Vai lá responder ao questionário. Colocou-se a hipótese de escolherem entre 3 meses. Aquele que der mais jeito a mais pessoas será o escolhido, pois queremos chegar a mais membros quanto seja possível.

Knowledge is free!

NunoDinis

Já o fiz, logo no dia em que o colocaram..

O mês vai ser o que obtiver mais votos ou poderá sofrer alguma alteração ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

thoga31

Já o fiz, logo no dia em que o colocaram..

O mês vai ser o que obtiver mais votos ou poderá sofrer alguma alteração ?

Só sofrerá alterações em caso de força maior. Não se verificando tal, sim, será. Se não, também não faríamos o questionário.

Eu aconselho a deixarem de meter problemas aqui e ali. O Staff apreciou uma sugestão, começou a trabalhar nela, e, como seria de esperar, está a pedir uma opinião à comunidade com um questionário, cujo ponto 10 é para escrever todas as ideias e sugestões que se quiser e que não se enquadram nos outros 9 pontos. Se nesse ponto surgirem ideias que não nos surgiram e que sejam interessantes, ponderaremos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

NunoDinis

Para os estudantes o melhor mês será Julho.. mas é como disseram, não vai dar para agradar a todos.

ndsotware.org

falco

Falco, um evento não pode ser organizado por TODA a comunidade, mas sim por alguns elementos, que neste caso são o staff. Era impensável agradar todos e esperar pelo feedback de todos.

Os moldes do evento têm sido discutidos no staff e que de acordo com os resultados do questionário, vai sendo adequado.

Estás a confundir diversas coisas...

Primeiro estás a confundir o inventar o evento, que é basicamente fazer brainstorming, com planear um evento... São dois momentos completamente diferentes.

Em segundo lugar estás a confundir ser uma comunidade inteira a planear um evento, com o não fechar a participação da comunidade.

Eu já organizei eventos (diversos) e sei que o que estou a dizer faz sentido e é praticável.

E porque não partilhar com a comunidade?

O questionário é muito balizado... Para permitir à comunidade dizer o que pensa e o que quer.

No geral vai ser um evento de um dia (sábado) como apresentações de diversas áreas, workshops e com mais uma ou outra surpresa. Será em Lisboa e já existe um lugar para a sua realização (está quase certo).

Não me parece particularmente diferente do que já existe em termos de eventos... Sendo que muitas tecnologias têm comunidades que realizam eventos que pela especialização e pela participação de pessoas muito relevantes nessas comunidades, são muito mais interessantes do que o P@P pode fazer nesse campo.

Qual é o factor diferenciador do evento que vocês têm pensado, para os outros que já existem?

Eu aconselho a deixarem de meter problemas aqui e ali. O Staff apreciou uma sugestão, começou a trabalhar nela, e, como seria de esperar, está a pedir uma opinião à comunidade com um questionário, cujo ponto 10 é para escrever todas as ideias e sugestões que se quiser e que não se enquadram nos outros 9 pontos.

Se levantar questões, ou ver e dizer as coisas com sentido critico, é criar problemas e não contribuir para que as coisas fiquem o melhor pensadas possível, da forma que cada um acha que é melhor e cada um pode ter opiniões diferentes do que é, ou não melhor. Então fica, claro o gosto que existe pela contribuição da comunidade entre o staff.

Um formulário não permite debate aberto e brainstorming da comunidade. Custa muito entender isso?

Edited by falco

HecKel

Um formulário não permite debate aberto e brainstorming da comunidade. Custa muito entender isso?

Um formulário permite ter uma ideia do que a comunidade quer, brainstorming é impraticável. Se dentro de um núcleo pequeno as coisas já demoram, na comunidade inteira a discussão seria ad eternum até alguém chegar-se à frente e decidir.

Estamos receptivos a sugestões, como sempre estivemos.

jpaulino

Eu já organizei eventos (diversos) e sei que o que estou a dizer faz sentido e é praticável.

Pois, eu já organizei dezenas ou centenas de eventos (desportivos, culturais, tecnologicos, etc) em diversas áreas e também sei o que estou a dizer

E porque não partilhar com a comunidade?

O questionário é muito balizado... Para permitir à comunidade dizer o que pensa e o que quer.

E porque não partilhas tu ideias e não apenas pseudo-questões?

Qual é o factor diferenciador do evento que vocês têm pensado, para os outros que já existem?

Ser um evento da comunidade em que membros que não se conhecem fisicamente podem encontrar-se e partilhar ideias. Isso para mim é o principal factor diferenciador.

Depois existem ideias que vão depender da aceitação e participação da comunidade.

Uma vez mais, quem quiser dar ideias pode usar o questionário ou deixar aqui o seu feedback ;)

thoga31

Se levantar questões, ou ver e dizer as coisas com sentido critico, é criar problemas e não contribuir para que as coisas fiquem o melhor pensadas possível, da forma que cada um acha que é melhor e cada um pode ter opiniões diferentes do que é, ou não melhor. Então fica, claro o gosto que existe pela contribuição da comunidade entre o staff.

Primeiro disseste que, sem um conceito, não sabias se querias participar. Depois disso já disseste que, havendo um conceito, achavas por bem o debate entre a comunidade. Não referiste qual era o teu conceito de um "evento diferente" num outro tópico, ainda hoje estamos para saber. Dissemos qual era o conceito inicial em linhas gerais pois ainda queremos saber o que a comunidade espera do evento, e achas mal.

Sinceramente, @falco, tens levantado mais problemas do que dado soluções para aqueles que supostamente já haviam. Começa antes a sugerir coisas, já que tens experiência no assunto, em vez de criticar activamente o que nós temos feito pensando que é o mais correcto no momento.

O questionário serve para sabermos o que a comunidade gostaria de ver no evento. Se querem mais workshops, trabalharemos nesse sentido. Se querem mais apresentações técnicas, idem. Como queres um conceito mais sólido e "diferente" se ainda não temos os resultados daquilo que a comunidade pensa?

Achas que não damos valor à vossa opinião? Ok, podemos já terminar o questionário, os resultados vão para o sifão, e fazemos tudo à nossa maneira, sem esperar ideias nem sugestões nem os temas que a comunidade gostaria mais de ver nem nada. Dentro de umas semanas anunciamos o evento, e pronto.

Já a minha avó diz, "Criticar é fácil, meu filho, difícil é estar com os costados ao Sol e fazer a ceifa."

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

pikax

O resultado do questinionario sera' o "definitivo" ou havera' alguma discussao no forum sobre o evento?

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

jpaulino

O resultado do questinionario sera' o "definitivo" ou havera' alguma discussao no forum sobre o evento?

O que queres dizer com discussão sobre o evento?

Com informação do questionário e do fórum temos elementos para trabalhar (que linguagens são mais utilizadas, que tipo de informação é pretendida, que tipo de sessões, etc) e iremos trabalhar nisso. Não sei qual será a discussão que se pretende.