Ir para o conteúdo
AJBM

Fraquezas do modelo relacional

Mensagens Recomendadas

AJBM

Boas!

Eu vou ter um teste em breve de base dados, e uns dos teste do ano passado deste professor tinha esta pergunta

Explique porquê que as fraquezas do modelo relacional e dos SGBD Relacionais fazem com que estes sejam inapropriados para aplicações de bases de dados avançadas

Eu para já tenho isto como reposta:

As fraqueza do modelo relacional são: a pobre Representação de Entidades do “Mundo-Real”, a

normalização leva a relações que não correspondem a entidades do “mundo-real”,

Penso que isto esteja correcto mas queria tentar melhorar a resposta, alguém me pode ajudar?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Todos os dias tomo contacto com as limitações de um modelo de dados relacional. Está lá referido no link, mas aqui vão os exemplos práticos.

Pega em duas tabelas com um milhão de registos e faz um join. Tens que fazer duas pesquisas em dois conjuntos com um ilhão de entradas. ISto é mitigado com índices btree, para a primeira pesquisa, um hashmap é a única solução que consigo pensar que é mais rápida. Mas para a segunda pesquisa, se supostamente os registos estão relacionados, então, se usasses uma estrutura de dados que tivesse ponteiros al igar os dados, seria uma operação imediata.

Ou seja, a flexibilidade dos modelos de dados relacionais introduziu-te ali um nível de abstração cujo o preço é teres que fazer pesquisas em dados relacionados.

Outra limitação com a qual me deparo diariamente:

pesquisa de palavras em texto. O modelo relacional não endereça este problema de todo. Podes usar uma base de dados relacional para guardar texto como toda a gente faz, mas ter uma pesquisa de texto eficiente implica o recurso a estruturas de dados auxiliares.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.