Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

rt4ever

Qual a melhor linguagem *crossplatform*

Recommended Posts

rt4ever

Boas noites pessoal,

Não sei se este será o melhor local para colocar este post e por isso peço desculpa desde já.

Gostaria de saber a vossa opinião de qual será a melhor linguagem de programação para desenvolver uma aplicação com interface gráfica para correr em Windows, Linux e Mac.

Ou seja, qual a que me permite aproveitar mais código ao compilar nestes diferentes sistemas operativos?

Cumps

Share this post


Link to post
Share on other sites
pwseo

rt4ever,

Depende sempre do tipo de aplicação queres desenvolver.

Actualmente há toolkits gráficos com bindings para imensas linguagens (C, C++, Python, Java, entre outras) que te permitem escolher a linguagem adequada à tua aplicação independentemente do sistema onde o programa irá correr.

Tens ainda a hipótese de abstrair a interface gráfica para "um módulo" que poderás desenvolver numa linguagem diferente da utilizada para o cerne da aplicação, caso precises de algo mais específico para a lógica da aplicação.

Dá uma olhadela no wxWidgets, por exemplo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
falco

Existem diversas linguagens que te permitem fazer isso, com diferenças de facilidade pouco, ou nada significativas. Quase todas as linguagens de scripting como o Perl, Python e Ruby, são bons exemplos...

Quanto ao Java ser cross-platform, ele é tanto quanto as 3 linguagens que mencionei no paragrafo anterior, nem mais, nem menos.

Linguagens como o C e C++, podem ser utilizadas com alguma facilidade para criar código bastante portável. Mas exigem cuidados que as linguagens que mencionei antes dificilmente exigem.

Contudo, chamo-te a atenção que há diferenças significativas entre os sistemas operativos e as suas API e isto é relevante quando falamos em sistemas UNIX (seus similares) e window$. Por exemplo em UNIX podes usar o fork() e em window$ não... Mas isto pode não ser relevante para a tua aplicação, tudo depende do que fores fazer e de como o tens que fazer.

Share this post


Link to post
Share on other sites
apocsantos

Bom dia,

Uma das mais utlizadas é Java, mas como já foi dito a maioria das linguagens de scripting permite o desenvolvimento multi-plataforma sem complicações. Depende muito do que pretendes fazer em concreto.

C/C++ permitem a produção de código que pode ser relativamente fácil de portar para práticamente qualquer plataforma, mas se dependeres de API's de sistema operativo essa portabilidade fica com complexidade acrescida.

Não creio que exista "melhor ou pior", creio que cada programador escolhe a que melhor se ajusta ao projecto em causa.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos


"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Share this post


Link to post
Share on other sites
falco

Quer a experiência e know-how do programador, quer a qualidade da linguagem e recursos disponíveis para esta, para o propósito da aplicação são aspectos relevantes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.