Jump to content
PutchPT

preço dum website e alojamento (questões)

Recommended Posts

PutchPT

Boas pessoal, sou relativamente novo no forum, apesar de já estar inscrito à algum tempo porque precisei da vossa ajuda para questões de programação quando estava a estudar na universidade, mas mais uma vez venho cá pedir ajuda e opiniões sobre o “mundo real”…

Uma pequena empresa pediu-me para construir um website com informação sobre o seu negócio, como o que é a empresa e o que abrange, etc. Eu já concluí a interface no website, feito em aspx/html porque no futuro eles querem a possibilidade de um cliente fazer um registo/login opcional com os seus dados (entre outras coisas relacionadas com a relação cliente/empresa), portanto eu queria já deixar o site preparado com base de dados em sql para a futura implementação. Portanto, de início o site apenas está com informação (html basicamente) para a empresa começar a divulgar o seu negócio com um website alojado e funcional.

Eu não tenho experiência no mundo do trabalho nesta “nossa” área (chamei a isto “mundo real” no início :) ) e então não tenho conhecimento nenhum sobre preços e também nunca alojei um site em web. Já estive a pesquisar como alojar o site (e ainda estou) mas uma perguntinhas sobre ambas as questões talvez resulte em melhores resultados.

Perguntinhas sobre o alojamento:

1a- O sítio de alojamento tem as ferramentas necessárias para configurações, implementações, suportes para a base de dados e tudo aquilo que foi feito “offline” (no PC) em visual studio 2010?

1b- Para futuros updates do site, faço online e depois faço upload de tudo o que é novo ou apenas update, em que o server implementa o necessário? Esta pergunta é muito importante devido ao facto, por exemplo, de já conter um base de dados com informação, essa informação tem de se manter lá, ou seja, o novo update teria de incrementar novas informações ou funcionalidades, ou então eu teria de fazer download da informação e incrementar manualmente e depois o upload de tudo duma vez.

Sobre preços:

2a- Eu gostava de escrever um documento com tudo descriminado, como, Xhoras de trabalho =Xeuros, tecnologia utilizada=Xxeuros, entre outras coisas, existe algum standard de mercado por onde devemos seguir, aumentando ou diminuindo o preço dependendo tanto da qualidade do produto (website neste caso) como de nós próprios (experientes ou não, ou gananciosos :) )…

2b- Estive a pensar, que como o site, de momento está informativo e a construção tem como base uma construção HTML, logo estou numa posição de webdesigner!? o preço baseia-se neste aspecto?

No futuro, com implementação de base de dados por exemplo, deixa de ser um preço como web designer e passa a ser como programador?

2c- Eu levei cerca de 4 horas a construir toda a interface e informação e já está operacional “offline” e já mostrei aos meus clientes e eles gostaram, apenas tenho a responsabilidade de alojar o site para estar na WWW e alterar uma ou outra coisinha da interface (coisa para uma ou duas horas de tempo talvez). Um preço de 150euros é muito, só para esta parte do trabalho?

2d- Estou a pensar escrever um relatório decomentando as tecnologias utilizadas, esplicação do código com arquitectura do website para que no futuro qualquer pessoa(as) que queiram alterar o sistema ou fazer updates não necessitem de perder tempo a estudar o funcionamento e métodos de programção por mim utilizados tornando assim o process ode updates muito mais rápido. Devo fazer esta documentação e incluir preço por ela, ou devo fazer a documentação e não incluir preço nela (por ser algo “obrigatório” estar presente), ou não incluir a documentação de todo, ou mesmo então se incluir preço devo discutir com o meu cliente para flexibilizar melhor o preço final?

2e- Quanto acham que devo requisitar de espaço no servidor de alojamento? De momento 10mb chega para o site, visto que é só informação e tem poucas imagens mas com a base de dados no futuro, não sei como será.

Por enquanto, estas são as poucas perguntas que eu encontro, mais haverão de aparecer J de certeza. Desculpem pelo longo post e se este não é o sitío do forum correcto para estas questões, desculpem e peço aos moderators que posicionem o post no forum correcto se possível.

Obrigado por lerem, qualquer tipo de ajuda é agradecida e qualquer questão que me façam eu respondo o mais rápido possível.

P.S.: Devo preocupar-me com a segurança do sistema ou o site de alojamento faz por mim? (principalmente depois da implementaçao de base de dados).

Share this post


Link to post
Share on other sites
brunoais

P.S.: Devo preocupar-me com a segurança do sistema ou o site de alojamento faz por mim? (principalmente depois da implementaçao de base de dados).

Ao nível do software tens que ser tu a manter os dados seguros. Não esperes que o servidor te proteja de SQL injection, por exemplo.


"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Rui Carlos

1a. Depende do alojamento, mas normalmente tens um painel de controlo para as configurações.

1b. É conveniente que consigas fazer update enviando apenas o que é novo, e correndo alguma script para mudar o necessário na BD ou noutros ficheiros (apagando caches por exemplo).

2a. Definir preços é complicado... Logo para começar, porque quanto mais competente fores, menos demoras, o que não significa que devas cobrar menos pelo site (é mais competente, produzes mais por hora, ganhas mais).

2b. Parece-me que a tecnologia usada por si não deve influenciar muito o preço. É muito mais importante o que é que o site faz, e o que pode vir a fazer no futuro. (Se bem que a tecnologia também pode influenciar, devido aos custos de alojamento que vai implicar.)

2c. Depende da qualidade e tamanho do site. Alguém que não perceba do assunto, pode perder 4 horas a fazer uma única página que não vale nada. Não me parece que 150€ por 6h seja pouco, mas também não acho muito exagerado. Mas o que importa é o que o cliente está disposto a pagar.

2d. Aconselho-te a discutires primeiro o assunto com o cliente. Acho que uma documentação básica convém sempre ter (no mínimo um paragrafo a explicar os módulos/ficheiros usados).

2e. O preço para 10MB e para 100MB deve ser quase o mesmo. Não deve ser complicado arranjares um alojamento com um 1GB ou mais a um preço acessível (se bem que se precisares de ASP o preço pode subir um pouco).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.