Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Coimbras

Direitos de autor e curso formação

Mensagens Recomendadas

Coimbras

Bom dia.

O meu nome é José Coimbras.

Faço alguns programitas em VB express 2008, para algumas necessidades que vão aparecendo, na área da Eng Civil.

Portanto a minha actividade principal não é programador :)

A questão que lançava, era no âmbito da formação.

Em ambiente de formação, presencial ou e-learning, vemos desde simples referências a programas, até a um curso inteiro dedicado a um programa. Em concreto o Autocad, mas aparecem outros, como Word, Excel, etc...

Alguém sabe como funcionam aqui os direitos de autor? Posso dar um curso por exemplo de Autocad? E nesse curso ter capturas de imagem do programa? Digamos que no curso não seria usado o software Autocad, apenas diaposistivos com referências ao programa e imagens para ilustrar as técnicas.

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Boa pergunta! Efectivamente não sei dar uma resposta concreta. Se fosse usar o programa, como é obvio, seriam necessárias tantas licenças quantas o numero de instalações do programa.

No caso de imagens do programa, também chamadas de "screen-shots", desconheço, mas irei informar-me, pois efectivamente deixou-me intrigado e curioso! Assim que saiba algo em concreto, partilho.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Fazer capturas de de ecrã, não tem qualquer à partida qualquer restrição a nível de direito de autor. Também não me parece razoável de acordo com o Código de Direito de Autor e Direitos Conexos que temos, que seja razoável criar essa restrição a nível da licença. Contudo é ler a licença da obra e ver se há alguma restrição nesse campo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Fico a aguardar mais detalhes :)

E procurares tu por mais detalhes? Somos programadores, profissionais ou amadores, não somos advogados nem legisladores. O que o pessoal te disser aqui a partir de agora será mais produto de pesquisas, pesquisas essas que também podes fazer - estão ao alcance de qualquer um, e o Google ainda não é taxado.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Segundo me informei, o programas informáticos estão protegidos por uma licença, onde devem constar todos os casos e a informação referente a casos omissos.

As "screenshots" na maioria dos softwares está nos casos omissos, pelo que bastará ler a licença do programa, para confirmar ou em caso de duvida contactar a entidade detentora dos direitos de autor.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Sim, deve-se ter sempre em atenção a licença. E aquilo que vou dizer é mais um ponto de vista, pelo que não o tomem como certo ou um guia dogmático...

Não deverá haver grande problema se os screenshots não tiverem propósitos de sátira ou algo semelhante, e se for devidamente referenciado em cada uma das imagens, individualmente, qual é 1) o software, 2) a versão, 3) o produtor (ou empresa produtora). Não estás a violar exactamente direitos de autor, ao fim e ao cabo é fazer praticamente publicidade à borla ao produto e à entidade produtora.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.