Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

PutchPT

preço dum website e alojamento (questões)

Mensagens Recomendadas

PutchPT

Boas pessoal, sou relativamente novo no forum, apesar de já estar inscrito à algum tempo porque precisei da vossa ajuda para questões de programação quando estava a estudar na universidade, mas mais uma vez venho cá pedir ajuda e opiniões sobre o “mundo real”…

Uma pequena empresa pediu-me para construir um website com informação sobre o seu negócio, como o que é a empresa e o que abrange, etc. Eu já concluí a interface no website, feito em aspx/html porque no futuro eles querem a possibilidade de um cliente fazer um registo/login opcional com os seus dados (entre outras coisas relacionadas com a relação cliente/empresa), portanto eu queria já deixar o site preparado com base de dados em sql para a futura implementação. Portanto, de início o site apenas está com informação (html basicamente) para a empresa começar a divulgar o seu negócio com um website alojado e funcional.

Eu não tenho experiência no mundo do trabalho nesta “nossa” área (chamei a isto “mundo real” no início :) ) e então não tenho conhecimento nenhum sobre preços e também nunca alojei um site em web. Já estive a pesquisar como alojar o site (e ainda estou) mas uma perguntinhas sobre ambas as questões talvez resulte em melhores resultados.

Perguntinhas sobre o alojamento:

1a- O sítio de alojamento tem as ferramentas necessárias para configurações, implementações, suportes para a base de dados e tudo aquilo que foi feito “offline” (no PC) em visual studio 2010?

1b- Para futuros updates do site, faço online e depois faço upload de tudo o que é novo ou apenas update, em que o server implementa o necessário? Esta pergunta é muito importante devido ao facto, por exemplo, de já conter um base de dados com informação, essa informação tem de se manter lá, ou seja, o novo update teria de incrementar novas informações ou funcionalidades, ou então eu teria de fazer download da informação e incrementar manualmente e depois o upload de tudo duma vez.

Sobre preços:

2a- Eu gostava de escrever um documento com tudo descriminado, como, Xhoras de trabalho =Xeuros, tecnologia utilizada=Xxeuros, entre outras coisas, existe algum standard de mercado por onde devemos seguir, aumentando ou diminuindo o preço dependendo tanto da qualidade do produto (website neste caso) como de nós próprios (experientes ou não, ou gananciosos :) )…

2b- Estive a pensar, que como o site, de momento está informativo e a construção tem como base uma construção HTML, logo estou numa posição de webdesigner!? o preço baseia-se neste aspecto?

No futuro, com implementação de base de dados por exemplo, deixa de ser um preço como web designer e passa a ser como programador?

2c- Eu levei cerca de 4 horas a construir toda a interface e informação e já está operacional “offline” e já mostrei aos meus clientes e eles gostaram, apenas tenho a responsabilidade de alojar o site para estar na WWW e alterar uma ou outra coisinha da interface (coisa para uma ou duas horas de tempo talvez). Um preço de 150euros é muito, só para esta parte do trabalho?

2d- Estou a pensar escrever um relatório decomentando as tecnologias utilizadas, esplicação do código com arquitectura do website para que no futuro qualquer pessoa(as) que queiram alterar o sistema ou fazer updates não necessitem de perder tempo a estudar o funcionamento e métodos de programção por mim utilizados tornando assim o process ode updates muito mais rápido. Devo fazer esta documentação e incluir preço por ela, ou devo fazer a documentação e não incluir preço nela (por ser algo “obrigatório” estar presente), ou não incluir a documentação de todo, ou mesmo então se incluir preço devo discutir com o meu cliente para flexibilizar melhor o preço final?

2e- Quanto acham que devo requisitar de espaço no servidor de alojamento? De momento 10mb chega para o site, visto que é só informação e tem poucas imagens mas com a base de dados no futuro, não sei como será.

Por enquanto, estas são as poucas perguntas que eu encontro, mais haverão de aparecer J de certeza. Desculpem pelo longo post e se este não é o sitío do forum correcto para estas questões, desculpem e peço aos moderators que posicionem o post no forum correcto se possível.

Obrigado por lerem, qualquer tipo de ajuda é agradecida e qualquer questão que me façam eu respondo o mais rápido possível.

P.S.: Devo preocupar-me com a segurança do sistema ou o site de alojamento faz por mim? (principalmente depois da implementaçao de base de dados).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

P.S.: Devo preocupar-me com a segurança do sistema ou o site de alojamento faz por mim? (principalmente depois da implementaçao de base de dados).

Ao nível do software tens que ser tu a manter os dados seguros. Não esperes que o servidor te proteja de SQL injection, por exemplo.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

1a. Depende do alojamento, mas normalmente tens um painel de controlo para as configurações.

1b. É conveniente que consigas fazer update enviando apenas o que é novo, e correndo alguma script para mudar o necessário na BD ou noutros ficheiros (apagando caches por exemplo).

2a. Definir preços é complicado... Logo para começar, porque quanto mais competente fores, menos demoras, o que não significa que devas cobrar menos pelo site (é mais competente, produzes mais por hora, ganhas mais).

2b. Parece-me que a tecnologia usada por si não deve influenciar muito o preço. É muito mais importante o que é que o site faz, e o que pode vir a fazer no futuro. (Se bem que a tecnologia também pode influenciar, devido aos custos de alojamento que vai implicar.)

2c. Depende da qualidade e tamanho do site. Alguém que não perceba do assunto, pode perder 4 horas a fazer uma única página que não vale nada. Não me parece que 150€ por 6h seja pouco, mas também não acho muito exagerado. Mas o que importa é o que o cliente está disposto a pagar.

2d. Aconselho-te a discutires primeiro o assunto com o cliente. Acho que uma documentação básica convém sempre ter (no mínimo um paragrafo a explicar os módulos/ficheiros usados).

2e. O preço para 10MB e para 100MB deve ser quase o mesmo. Não deve ser complicado arranjares um alojamento com um 1GB ou mais a um preço acessível (se bem que se precisares de ASP o preço pode subir um pouco).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.