Ir para o conteúdo
rt4ever

Qual a melhor linguagem *crossplatform*

Mensagens Recomendadas

rt4ever

Boas noites pessoal,

Não sei se este será o melhor local para colocar este post e por isso peço desculpa desde já.

Gostaria de saber a vossa opinião de qual será a melhor linguagem de programação para desenvolver uma aplicação com interface gráfica para correr em Windows, Linux e Mac.

Ou seja, qual a que me permite aproveitar mais código ao compilar nestes diferentes sistemas operativos?

Cumps

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

rt4ever,

Depende sempre do tipo de aplicação queres desenvolver.

Actualmente há toolkits gráficos com bindings para imensas linguagens (C, C++, Python, Java, entre outras) que te permitem escolher a linguagem adequada à tua aplicação independentemente do sistema onde o programa irá correr.

Tens ainda a hipótese de abstrair a interface gráfica para "um módulo" que poderás desenvolver numa linguagem diferente da utilizada para o cerne da aplicação, caso precises de algo mais específico para a lógica da aplicação.

Dá uma olhadela no wxWidgets, por exemplo.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Existem diversas linguagens que te permitem fazer isso, com diferenças de facilidade pouco, ou nada significativas. Quase todas as linguagens de scripting como o Perl, Python e Ruby, são bons exemplos...

Quanto ao Java ser cross-platform, ele é tanto quanto as 3 linguagens que mencionei no paragrafo anterior, nem mais, nem menos.

Linguagens como o C e C++, podem ser utilizadas com alguma facilidade para criar código bastante portável. Mas exigem cuidados que as linguagens que mencionei antes dificilmente exigem.

Contudo, chamo-te a atenção que há diferenças significativas entre os sistemas operativos e as suas API e isto é relevante quando falamos em sistemas UNIX (seus similares) e window$. Por exemplo em UNIX podes usar o fork() e em window$ não... Mas isto pode não ser relevante para a tua aplicação, tudo depende do que fores fazer e de como o tens que fazer.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

Uma das mais utlizadas é Java, mas como já foi dito a maioria das linguagens de scripting permite o desenvolvimento multi-plataforma sem complicações. Depende muito do que pretendes fazer em concreto.

C/C++ permitem a produção de código que pode ser relativamente fácil de portar para práticamente qualquer plataforma, mas se dependeres de API's de sistema operativo essa portabilidade fica com complexidade acrescida.

Não creio que exista "melhor ou pior", creio que cada programador escolhe a que melhor se ajusta ao projecto em causa.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos


"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Quer a experiência e know-how do programador, quer a qualidade da linguagem e recursos disponíveis para esta, para o propósito da aplicação são aspectos relevantes.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.